O Município de Castro Marim vai assumir a presidência da Eurocidade do Guadiana no próximo dia 8 de Agosto, sucedendo assim o município de Ayamonte. A cerimónia decorre no Revelim de Santo António, em Castro Marim, pelas 21 horas, antes do grande concerto de “La Herencia de Paco de Lucía”.
Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte constituem a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.
O protocolo de colaboração que deu origem à criação da Eurocidade do Guadiana – inicialmente composta pelos municípios de Vila Real e Ayamonte – foi formalizado no dia 9 de Janeiro de 2013.
Na sequência das relações de proximidade territorial e cultural existentes, o município de Castro Marim juntou-se à Eurocidade, no dia 9 de Maio de 2013, numa cerimónia decorrida no Revelim de Santo António, em Castro Marim.
Decorridos dois anos de vigência da Eurocidade do Guadiana, presidida pelo Ilmo. Ayuntamiento de Ayamonte, cabe agora ao Município de Castro Marim a assunção da mesma.
À cerimónia que assinala a passagem da presidência da Eurocidade para o Município de Castro Marim, segue-se, pelas 22 horas, a sentida homenagem ao grande mestre andaluz do flamenco, Paco de Lucía, cujas origens estão vinculadas a Castro Marim, mais concretamente a Monte Francisco.
O evento assume uma enorme carga significativa no que respeita à relação de amizade e de união entre as gentes deste território fronteiriço, contando com o apoio e a participação de diversas entidades do Algarve e da Andaluzia.