Exmo. Senhor Presidente,
Dirijo-me a V. Exa., através desta carta aberta, na qualidade de cidadã preocupada com o bem-estar animal e como amiga dos animais, profundamente entristecida com a decisão de incluir em 2026 uma garraiada na FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve, promovida pela Junta de Freguesia de Bensafrim com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagos.
Compreendo a importância de que se preserve e promova as nossas tradições, e a FETAAL é, sem dúvida, um evento valioso nesse sentido. No entanto, o conceito de “tradição” deve evoluir e adaptar-se aos valores e conhecimentos da sociedade contemporânea. A garraiada, em particular, que conforme informação de V. Exa. irá constar no programa da Feira, é uma prática que levanta sérias questões no que diz respeito ao bem-estar animal.
É inegável, à luz do conhecimento científico atual, que os animais, incluindo os touros jovens utilizados nas garraiadas, são seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e stress. A exposição a um ambiente ruidoso, a perseguição e a manipulação a que são sujeitos neste tipo de eventos causam-lhes sofrimento desnecessário. A legislação portuguesa, embora com as suas especificidades, tem vindo a caminhar para um maior reconhecimento e proteção dos direitos dos animais. Não podemos ignorar o crescente consenso social e científico que apela a uma maior consideração ética pelos seres vivos.
Acredito que V. Exa. tem a capacidade e a sensibilidade para inovar e apresentar uma FETAAL que celebre a riqueza das nossas tradições algarvias sem recorrer a espetáculos que envolvam o sofrimento animal. Existem inúmeras alternativas culturais e recreativas que poderiam enriquecer o programa da Feira, promovendo a nossa identidade de forma positiva e inclusiva.
Peço, por isso, que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo.
Sendo V. Exa. representante eleito, com responsabilidade sobre a vida cívica e moral da nossa comunidade, tem o poder e a oportunidade de promover eventos que dignifiquem a freguesia sem recurso ao sofrimento animal.
Faça deste seu primeiro ano de mandato algo que o marque pela diferença.
Na esperança de que este apelo seja ouvido.
Leia também: Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve
















