Deste conjunto de livros destacamos, devido à sua presença em várias bibliotecas, o livro “O monge que vendeu o seu ferrari: uma fábula espiritual”, do escritor canadiano Robin S. Sharma, um best-seller com lições simples e eficazes sobre como viver melhor, escrito por um autor muito mediático nas áreas da gestão e do desenvolvimento pessoal.
Interligando-se com estes interesses, surgem alguns livros da esfera do pensamento e das ciências sociais, como é o caso do livro de filosofia de Susan Neiman“O mal no pensamento moderno: uma história alternativa da filosofia”, de alguns livros de psicologia e de alguns livros de economia e gestão, como, por exemplo, “O homem mais rico da Babilónia”, de George S. Clason, um livro de parábolas sobre como cuidar do dinheiro e alcançar o sucesso financeiro.
As biografias, as autobiografais e os livros de História de Portugal também estiveram no topo das leituras em 2019, mas a grande preferência dos leitores de várias bibliotecas públicas foi para o livro do historiador, investigador, filósofo e professor israelita na Universidade Hebraica de Jerusalém,Yuval Noah Harari, o “Sapiens – História breve da humanidade: de animais a deuses”, um ensaio brilhante e desafiador sobre a história da origem e evolução do ser humano e do impacto que produziu, e vem produzindo, no planeta.
Quanto às ciências naturais, assinala-se a presença no topo do surpreendente “A Revolução das Plantas: Como a inteligência vegetal está a inventar o futuro do planeta e da humanidade”, do neurobiólogo vegetal e divulgador científico italiano Stefano Mancusoque, com este livro, venceu o Prémio Galileo de escrita literária de divulgação científica em 2018.
Por último, temos os livros sobre temáticas algarvias, desde guias de viagens e roteiros, doçaria, biografia (“Fotobiografia de Francisco Xavier Cândido Guerreiro: 1871-1953, de Luísa Fernanda Guerreiro Martins”) e história regional, nomeadamente, a “Breve História de Albufeira”, de Idalina Nunes Nobre, e o 2.º volume de “Vila do Bispo, lugar de encontros”, de Artur Vieira de Jesus.
A BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE, pelas suas próprias características, e por servir uma comunidade académica que nela procura principalmente publicações científicas na área das ciências sociais e ciências da vida, distingue-se da bibliografia procurada nas bibliotecas municipais. Apresenta como Top’s de leitura, em 2019, títulos como: “Análise estatística: com o SPSS statistics”, que mostra os caminhos para a utilização de um programa com grandes capacidades de análise de dados estatísticos e amplamente utilizado no meio académico; “Histologia básica”, que pela sua temática transversal a diferentes licenciaturas, que abordam as ciências da vida, justifica a sua larga consulta; e “Manual de psicossociologia das organizações”, que é de interesse para os alunos de ciências sociais de cursos como a economia, psicologia, sociologia e gestão.
(Luísa Maciel – Biblioteca Municipal de Lagos)