Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
HÉLDER SOUSA SILVA - Eurodeputado PSD/PPE | Foto DR
Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

“O Erasmus+ é muito mais do que uma linha orçamental, dado o seu papel essencial na disseminação dos princípios e valores europeus”

11:24 20 Julho, 2026 11:25 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Apesar da educação, da juventude e do desporto serem competências exclusivas dos Estados-Membros, ao longo dos anos, a União Europeia (UE) tem desempenhado um papel, cada vez mais relevante, no financiamento de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de competências e nas políticas públicas de educação, de formação, de juventude, de voluntariado e de desporto. No Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, os principais programas de financiamento incluem o Erasmus+, o programa emblemático da UE para a educação, formação, juventude e desporto, e o Corpo Europeu de Solidariedade (CES), o programa destinado à promoção de atividades de voluntariado.

O elevado impacto e valor acrescentado europeu do Erasmus+ são, atualmente, reconhecidos pela generalidade dos grupos políticos e evidenciados pelas avaliações intercalares da Comissão Europeia, pelos relatórios anuais do programa e pelos dados estatísticos do Eurostat.

No entanto, este programa é, em grande medida, percecionado como um programa de mobilidade estudantil. Por exemplo, um estudante de uma universidade em Lisboa pode enriquecer o seu currículo ao realizar um período de estudos numa universidade em Paris e, no final dessa experiência, terá um leque de competências mais alargado, tanto a nível académico como pessoal.

Contudo, o Erasmus+ não pode ser reduzido a um programa de mobilidade e abrange uma vasta gama de outras ações, destinadas a estudantes do ensino superior, a alunos do ensino básico e secundário e do ensino e formação profissional, a professores, a adultos em formação, assim como no domínio do desporto, destinadas a treinadores, ao corpo técnico e a atletas. Este princípio deve ser salvaguardado na definição do modo de funcionamento e nos objetivos do programa para o próximo período de programação, 2028-2034.

Atualmente, O Erasmus+ é composto por três ações-chave: “Mobilidade para a Aprendizagem”, a qual apoia projetos de mobilidade para estudantes e trabalhadores jovens, promove atividades de participação juvenil, incentivando a intervir na vida democrática, desenvolve competências digitais e a literacia mediática dos jovens,  para aumentar a resiliência à desinformação e à propaganda; “Cooperação entre organizações e instituições”, a qual apoia parcerias transfronteiriças e internacionais entre organizações juvenis, promovendo um melhor uso das novas tecnologias, métodos inovadores de ensino e a aprendizagem não formal; “Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação”, a qual apoia programas que melhoram o desenvolvimento, a implementação e a sensibilização para as políticas da UE. Adicionalmente, o Erasmus+ estrutura-se em três temáticas: educação e formação, juventude e desporto, às quais se aplicam as três ações-chaves de forma transversal. Esta arquitetura é acompanhada por uma programação financeira, com dotações atribuídas a cada uma das áreas.

Distintamente, a Proposta de “Regulamento que cria o programa Erasmus+ para o período 2028-2034”, apresentada pela Comissão Europeia, estrutura o programa em dois pilares. O pilar “Oportunidades de aprendizagem para todos” será dedicado a apoiar a mobilidade em todas as áreas e as oportunidades de voluntariado no domínio da juventude, ampliando as faixas etárias a que se destina e introduzindo novas bolsas de estudo em domínios estratégicos. O pilar “Apoio ao desenvolvimento de capacidades” combinará a cooperação entre organizações e instituições e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas abrangendo a educação e a formação, a juventude e o desporto.

Além disso, a atual proposta não inclui, ainda, a distribuição das verbas a alocar, anualmente, a cada pilar, estabelecendo apenas o montante global anual, nem define a totalidade das rubricas operacionais. Contará, igualmente, com a junção do CES ao programa. Na opinião da Comissão Europeia, não definir uma programação financeira rígida e reduzir o número de rubricas orçamentais irá permitir uma maior flexibilidade e adaptabilidade do programa para responder à evolução das necessidades políticas das prioridades da UE.

Apesar de reconhecer a importância de simplificar procedimentos, reduzir a burocracia e cortar custos de implementação, considero que é necessário encontrar um justo equilíbrio entre flexibilidade e previsibilidade orçamental, assegurando capacidade de planeamento nos setores da educação, juventude e desporto. Adicionalmente, na nova estrutura proposta, projetos de áreas distintas passarão a disputar o mesmo envelope financeiro.

