Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve lamentam, em comunicado, “a falta de capacidade dos meios locais para extinguirem um incêndio que lavra desde 14 de julho num aterro localizado no concelho de Loulé e que está a colocar em perigo a saúde da população, uma vez que em causa estão detritos perigosos para a saúde pública”.
“O fumo proveniente deste incêndio tem-se sentido não só no concelho de Loulé, como também em Faro, com o forte cheiro a queimado a afetar toda a região, com um impacto direto no dia a dia da população e também no turismo”, referem os social-democratas.
Os parlamentares Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos pedem “uma ação robusta e imediata de modo a extinguir este incêndio que, se nada for feito, pode alastrar-se a outras áreas, como o Pinhal das Almas”.
Os social-democratas consideram “lamentável que não tenha havido, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, uma fiscalização efetiva da atividade deste aterro que registou vários focos de incêndio nos últimos anos. Foi necessário chegar a este ponto (com intervenção da GNR, PJ e Ministério Público) para que fosse suspensa a licença de atividade. A toda esta inércia junta-se, ainda, a Câmara Municipal de Loulé que nada fez para defender a segurança dos seus munícipes”.
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve reforçam que “defendem, e continuarão a defender, instituições, locais e regionais, que estejam com a população assegurando os seus interesses”.