A Câmara de Alcoutim revelou que a última reunião do executivo camarário deliberou a redução de taxa do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para os valores mínimos previstos na lei de acordo com o número de descendentes.
A autarquia decidiu ainda continuar a prescindir da colecta de 5% em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) sobre os rendimentos auferidos pelos contribuintes individuais com domicílio fiscal no município e fixar pela taxa mínima de 0,3% o IMI a cobrar no próximo ano.
No que concerne ao benefício fiscal para as famílias com filhos em sede de IMI, a redução aprovada é independente da taxa anual aplicada e traduz-se em 10% para as famílias com um filho, 15% para as famílias com dois filhos e 20% para as famílias com três ou mais filhos.
O presidente da Câmara, Osvaldo dos Santos Gonçalves, considera que “estas medidas, conjugadas com o programa de apoio à natalidade implementado pela autarquia, constituem mais um factor de diferenciação positiva do município, potenciador de atracção e fixação de residentes e incentivador do aumento da população no concelho”.