Não obstante ter enunciado algumas preocupações, considero que a proposta da Comissão é bastante positiva. Para o período de 2028-2034, a Comissão propõe um aumento significativo do orçamento do programa, 40,8 mil milhões de euros a preços correntes, representando mais de 30% em comparação com o atual QFP. Ainda assim, apesar de ser um bom ponto de partida, tendo em conta a introdução de novas ações e o alargamento dos destinatários das atividades de mobilidade de aprendizagem no setor desportivo, incluindo os atletas, será necessário um financiamento mais robusto para responder, adequadamente, a todos os objetivos.

Enquanto relator do parecer da Comissão da Cultura e da Educação ao Projeto de “Relatório Intercalar sobre a proposta de regulamento do Conselho que estabelece o Quadro Financeiro Plurianual para o período de 2028 a 2034”, tenho defendido a necessidade de um orçamento mais ambicioso para o Erasmus+. Na sequência das negociações, o projeto de relatório, recentemente aprovado pela Comissão de Orçamentos, defende um aumento de 16%, face à proposta da Comissão Europeia, propondo um orçamento de 47,39 mil milhões de euros a preços correntes, para o Erasmus+. No entanto, este não é o ponto de chegada. Será agora necessário defender a posição do Parlamento Europeu nas negociações do QFP 2028-2034 com o Conselho e com a Comissão Europeia, de forma a assegurar um financiamento adequado para o programa Erasmus+.

Paralelamente, o futuro do Erasmus+ não se resume ao seu montante financeiro, mas também à forma como o queremos moldar. Desde logo, é essencial tornar o programa mais abrangente. Ainda existem demasiados jovens que ficam de fora, não por falta de talento ou ambição, mas por falta de oportunidades. Em segundo lugar, o Erasmus+ deve ser símbolo de estabilidade e não de imprevisibilidade. É preciso salvaguardar que a necessária flexibilidade, tal como pretende a Comissão Europeia, não virá à custa da previsibilidade, fundamental para o desenvolvimento de projetos com impacto a médio e longo prazo. Isto implica encontrar o justo equilíbrio entre transparência, responsabilização e simplificação.

Complementarmente, importa reforçar a dimensão global do programa. O Erasmus+ é um dos instrumentos que melhor consegue criar ligações além-fronteiras. Alargar a cooperação internacional e aumentar o número de participantes oriundos países de fora da UE não é apenas uma oportunidade educativa. É um investimento estratégico na influência e na competitividade da UE, assim como na disseminação dos princípios e dos valores europeus.

Neste horizonte de maior ambição, o regresso do Reino Unido ao Erasmus+, a partir de janeiro de 2027, é particularmente significativo. O Reino Unido tornou-se um país terceiro associado, participando em igualdade de condições, com acesso total às atividades e ao financiamento do programa. O acordo, formalizado a 15 de abril de 2026, prevê a contribuição britânica de cerca de 655 milhões de euros para o orçamento do programa Erasmus, em 2027, sendo posteriormente ajustado o valor anual desta contribuição, garantindo um equilíbrio entre o custo para os contribuintes e os benefícios da participação.

Na sequência do Brexit e do afastamento europeu do Reino Unido, este acordo é um símbolo do restabelecimento de relações e materializa a ambição de reforçar a cooperação entre os dois lados do Canal da Mancha. Mais do que um acordo financeiro, este regresso significa o recuperar de oportunidades. Reaproximar o Reino Unido do resto do continente europeu é um desígnio estratégico, não apenas para a economia ou para a segurança da UE, mas, igualmente, no campo da educação e da formação, permitindo aos estudantes e professores europeus o acesso facilitado às universidades britânicas. Num cenário de crescente fragmentação, a cooperação na educação é essencial para recuperar pontes que não deveriam ter enfraquecido, devolve aos jovens a possibilidade de se conhecerem e de colaborarem e cria laços duradouros além das fronteiras nacionais.

O Erasmus+ é muito mais do que uma linha orçamental, dado o seu papel essencial na disseminação dos princípios e valores europeus. É uma das manifestações através das quais os cidadãos vivem, sentem e se identificam com o Projeto Europeu. Para muitos jovens, é através desta experiência que a União Europeia deixa de ser um conceito abstrato e se torna uma realidade vivida, influenciando como a percecionam e como nela escolhem participar. É por isso que a ambição é clara: garantir que o Erasmus+ continua a ser um pilar fundamental na construção da identidade e da cidadania europeias.

Leia também: Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa Silva

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve, Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Uma das estações de Metro mais movimentadas do país encerrou e só volta a abrir nesta data: conheça as alternativas
    Uma das estações de Metro mais movimentadas do país encerrou e só volta a abrir nesta data: conheça as alternativas
  • Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão
    Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão
  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento