Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Possuir ou Pertencer?

FILOSOFIA DIA A DIA – Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

13:30 18 Junho, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

Desconfinámos, já se registam temperaturas de verão e a época balnear está oficialmente aberta. Pouco a pouco vamos regressando à normalidade. Porém, esta normalidade será algo assim tão bom? Que aprendemos com a experiência de pandemia? Que melhorias podemos implementar no nosso modo de vida?

Por entre o bombardeio de notícias trágicas referentes à pandemia recordo aquelas, de um outro teor, que me deixaram um sorriso nos lábios: enquanto a humanidade se retraía em quarentena, animais selvagens foram vistos vagando por cidades ao redor do mundo. A cidade de Lopburi, na Tailândia, foi tomada por ganguesde macacos de cerca de 500 animais cada. Alguns dos mais de 1000 cervos que habitam o parque Nara, no Japão, também resolveram passear-se pela cidade, em grupos de 10 a 15. Em Itália pessoas depararam-se com ovelhas, cavalos e até mesmo javalis. Estes últimos também se passearam pelas avenidas espanholas e pelas praças portuguesas. Em Bombaim, na Índia, os pavões exibiram o seu esplendor. No País de Gales, as estrelas foram um grupo de cabras-de-Caxemira que desceram do promontório de Great Orme e tomaram de assalto o centro da cidade de Llandudno: correram em rebanho, comeram sebes, jardins e flores às janelas. Veados e corças tomaram Londres. Pelo nosso país também as raposas, bem como belos pássaros fizeram as suas incursões em cidades — toutinegras, felosas, pegas, gaios, e aves de rapina — finalmente deixaram-se ver e ouvir à vontade.

À medida que o homem e a sua “civilização” avançaram, os animais recuaram. Quando o homem se confinou, os animais vieram até aos centros urbanos. Afinal, de quem são estes espaços?

Talvez valha a pena recordar a Carta do Chefe índio Seattle ao Grande Chefe de Washington, Franklin Pierce, em 1854. Esta carta foi escrita em resposta à proposta do Governo norte-americano de comprar grande parte das terras da sua tribo Duwamish, oferecendo em contrapartida a concessão de uma reserva:

“Como podereis comprar ou vender o céu? Como podereis comprar ou vender o calor da terra? A ideia parece-nos estranha. Se a frescura do ar e o murmúrio da água não nos pertencem, como poderemos vendê-los? Para o meu povo, não há um pedaço desta terra que não seja sagrado. (…) Sabemos que o homem branco não percebe a nossa maneira de ser. Para ele um pedaço de terra é igual a um outro pedaço de terra, pois não a vê como irmã mas como inimiga. Depois de ela ser sua, despreza-a e segue o seu caminho. (…) Trata a sua Mãe Terra e o seu Irmão Firmamento como objectos que se compram, se exploram e se vendem tal como ovelhas ou contas coloridas. O seu apetite devora a terra, deixando atrás de si um completo deserto. (…) Não consigo entender. As vossas cidades ferem os olhos do homem pele-vermelha. Talvez seja porque somos selvagens e não podemos compreender. Não há um único lugar tranquilo nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desenrolar das folhas ou o rumor das asas de um insecto na Primavera. O barulho da cidade é um insulto para o ouvido. E eu pergunto-me: que tipo de vida tem o homem que não é capaz de escutar o grito solitário de uma garça ou o diálogo nocturno das rãs em redor de uma lagoa? (…) Se o homem cuspir na terra, cospe em si mesmo. Sabemos que a terra não pertence ao homem, mas que é o homem que pertence à terra”.

De uma forma poética, o sábio Grande Chefe índio Seattle evidenciou a relação de poder que o homem branco estabeleceu com a natureza. Em vez de um usufruto de forma integrada, o que se verificou foi uma conquista quase sempre acompanhada de destruição. Filosoficamente existe aqui um problema de base que envolve o conceito de pertença. O chefe índio entendia que o homem pertence à terra. Evidentemente, não se pode de modo nenhum possuir aquilo a que se pertence. Pertencer e possuir entranham concepções de vida muito distintas, são maneiras antagónicas de estar no mundo.

Sabemos que o modo de vida altamente industrializado não é sustentável. É um estilo de vida que gasta recursos naturais em troca de luxo e lucro rápido, enquanto milhões de pessoas, tanto nos países industrializados como nos países subdesenvolvidos, carecem do mínimo necessário e de emprego digno. O uso desregrado de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global cujas consequências poderão ser catastróficas. A agricultura industrializada, com monoculturas e dependência de fertilizantes artificiais e maquinaria pesada acelera a erosão da terra. Agrotóxicos envenenam os agricultores, a vida selvagem, o solo e os alimentos. Os resíduos prejudicam a saúde de todos que comem esses alimentos. Continuamos a utilizar combustíveis poluidores em máquinas e meios de transporte. Os animais criados em confinamento são tratados de maneira humilhante e sofrem até à morte. As 17 maiores áreas de pesca do mundo alcançaram e ultrapassaram seus limites naturais no começo da década de 90 do século passado. No mundo inteiro, um terço dos peixes é triturado como ração para outros animais. A cada ano, nas Américas do Sul e Central, 20.000 km² de florestas tropicais são derrubados para criação de pasto.

Nada disto é novo, já em seu tempo o famoso cineasta oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau nos alertava: “Hoje em dia, o ser humano apenas tem perante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: o aumento da população, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre esses problemas, visto sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação”.

Também o conceito de Ética ambiental não é novo, surgiu na década de 60 do século passado, ampliando o conceito de ética para a interacção com a natureza, considerando que a conservação da vida humana está intrinsecamente ligada à conservação da vida de todos os seres. Tomam-se todos os seres como iguais, por conseguinte, o homem não pode continuar a agir de forma predatória em relação aos outros animais e meio-ambiente. Procura-se um desenvolvimento sustentável, isto é, um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave:

– o conceito de necessidades, em particular as necessidades essenciais dos pobres do mundo, às quais deve ser dada prioridade absoluta;

– e a ideia das limitaçõesa serem impostas à nossa organização social tendo em conta a capacidade do meio ambiente de atender às necessidades presentes e futuras;

Dito de uma forma simples, o homem deixa de ser donoda natureza para voltar a ser parteda Natureza. Pertencer em vez de possuir, tal como defendia o Grande Chefe índio Seattle. Com 16 meses de vivência em pandemia ainda não teremos aprendido que um modo é sustentável e o outro não?!

Inscrições para o Café Filosófico [email protected]

* A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

×
Publicidade
Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Ensino

Maria Alexandra Teodósio é a primeira mulher eleita reitora da Universidade do Algarve

13:00 12 Novembro, 2025 12:56 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com tomada de posse marcada para 17 de dezembro

Economia, Nacional

Nem todos os reformados vão receber o mesmo aumento: veja como vai ficar a sua pensão em 2026

12:00 12 Novembro, 2025 11:59 12 Novembro, 2025 | João Luís

As pensões vão aumentar em 2026, mas nem todos os reformados vão sentir o mesmo reforço. Saiba quem ganha mais e quanto vai receber

Economia, Nacional

É oficial: Mercadona vai abrir o supermercado mais a sul do país (e já está a contratar)

16:20 11 Novembro, 2025 15:32 11 Novembro, 2025 | João Luís

Mercadona prepara-se para inaugurar o seu supermercado mais a sul de Portugal. O grupo espanhol já iniciou o recrutamento e promete dezenas de novos empregos.

Europa

“Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia

12:50 12 Novembro, 2025 13:39 12 Novembro, 2025 | João Luís

Um idoso de 85 anos saiu de casa em França para ir ao médico e acabou num hotel na Croácia: conduziu 1.500 km 'por engano'

Auto, Economia, Europa

“Nervos extra”: aluno chumba 128 vezes no exame de código e este foi o valor que pagou para tirar a Carta de Condução

13:11 12 Novembro, 2025 13:11 12 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Um candidato ao exame de código falhou 128 tentativas e gastou milhares de euros para obter a Carta de Condução

Algarve, Animais, Cultura

ADOTA celebra 11 anos com concerto lírico “As Maravilhas de Alice” na Igreja da Misericórdia de Tavira

11:49 12 Novembro, 2025 11:55 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Música, solidariedade e histórias de resgate juntam-se no concerto lírico da ADOTA, que celebra 11 anos na Misericórdia de Tavira

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

12:30 12 Novembro, 2025 12:27 12 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

As ocupações ilegais em Espanha continuam a crescer, expondo lacunas na lei e tornando a recuperação de propriedades cada vez mais difícil

Algarve

Reservas de água no Algarve sobem para 67% e APA elogia gestão sustentável da região

12:10 12 Novembro, 2025 12:58 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A APA destaca o Algarve como exemplo nacional de gestão da água, com 67% da capacidade total das barragens já preenchida

Opinião, Política

Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos

10:53 12 Novembro, 2025 11:06 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"Sabe-se que há abstenção como forma de protesto, se querem explorar o lítio na nossa terra, nós não votamos"

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Europa

Empresa troca o jantar de Natal por um pequeno-almoço e os funcionários protestaram: tribunal teve a ‘última palavra’

11:38 10 Novembro, 2025 11:38 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Trabalhadora de uma empresa em Espanha colocou uma ação em tribunal pelo facto de o jantar de Natal ter sido trocado por um pequeno-almoço

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Algarve, Desporto

Simão Domingues, atleta de Olhão, conquista o título europeu de Kempo

07:00 10 Novembro, 2025 07:38 10 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Com apenas 14 anos, Simão Domingues levou Olhão e Portugal ao topo do pódio no Europeu de Kempo

Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Ensino

Maria Alexandra Teodósio é a primeira mulher eleita reitora da Universidade do Algarve

13:00 12 Novembro, 2025 12:56 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com tomada de posse marcada para 17 de dezembro

Economia, Nacional

Nem todos os reformados vão receber o mesmo aumento: veja como vai ficar a sua pensão em 2026

12:00 12 Novembro, 2025 11:59 12 Novembro, 2025 | João Luís

As pensões vão aumentar em 2026, mas nem todos os reformados vão sentir o mesmo reforço. Saiba quem ganha mais e quanto vai receber

Economia, Nacional

É oficial: Mercadona vai abrir o supermercado mais a sul do país (e já está a contratar)

16:20 11 Novembro, 2025 15:32 11 Novembro, 2025 | João Luís

Mercadona prepara-se para inaugurar o seu supermercado mais a sul de Portugal. O grupo espanhol já iniciou o recrutamento e promete dezenas de novos empregos.

Europa

“Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia

12:50 12 Novembro, 2025 13:39 12 Novembro, 2025 | João Luís

Um idoso de 85 anos saiu de casa em França para ir ao médico e acabou num hotel na Croácia: conduziu 1.500 km 'por engano'

Auto, Economia, Europa

“Nervos extra”: aluno chumba 128 vezes no exame de código e este foi o valor que pagou para tirar a Carta de Condução

13:11 12 Novembro, 2025 13:11 12 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Um candidato ao exame de código falhou 128 tentativas e gastou milhares de euros para obter a Carta de Condução

Algarve, Animais, Cultura

ADOTA celebra 11 anos com concerto lírico “As Maravilhas de Alice” na Igreja da Misericórdia de Tavira

11:49 12 Novembro, 2025 11:55 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Música, solidariedade e histórias de resgate juntam-se no concerto lírico da ADOTA, que celebra 11 anos na Misericórdia de Tavira

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

12:30 12 Novembro, 2025 12:27 12 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

As ocupações ilegais em Espanha continuam a crescer, expondo lacunas na lei e tornando a recuperação de propriedades cada vez mais difícil

Algarve

Reservas de água no Algarve sobem para 67% e APA elogia gestão sustentável da região

12:10 12 Novembro, 2025 12:58 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A APA destaca o Algarve como exemplo nacional de gestão da água, com 67% da capacidade total das barragens já preenchida

Opinião, Política

Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos

10:53 12 Novembro, 2025 11:06 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"Sabe-se que há abstenção como forma de protesto, se querem explorar o lítio na nossa terra, nós não votamos"

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Europa

Empresa troca o jantar de Natal por um pequeno-almoço e os funcionários protestaram: tribunal teve a ‘última palavra’

11:38 10 Novembro, 2025 11:38 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Trabalhadora de uma empresa em Espanha colocou uma ação em tribunal pelo facto de o jantar de Natal ter sido trocado por um pequeno-almoço

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Algarve, Desporto

Simão Domingues, atleta de Olhão, conquista o título europeu de Kempo

07:00 10 Novembro, 2025 07:38 10 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Com apenas 14 anos, Simão Domingues levou Olhão e Portugal ao topo do pódio no Europeu de Kempo

Últimas

  • “Nervos extra”: aluno chumba 128 vezes no exame de código e este foi o valor que pagou para tirar a Carta de Condução
    “Nervos extra”: aluno chumba 128 vezes no exame de código e este foi o valor que pagou para tirar a Carta de Condução
  • Maria Alexandra Teodósio é a primeira mulher eleita reitora da Universidade do Algarve
    Maria Alexandra Teodósio é a primeira mulher eleita reitora da Universidade do Algarve
  • Tem sangue do tipo B? DGS diz para fazer isto o mais rápido possível
    Tem sangue do tipo B? DGS diz para fazer isto o mais rápido possível
  • “Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia
    “Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia
  • “Benefit 2025” da Algarve Alternativo apoia associação Apatris21 em noite solidária de rock
    “Benefit 2025” da Algarve Alternativo apoia associação Apatris21 em noite solidária de rock

Opinião

  • Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos
    Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos
  • Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
    Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
  • Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
    Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
  • A demonização dos imigrantes | Por José Figueiredo Santos
    A demonização dos imigrantes | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
    Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
  • CCDR Algarve divulga vídeo sobre rega eficiente de citrinos e abacates no Algarve financiado pelo PRR
    CCDR Algarve divulga vídeo sobre rega eficiente de citrinos e abacates no Algarve financiado pelo PRR
  • Por cada 100€ disponíveis, as famílias portuguesas poupam 13€, abaixo mas mais próximo da média da UE
    Por cada 100€ disponíveis, as famílias portuguesas poupam 13€, abaixo mas mais próximo da média da UE
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal