O encontro “Impactos Económicos, Sociais e Ambientais da Exploração de Hidrocarbonetos no Algarve do Séc. XXI” tem data marcada para esta sexta-feira, dia 15 de Abril, entre as 9,30 e as 19,30 horas, na Escola Superior de Saúde de Faro.
Este encontro é organizado por cidadãos do sector empresarial, com sede no Algarve, e investigadores das áreas da saúde, ambiente e energias renováveis, com o intuito de convocar o conhecimento que a sociedade produz sobre estas matérias, de modo a criar uma opinião pública mais informada.
Simultaneamente, são os empresários e os investigadores que se colocam na linha da frente como interlocutores no debate público sobre as questões energéticas e o modelo civilizacional que opções desta natureza implicam para o futuro próximo.
O Encontro divide-se em dois painéis, no período da manhã, “Algarve Económico do Séc. XXI”, e no da tarde, “As Ameaças que se Perfilam”.
Participam como oradores convidados: Marta Cabral (Rota Vicentina); André Matos (Vila Vita Parc); Sá da Costa (Assoc. Portuguesa das Energias Renováveis); Carmo Afonso (advogada); Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais); João Lavinha (Inst. Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge); Júlia Seixas (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), Luís Ribeiro (Inst. Superior Técnico) e Vítor Cabrita Neto (Núcleo de Empresários da Região do Algarve).Moderadoras: Eglantina Monteiro e Cristiana Bastos.
Membros da Plataforma Algarve Livre de Petróleo marcarão a sua presença, dando o seu apoio sempre que for necessário. Outros grupos ou organizações também poderão marcar presença, como Faro e Tavira em Transição e ASMAA, Direcções Regionais de Saúde, ICNF e também inúmeros representantes de instituições algarvias ligadas à economia e ao turismo da região do Algarve, como é o caso da Associação de Municípios do Algarve (AMAL), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA), presidentes dos 16 municípios do Algarve, Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL); Associação do Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL); Associação de Jovens Empresários do Algarve (ANJE) e das três associações regionais para o desenvolvimento local: In Loco, Vicentina e Terras do Baixo Guadiana Odiana.