No dia 25 de novembro de 2020 faleceu prematuramente o futebolista argentino Diego Armando Maradona. Ouviram-se muitas opiniões sobre a sua qualidade enquanto futebolista e houve mesmo quem dissesse que tinha sido o melhor jogador de Futebol de sempre.
Será que é possível afirmar essa frase? Será que algum futebolista foi o melhor jogador de sempre? Que critérios se aplicam? Os títulos que conquistou? Os golos que marcou? As suas características como atleta e jogador?
Será que é possível comparar jogadores de eras diferentes? Onde os sistemas táticos eram diferentes, nos anos 40 predominava o 2-3-5. Existiam cinco atacantes e apenas dois defesas. Onde os relvados tinham menos qualidade, antes até se jogava em campos de terra. Onde as bolas eram muito mais pesadas, onde as botas de pitons eram muito mais pesadas, onde a medicina não estava tão preparada para tratar das lesões dos jogadores, onde os jogadores mais talentosos não eram tão protegidos pelos árbitros, onde a metodologia do treino não estava tão evoluída, onde a preparação física e psicológica não estava tão evoluída. Não restam dúvidas sobre a diferença abissal das condições de treino de hoje em dia e as do passado. O que torna logo à partida a comparação entre futebolistas injusta, pois não estavam de maneira nenhuma em pé de igualdade. No entanto, se avançarmos para esse exercício que critérios podemos utilizar? Títulos na seleção? Edson Arantes de Nascimento (Pélé) conquistou três títulos mundiais pela seleção brasileira (1958, 1962 e 1970). Ronaldo Nazário de Lima, o fenómeno, conquistou dois títulos mundiais pela seleção brasileira (1994, 2002 e finalista em 1998), Diego Armando Maradona conquistou um título mundial pela seleção argentina (1986) e foi finalista em 1990. Johan Cruijff foi finalista em 1974. Eusébio da Silva Ferreira ficou em 3º lugar em 1966. Cristiano Ronaldo ficou em 4º lugar no mundial de 2006 e venceu o europeu de 2016 e a liga das nações em 2019. Lionel Messi foi finalista no mundial de 2014 e foi campeão sub-20 em 2005 e campeão dos Jogos Olímpicos em 2008. Franz Bechenbauer tem um título mundial (1974) e um europeu (1972) Romário de Souza Faria conquistou um título mundial em1994 e uma copa américa em 1989. Zinedine Zidane conquistou um título mundial em 1998 e um europeu em 2000. Ronaldinho Gaúcho conquistou um título mundial em 2002. Andrés Iniesta conquistou um título mundial em 2010 e dois europeus em 2008 e 2012. Kylian Mbappé conquistou um título mundial em 2018.
Será que o critério pode ser o número de golos marcados? Edson Arantes de Nascimento (Pélé) marcou 757 golos na sua carreira em 812 jogos oficiais, média de 0,9. Romário de Souza Faria marcou 827 golos em 993 jogos, média de 0,8. Diego Armando Maradona marcou 360 golos em 588 jogos, média de 0,6. Johan Cruijff marcou 425 golos em 746 jogos, média de 0,5. Ronaldo Nazário de Lima marcou 431 golos em 734 jogos, média de 0,5. Eusébio da Silva Ferreira marcou 621 golos em 639 jogos, média de 0,9. Lionel Messi marcou até ao momento 710 golos em 885 jogos, média de 0,8. Cristiano Ronaldo marcou até ao momento 750 golos em 1027 jogos, média de 0,7. Fernando Peyroteo (Sporting) é considerado o jogador com melhor média do número de golos marcados (544), face ao número de jogos (334), média de 1,6 golos por jogo.
Será que o critério pode ser o número de títulos nos clubes? Johan Cruijff conquistou 3 ligas dos campeões e 10 campeonatos nacionais. Franz Bechenbauer conquistou três ligas dos campeões e 8 campeonatos nacionais. Cristiano Ronaldo conquistou 5 ligas dos campeões e 7 campeonatos nacionais. Lionel Messi conquistou 4 ligas dos campeões e 10 campeonatos nacionais. Eusébio da Silva Ferreira conquistou 1 liga dos campeões e 11 campeonatos nacionais. Diego Armando Maradona conquistou 1 taça uefa e 3 campeonatos nacionais. Edson Arantes de Nascimento (Pélé) conquistou 2 libertadores e 10 campeonatos nacionais. Zinedine Zidane conquistou 1 liga dos campeões e 3 campeonatos nacionais. Ronaldinho Gaúcho conquistou 1 liga dos campeões e 3 campeonatos nacionais. Michel Platini conquistou 1 taça uefa e 3 campeonatos nacionais. Andres Iniesta conquistou 4 ligas dos campeões e 9 campeonatos nacionais. Xavi Hernandez conquistou 4 ligas dos campeões e 8 campeonatos nacionais. Marco Van Basten conquistou 2 ligas dos campeões e 6 campeonatos nacionais. Paolo Maldini conquistou 5 ligas dos campeões e 7 campeonatos nacionais. Vitor Baía conquistou 12 campeonatos nacionais, 1 liga dos campeões, 1 taça uefa e 1 taça das taças. Daniel Alves conquistou 9 campeonatos nacionais, 3 ligas dos campeões e 2 ligas europa. Francisco Gento conquistou 6 ligas dos campeões e 12 campeonatos nacionais. Alfredo Di Stefano conquistou 5 ligas dos campeões e 13 campeonatos nacionais.
Será que o critério pode ser o número de bola de ouro ganhas? Ronaldo Nazário de Lima, Karl-Heinz Rummenigge, Kevin Keegan, Franz Bechebauer e Alfredo Di Stefano conquistaram 2 bolas de ouro. Marco Van Basten, Michel Platini e Johan Cruijff conquistaram 3 bolas de ouro. Cristiano Ronaldo conquistou 5 bolas de ouro e Lionel Messi conquistou 6 bolas de ouro.
Será que o critério pode ser as características dos jogadores? Sebastião da Fonseca Lucas (Matateu), era um jogador felino, com um potente remate, muito perigoso dentro da grande área, um finalizador nato. Alfredo Di Stefano foi considerado por Eusébio como o jogador mais completo de todos. Edson Arantes de Nascimento (Pélé) era muito tecnicista, com grande visão de jogo e muito inteligente nas suas movimentações. Diego Armando Maradona tinha um pé esquerdo fabuloso, com muita técnica e grande condução de bola. Assim como Lionel Messi, que junta isso a um raro sentido de finalização e Paulo Futre, que era mais condução em velocidade. Eusébio da Silva Ferreira era sobretudo um grande atleta, com um grande remate e muita explosão nas suas movimentações. Cristiano Ronaldo é um finalizador exímio de pé direito, de pé esquerdo e de cabeça. Paolo Maldini era um defesa com muita velocidade e poder de antecipação. Lev Yashin era um guarda-redes com muitos reflexos e com grande capacidade dentro e fora dos postes. Francisco Gento era um jogador muito veloz e com muita técnica. Franz Bechebauer era um defesa muito cerebral, com muita técnica e capacidade de liderança. Andres Iniesta era um médio com grande visão de jogo e qualidade de passe, assim com Xavi Hernandez. Marco Van Basten era um avançado com grande sentido de posicionamento na frente de ataque. Fernando Peyroteo era um jogador muito forte, com grande capacidade de finalização.
Se nos basearmos no critério dos títulos mundiais pela seleção, teremos de considerar Edson Arantes de Nascimento (Pélé), como o melhor jogador de sempre, com três títulos mundiais.
Se nos basearmos no critério da média dos golos marcados, teremos de considerar Fernando Peyroteo como o melhor jogador de sempre, com uma média de 1,6 golos por jogo.
Se nos basearmos no critério do número de golos marcados, teremos de considerar Romário de Souza Faria como o melhor jogador de sempre, com 827 golos em jogos oficiais.
Se nos basearmos no critério dos títulos nos clubes nos campeonatos nacionais, teremos de considerar Alfredo Di Stefano como o melhor jogador de sempre com 13 campeonatos nacionais.
Se nos basearmos no critério dos títulos nos clubes na liga dos campeões, teremos de considerar Francisco Gento como o melhor jogador de sempre com 6 títulos.
Se nos basearmos no número de bolas de ouro ganhas, teremos de considerar Lionel Messi como o melhor jogador de sempre com 6 títulos.
Se nos basearmos no critério dos títulos pelos clubes, teremos de considerar Daniel Alves como o melhor jogador de sempre com 40 títulos oficiais.
Se nos basearmos no critério das características dos jogadores, será por certo muito difícil de chegar a uma conclusão porque depende sempre do gosto de cada pessoa, que posição do campo prefere, se prefere um jogador mais técnico, mais atlético, mais inteligente ou mais completo na sua forma de jogar.
A designação de melhor jogador de sempre na sua plenitude talvez seja impossível de ser feita, face a todos os condicionalismos a que está sujeita tal afirmação.
Provavelmente o mais correto será criar uma lista com os melhores jogadores de sempre, aqueles que foram mais fiéis à profissão de futebolista, de jogador da bola como Eusébio gostava de dizer, aqueles que nutriram mais paixão pelo jogo, que conseguiram arrebatar multidões com as suas jogadas de génio, que resistiram perante as entradas duras dos adversários, que persistiram perante as fatídicas lesões, que se mantiveram motivados na perseguição dos títulos e dos recordes.
Diego Armando Maradona afirmou que quando era jovem e o vencedor do jogo ganhava uma sandes e uma coca-cola o jogo tinha mais sabor e era mais belo, ou não tivesse a nossa infância um fascínio eterno sobre nós e onde o jogo personifica a pureza da vida.