Glocal Igualdade e Hospitalidade (Ideias Invalidadas?) é uma grande exposição coletiva desde 7 de agosto de 2026, na recentemente renovada Casa do Condado (Župný dom) em Trenčín, Eslováquia, como parte do programa Trenčín 2026 – Capital Europeia da Cultura.
Reunindo artistas e coletivos reconhecidos internacionalmente, a exposição reflete sobre desafios urgentes e interligados ‘glocais’ — desde a desigualdade social e económica até à migração, crise ecológica e crescentes tensões geopolíticas. Através de uma variedade de obras site-specific e projetos encomendados, propõe a arte como um espaço de reflexão crítica, solidariedade e formas alternativas de compreender o presente.
A exposição evoluiu a partir do projeto dos curadores, ‘Hospitalidade Universal’ (Viena e Praga, 2015–16), que explorava temas de nacionalismo e populismo no contexto da crise dos refugiados. Com o tempo, muitos outros problemas vieram à tona. Nos dias de hoje, é difícil identificar uma questão premente, pois todas estão interligadas.
“O uso da palavra ‘glocal’ no título reflete a tentativa da exposição de ligar os processos globais às suas formas e consequências locais. A igualdade é compreendida tanto em relação à vida individual como às relações entre países, comunidades e estruturas de poder. A hospitalidade, por sua vez, é expandida para além das relações humanas para abranger a forma como tratamos outros seres vivos e o ambiente. Neste sentido, a exposição questiona se os ideais do Iluminismo ainda fornecem um quadro significativo para compreender o mundo hoje, ou se entrámos numa era diferente e mais incerta”, dizem os curadores Edit András e Ilona Németh.
A exposição procura explorar as questões urgentes do nosso tempo, apresentando obras criadas por um grupo de artistas excecionais como Marco Scotini (IT), o Border Emergency Collective (PL), Kateryna Aliinyk (UA), Anca Benera & Arnold Estefán (RO/AT), András Cséfalvay (SK), Hito Steyerl (DE), Ferenc Gróf & Zsófia Gyenes (FR/HU), Sanja Iveković (HR), Szabolcs KissPál (HU), Zdena Kolečková (CZ), Oliver Ressler (AT), Emilia Rigová (SK), Lucia Tkáčová (SK), Martin Zetová (CZ), Artur Żmijewski (PL), Jaro Varga (SK).
As obras incentivam os visitantes a olhar para além da superfície, trazendo questões globais para o foco, tanto através de perspetivas macro como micro. Uma grande variedade de géneros, incluindo instalações, pinturas, esculturas, vídeos e têxteis, que povoam o recém-renovado edifício da Casa do Condado (Župný dom), aberto ao público com esta exposição. Artistas internacionais que foram expostos na Bienal de Veneza farão parte da exposição, incluindo Marco Scotini e a sua obra Disobedience Archive, que foi apresentada na Bienal de Veneza em 2024, bem como Anca Benera e Arnold Estefán, que estão representados numa exposição individual no Pavilhão Romeno na Bienal de Veneza de 2026.
Uma das obras mais recentes de Hito Steyerl, uma instalação de vídeo hipnotizante, também estará em exibição. No centro da exposição está o Disobedience Archive, que oferece uma visão panorâmica dos nossos tempos turbulentos através da lente dos movimentos sociais e da ação coletiva. Artistas internacionais de renome exploram temas como desigualdades económicas e sociais, desequilíbrios de género, a opressão das minorias e o impacto crescente da crise ecológica, convidando os visitantes a refletir sobre os complexos desafios que moldam o mundo contemporâneo.
O panorama global é marcado por tensões geopolíticas acrescidas, guerras e expansionismo, todos explorados na exposição através das formas como moldam as realidades locais. Algumas obras também consideram o impacto do nosso ambiente impulsionado pela tecnologia, redes sociais e IA, explorando como estes fatores moldam o nosso mundo e a nossa relação com a tecnologia. A exposição explora também as origens dos desafios atuais através de uma viagem de regresso à era socialista. Entretanto, algumas obras oferecem um vislumbre do futuro ou propõem ideias alternativas para responder a questões complexas que as sociedades enfrentam, tanto a partir de perspetivas globais como locais. Estas obras convidam à reflexão sobre solidariedade, cuidado radical e maior consciência das minorias e grupos marginalizados.
Através do poder da arte, o público poderá abordar e compreender a situação recente de formas diferentes das da política e dos media. As obras da exposição procuram ajudar-nos a encontrar o nosso caminho no mundo e fornecer-nos estratégias de coping. Como parte dos eventos colaterais, haverá uma oportunidade excecional e rara de conhecer pessoalmente artistas renomados.
As Secções de Culinária e Hito Steyerl reúnem apresentações de Hviezda, e Sanja Iveković, a figura de destaque da arte feminista na região da Europa Centro-Oriental, com as suas opiniões artísticas na Casa do Exército Circular (Okruhový dom armády), um marco arquitetónico único.
Igualdade Global e Hospitalidade faz parte do programa Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026. Trenčín 2026 conta com apoio financeiro da Cidade de Trenčín, da Região Autónoma de Trenčín e do Ministério da Cultura da República Eslovaca. A União Europeia é parceira da Trenčín 2026.
Edição e adaptação de João Palmeiro com Luigi Paternoster/ECOCNews.

Leia também: Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro















