Nós movimentamo-nos no espaço a três dimensões num certo momento do tempo. Mas o que é o espaço e o tempo? Apesar de não sabermos exactamente o que é cada um deles, dominamos o espaço na superfície da Terra, quanto ao tempo limitamo-nos a registar a sua passagem.
Na matemática existe a quarta dimensão, mas não conseguimos imaginá-la e muito menos representá-la. Mas podemos especular e fazer uma hipótese de caricatura dessa dimensão, apenas como exercício retórico.
O cubo é o representante perfeito das três dimensões do espaço, se quisermos juntar-lhe a variável ‘tempo’, 4ª dimensão, não fazemos a mínima ideia de como faze-lo. Se o conseguíssemos fazer então poderíamos percorrer essa dimensão como percorremos as arestas do cubo, estaríamos a poder manusear o tempo e poderíamos talvez ‘viajar’ no tempo. Explicaria também o porquê de os OVNIs se movimentarem a velocidades superiores a 30 MAC, sem emissão de fumos ou gases, isto segundo as filmagens oficiais de pilotos de diferentes Forças Armadas e de pilotos da aviação comercial, bem como de pessoas comuns na sua vida quotidiana. Bastará às entidades controladoras dos OVNIs alterarem a sua velocidade no e do tempo, se o poderem fazer (?), como a nossa velocidade no tempo não se altera, parece-nos estarmos parados no espaço, tal como se alguém a viajar de carro ao atirar uma bola pela janela vê-a ficar para trás mas quem está parado vê-a ir para a frente. Tudo é relativo. Há um século só podíamos dizer que a luz se propagava em linha recta, graças a Einstein, e já comprovado, hoje sabemos que a luz descreve uma ligeira curvatura quando passa ao lado de objectos celestes de grande dimensão, como estrelas ou planetas.
O que conhecemos do espaço e do tempo limita-se à nossa própria dimensão individual e coletiva, num planeta minúsculo, num remoto recanto do universo. Se alguma vez a espécie humana conseguir dominar a variável ‘tempo’, então poderemos dizer que estamos actualmente na pré-história do conhecimento. Creio que essa capacidade nos abriria as portas do Universo. Actualmente a Humanidade não está mentalmente preparada para um conhecimento profundo dessa dimensão.
Sou ignorante nas questões da física e da astrofísica, mas isso não me impede de ser curioso e de formular perguntas para as quais não tenho resposta nem espero que alguém me responda porque ninguém sabe, tal como quando falamos para um gato também não esperamos que ele fale connosco porque ele não sabe falar.
A espécie humana continuará por muitos séculos sem saber o que é o tempo e que energia utilizam os OVNIs, ou até talvez nunca saiba porque pode desaparecer antes.
Acredito que não somos os únicos seres vivos no Universo.