Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Opinião

O livro, as bruxas e o gato | Por Duarte Santos

“Diríamos que as bruxas não passam de uma fantasia delirante e ultrapassada, ou estará mesmo a caminho uma nova era das trevas?”

11:45 2 Abril, 2024 12:16 2 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Associações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas emitiram recentemente uma declaração conjunta sobre Liberdade de Expressão, de Publicação e de Leitura, alertando para os crescentes movimentos de proibição e cancelamento de obras e autores. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) é uma das signatárias. A mais recente apresentação desta declaração aconteceu em Março último, na Feira do Livro de Londres, como noticiou o Expresso.

Este é um tema que me é especialmente caro enquanto bibliotecário e, como tal, agente facilitador do livre acesso às diversas manifestações culturais e da livre difusão da informação. Acende-se-me um alarme sempre que surgem notícias sobre este tema. Preocupa-me verdadeiramente o surgimento destes movimentos, pois eles são a prova de que a censura não é exclusiva das ditaduras.

DUARTE SANTOS
Bibliotecário no Município de Loulé

A História mostra-nos que sempre houve tempos de retrocesso civilizacional. Se, aos olhos de hoje, tende a aceitar-se, com tímida condescendência, uma certa ignorância vigente em eras passadas, talvez já não seja muito normal permitir-se uma caça às bruxas nos tempos modernos. Ou será?

As bruxas de antigamente parece nunca terem ardido completamente na fogueira e ainda resistem em bolsas que inflam de vez em quando, como todas as que agem, supostamente, em nome de uma divindade qualquer, por exemplo. Felizmente, a sensatez tem regressado sempre para alturas de relativa acalmia.

As bruxas modernas materializam-se nos movimentos pseudo-politicamente correctos; nos movimentos woke e outros do mesmo nível que, juntos, formam a «cultura não-me-toques» como eu gosto de chamar; a confusão de género; e milhentas outras mais. Ou será milhentos outros, ou milhentes outres? Não consigo acertar, nem quero. Longe de mim pensar em alinhar nestas patetices auto-denominadas de «progressistas». Tudo isto cresce como cogumelos na era do conhecimento e do progresso tecnológico.

Será compreensível, com o nível de conhecimento actual, assistirmos a movimentos extremistas castradores da nossa liberdade fundamental de expressão? Mandar uma paulada potencialmente mortal ao gato deixou de servir para ilustrar uma lição moral aos nossos pupilos? O que aprenderão eles hoje se estes exemplos forem eliminados, e quando só lhes forem apresentadas coisas supostamente certas e alegadamente boas num mundo totalmente cor-de-rosa? Que oportunidade para o debate, para a reflexão e para o contraditório existirá? Isto não será impor tiranamente uma visão obtusa e irrealista do mundo? Uma visão única e incontestável não é saudável. O mundo pode e deve ser visto de várias perspectivas. Mesmo assim, é vê-los materializar-se a cada esquina, em variados contextos.

O livro ainda é aquele distinto objecto ao qual todos reconhecem autoridade. Mas está em perigo. Alturas houve em que foram proibidos e queimados quando lá podia ler-se uma qualquer opinião contrária à nossa (de um qualquer tirano, isto é). Mas isso era antigamente, pensava eu. Nos nossos dias, reescrever é que é moderno. Criam-se artificialmente falsos problemas e forjam-se conceitos que os legitimem, vai-se inventando novas palavras, arranjam-se realidades alternativas à medida… Volta Orwell, estás perdoado.

Hoje, já ninguém tem opinião. Somos todos detentores da verdade absoluta. Somos, cada um de nós, a autoridade. Em todas as áreas. Resulta daí, que passámos a bloquear e a cancelar nas redes digitais (não uso a expressão redes sociais de propósito, pois têm tudo menos de social), num esforço de silenciar toda e qualquer opinião contrária, ou tão somente diferente, da nossa.

Diríamos que as bruxas não passam de uma fantasia delirante e ultrapassada, ou estará mesmo a caminho uma nova era das trevas? Eu cá não acredito em bruxas, mas que elas andam aí, meus amigos, lá isso andam.

Eu cá continuarei tranquilamente a atirar o pau ao gato as vezes que me apetecer.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: O desolamento social | Por Duarte Santos

Nacional

Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval

19:40 22 Setembro, 2026 19:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA indica que não há registo de danos pessoais ou materiais relacionados com o sismo

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Algarve Cultura

Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ

16:26 22 Setembro, 2026 16:30 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Conjunto Musical Gerações e DJ Jinga integram o programa de uma noite com animação de rua e atividades para vários públicos

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Nacional

Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval

19:40 22 Setembro, 2026 19:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA indica que não há registo de danos pessoais ou materiais relacionados com o sismo

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Algarve, Cultura

Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ

16:26 22 Setembro, 2026 16:30 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Conjunto Musical Gerações e DJ Jinga integram o programa de uma noite com animação de rua e atividades para vários públicos

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia, Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Últimas Notícias

  • Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)
    Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)
  • Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada
    Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada
  • Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta
    Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta
  • Nesta aldeia algarvia a fonte que hoje alimenta uma piscina natural esteve no centro de uma disputa pela água
    Nesta aldeia algarvia a fonte que hoje alimenta uma piscina natural esteve no centro de uma disputa pela água
  • Não o deixe queimar: este legume muito usado pelos portugueses exige atenção ao cozinhar
    Não o deixe queimar: este legume muito usado pelos portugueses exige atenção ao cozinhar

Opinião

  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento