O dia começa cedo numa azáfama intensa, mas muito habitual por estas bandas. A comitiva ministerial acabou de ser recebida e confrontada com novos projetos para enfrentar desafios recentes, e antecipar outros que por aí possam aparecer. No andar térreo, abriu-se a porta principal, alinharam-se sorrisos e vontades, para se receber os doze jovens protagonistas do momento, (ainda) sem (en)cargos políticos, e genuinamente empenhados em contribuir para um futuro que se afigura desafiante. A este grupo juntam-se quem os orientará, num contexto altamente tecnológico, espicaçando-lhes o interesse pelos diversos quadrantes do conhecimento, incluindo economia, inovação, ambiente e comunicação. Desta vez, o desafio é cultivar a verdadeira essência da liderança, por trás destas máscaras Covid-19.
Na realidade deste verão de 2020, todos cultivamos novos equilíbrios, mais ou menos conscientes da insegurança dos tempos vindouros, e garantidamente de formas distintas. Entre os que têm saúde, uns procuram o básico, em filas de espera cada vez mais longas, outros procuram destinos alternativos para as (merecidas) férias. Há também quem simplesmente trabalhe, concentrado em manter e melhorar o funcionamento desta sociedade… sentindo-a cada vez mais desigual. Em todos esses cenários, há quem se procure a si e à sua essência, tentando encontrar o mundo a que pertence, ou o que guarda dentro de si e que pode ser útil aos outros. Quem sabe se dentro de si está um líder… daqueles que muda rumos e consciências.
Na juventude deste grupo pré-universitário recém-chegado, a consciência de más lideranças está muito presente, e assume diariamente contornos caricatos em feiras de vaidades, altamente potenciadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Corrupção e liderança têm chegado até eles de mãos dadas. A liderança de um grupo ou organização, a liderança de um estado (supostamente) soberano, mesmo a liderança das nossas famílias…. Liderar nos dias de hoje, afasta-se muitas vezes do mui nobre princípio de se atrair e motivar os outros para o bem comum, ligando-os de forma honesta e rigorosa a causas sérias e relevantes. No atual cenário de mudança, a sustentabilidade é um referencial precioso, mas difícil de se incluir na liderança. Perdemos tempo com soluções já utilizadas em enquadramentos anteriores, que funcionam mal no momento atual e que certamente não funcionarão no futuro, tal como o antevemos. A inovação é assim, um aspeto crucial na formação dos novos líderes. A diferença virá da sua audácia para enfrentarem dificuldades, concretizando sonhos com recurso à tecnologia, e sempre que possível fazendo-a evoluir. Um verdadeiro líder é um visionário. É um parceiro da Natureza, onde a evolução se dá no sentido da resiliência, da diversidade e da procura de equilíbrios, onde todos contribuem para o balanço global de forças. Um líder observa e ouve, fala e inspira, concentra-se na sua equipa e no que a rodeia. Um líder renova a sua equipa, dá oportunidades aos mais jovens e à sua audácia, em prol da verdadeira sustentabilidade.
De olhos neste futuro que se constrói em vez de se reivindicar, o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto lançou no passado mês de julho o Sustainable Living Innovators – Young Editionnum Estágio de Verão em parceria com o Ciência Viva para um grupo de doze jovens, selecionados de Norte a Sul do país. Neste programa, aos líderes do CEiiA nos diversos domínios tecnológicos, juntaram-se docentes e investigadores da Universidade do Algarve – Instituto Superior de Engenharia e da Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico. Durante duas semanas trabalharam-se intensamente novas ideias e conceitos, associados a produtos e serviços, pensando sempre a partir da sustentabilidade. Houve momentos de cultura em Serralves e de surf em Matosinhos, promovendo-se o espírito de equipa e interajuda em diferentes contextos. De consciência desperta, cada jovem trabalhou o líder que encontrou em si, experimentando cedências e conquistas por trás da máscara Covid-19, mas sem mascarar a sua verdadeira essência…