“Depois do que vi já, entretanto, e que o próprio Sócrates não desmente, concluo que ele, de facto, aldrabou-nos [ao PS]”. As declarações foram feitas por António Costa ao antigo jornalista Joaquim Vieira a 28 de julho de 2021, no âmbito da biografia sobre o primeiro-ministro que Vieira está a escrever, e segundo o “Correio da Manhã”, consta também do 4.º volume da biografia atualizada de Mário Soares.
António Costa explicou que no dia em que foi visitar José Sócrates à prisão, com Mário Soares, não conseguiu “estar sozinho com” Sócrates.
O primeiro-ministro acusa ainda Sócrates de ter convidado Mário Soares para não falar com António Costa sozinho. “O Soares não estava para ir lá naquele dia. Portanto, o Sócrates mandou-o ir: em primeiro lugar, porque nunca quis ter uma conversa cara a cara comigo e, em segundo lugar, porque me quis condicionar através do Soares”.
Para o atual primeiro-ministro, José Sócrates enganou o PS quando passou a mensagem de que a mãe teria herdado uma fortuna do pai e que o ajudava a manter um nível de vida elevado.
Costa refere que a atitude de José Sócrates no dia em que o foi visitar só “agravou” as suspeitas sobre todo o processo.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL