Podemos considerar que a Europa não é nenhum continente geograficamente evidente, mas trata-se de um conceito cultural e histórico. A partir desta afirmação, pode dizer-se que a Europa se abriu ao mundo, porque nas suas origens incluiu sempre as diversas culturas, originando a cultura europeia.
Mas afinal o que se entende por Europa?
Como jovem estudante universitário na nossa academia algarvia, em 2019, tive o meu primeiro contacto com a Europa a céu aberto. Viajei deste segredo mais famoso da Europa, do Algarve, rumo a terras desconhecidas, chegando até à Finlândia.
E como será que nós vemos este “velho continente”? Foi esta a primeira questão que me surgiu quando deixei o meu país e passei a olhá-lo do extremo norte deste continente.
Durante alguns meses, tive oportunidade de cruzar com diversos colegas de outras nacionalidades que formavam um certo puzzle daquilo que nos une – a cultura europeia.
Aí, entre uma grande experiência de vida e partilha sobre hábitos e modos que nos diferenciam quanto à organização da sociedade, pude também compreender que dentro de cada um de nós existia o poder de sermos embaixadores da nossa pátria e como nos podemos redescobrir naqueles que se cruzam na nossa vida.
Esta força levou-me a observar e aprender, minuciosamente, quão ricos somos em pertencer a esta comunidade, e quão frágeis, por vezes, também nos tornamos por não sabermos o significado do respeito e diálogo que necessitamos para tornar este mundo mais humano. Afinal todos partilhamos esta casa comum.
No regresso, não pude ficar de braços cruzados a observar que, por vezes, somos tão pequeninos que não conseguimos ver para além do que nos rodeia, e assim decidi participar ativamente através da Erasmus Student Network Algarve -ESN Algarve na defesa de uma geração promissora e com futuro na transformação do amanhã.
A Erasmus Student Network Portugal-ESN Portugal é uma associação sem fins lucrativos que pertence à maior associação de estudantes na Europa, reconhecida pela comissão europeia, presente em mais de 40 países e com sede em Bruxelas.
Tendo como base o desenvolvimento de atividades de jovens para jovens, a ESN pretende na sua missão promover a diversidade cultural através dos estudantes internacionais.
Numa região que bem sabe acolher, também na Universidade do Algarve se regista um crescente número de estudantes em mobilidade e internacionais, com mais de 20% do total de estudantes provenientes de outras nacionalidades.
O trabalho da ESN Algarve projeta-se na implementação de projetos de âmbito cultural, social e cívico, trabalhando no acolhimento e apoio aos estudantes, a sua integração junto da comunidade local e a experiência de partilha de valores.
Com este pensamento deixo o desejo de que nós, jovens, possamos ser uma voz ativa na defesa destes valores, e que a Europa não seja apenas um símbolo ou uma moeda, mas sim um tema que se debata nas ruas, nas universidades.
Não podemos ser apenas Portugal ou Europa, temos que fazer acontecer quer aqui, quer além-fronteiras, e este passo começa num programa de mobilidade, na participação do Corpo Europeu de Solidariedade, ou em tantas outras oportunidades que temos à nossa volta.
Porque, num continente dividido ao longo da História, o projeto Europeu sempre pretendeu construir a paz, não fosse aqui o Berço da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Saudações Europeias,
*Faro, Rodrigo Soares, 23 anos, mestrando na Faculdade de Economia, Curso Gestão de Marketing
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!