08/07/2006 – 7:15 – Aguardo ansiosamente a tua chegada neste novo mundo meu querido filho, no bloco de partos do Hospital Distrital do Barlavento Algarvio. A tua mãe começou a ter contrações às 3:15 da manhã e acordou-me às 4 da manhã. Acordei sobressaltado, mas a tua mãe sossegou-me e calmamente nos despachámos e fomos com a brisa até ao local que te fez nascer. Podes ter a certeza que farei tudo o que estiver ao meu alcance para seres muito feliz.
09/07/2006 – 7:00 – Acordei a pensar em ti, preocupado com a tua saúde. É que sabes, ter um filho é um misto de felicidade com preocupação, algo que penso que vai-nos acompanhar para o resto da vida. Ficamos muito felizes, mas por outro lado aumenta-nos o sentido de responsabilidade e é normal sentirmos preocupação pelo simples facto de querermos que tudo corra bem. Um dia escrevi que nunca saberia qual seria o meu poema preferido, agora já sei meu poema de vida, meu filho, meu amor. Vou despachar-me para ir ver-te ao hospital e filmar o teu primeiro banho. Um dia espero que passes por isto também e dessa forma compreenderás melhor. Estas linhas são para te dar amor e carinho. És um espalha amor, emanas amor por todos os lados.
14/07/2006 – 17:35 – Existe um elo de ligação entre nós os dois que consiste no seguinte pressuposto: Eu dei-te vida a ti e tu deste-me vida a mim.
17/07/2006 – Trouxeste contigo uma imensa luz que iluminou esta casa e as nossas vidas de uma forma celestial.
07/08/2006 – “Toada de Portalegre” de José Régio, dito por João Villaret. Tens que ouvir um dia meu filho, é deslumbrante, uma das coisas mais magníficas que se podem ouvir. Sabes como termina? “Como se um filho me nascera”. Ter um filho é transcendental, deve ser dos momentos mais eufóricos que temos para viver, espero que um dia gozes bem esse feito, grita, chora, canta, porque esse momento não volta mais, é único.
26/10/2006 – Quero que tenhas a sabedoria de compreender a vida e que saibas buscar a felicidade, vou fazer tudo para te transmitir o que acho essencial para tu saberes viver, saberes ser feliz. Nunca te esqueças do humor.
12/11/2006 – Ontem comeste papa pela primeira vez. Comeste-a muito bem, sem qualquer dificuldade. Estás um verdadeiro amor.
25/11/2006 – Vejo-te a andar pelo teu próprio pé , a caminhares para mim, vejo-te na praia com o baldinho e a pá, a brincar com as pistas de carrinhos, a viajares connosco, vejo-te com amigos, com a tua namorada, vejo-te um homem feito, um amigo, um grande companheiro. Vejo-te com prosa fácil e sucesso distinto, vejo-te não sei porquê, na música, vejo-te sorridente, feliz, vejo-te de amor.
08/01/2007 – Fazes hoje seis meses. Parabéns. Meio ano de vida. Meio ano a vivermos juntos, com alegria por estares tão bem. Estás cada vez mais engraçado porque agora começas a ter manifestações de alegria, ou seja, a interagires mais, como por exemplo, quando abrimos a porta da rua, tu já percebes o que vai acontecer e ficas todo contente. É um privilégio ver-te a desbravar o mundo.
25/01/2007 – O objetivo principal da vida é ter muitos momentos felizes, é isso que quero que tu tenhas, muitos momentos desses, mágicos. Não a vale a pena estar a especificá-los, tu saberás depois quais são. Nunca te traias a ti próprio, nunca faças mal a ninguém, porque é lógico que se o fizeres, estarás a fazer mal a ti próprio, mantém- te sempre digno. E já tens um grande trunfo para alcançares esse desiderato, tens um pai companheiro, olha que muitos não tiveram essa sorte. O maior trunfo para se ter sucesso na vida é a inteligência emocional, o saber relacionar-se com os outros, saber cativar os outros, ser simpático, ser considerado sem ser preciso fazer por isso. Começas bem, pelos teus pais és muito considerado, depois terás tempo para aprenderes como seres considerado pelos outros, é muito simples, considera sempre muito os outros, faz com que sejam teus amigos, que fiquem do teu lado, conquista-os, ri com eles, brinca com eles, comunica e verás que tudo é doce e simples. Todas as fases da vida têm o seu encanto, existem valores que são intocáveis, a verdade, a fidelidade, a amizade, a solidariedade e a humildade ( Escrevo contigo a olhares para mim, a quereres brincadeira ). Fizeste birra porque querias brincar com o caderno (onde escrevo isto), olha que engraçado.
04/03/2007 – Anteontem foste pela primeira vez a Lisboa, fomos na sexta ao final da tarde, ficámos no hotel Zenit na 5 de Outubro e viemos no sábado depois de almoço. Foi muito giro, passeámos na baixa, pelo Terreiro do Paço, Rossio, Rua do Carmo, café Brasileira, tirámos fotografias muito boas, ao lado da estátua do Fernando Pessoa, também em frente ao café Nicola, nos monumentos das praças, enfim, foi um passeio muito giro, a tia Tatu também foi connosco. Sabes Xani, o mais difícil na educação de uma criança é prepará-la para enfrentar as pessoas, boas e más, que ela vai encontrar ao longo da vida. O melhor da vida é viajar, passear, mas trabalhar numa coisa que se tem prazer também é muito bom. Mas penso que vais ter a vida facilitada, pois tens dois verdadeiros amigos do teu lado.
16/10/2007 – Alexandre, meu querido, tenho tanto para te dizer, por enquanto só te posso escrever. Nada é fácil nesta vida, é feita de altos e baixos como sabes, mas se tivermos uma amizade forte do nosso pai e da nossa mãe tudo se torna mais fácil. Existem tantos filmes que quero que vejas, tantas séries, tantas músicas que quero que oiças, tantos livros que quero que leias, tantos poemas que quero que declames para mim. Um dia hás-de perceber as coisas muito melhor e vais sempre percebendo melhor, por agora quero que gozes muito bem a tua infância com muitas brincadeiras e muita felicidade. Um abraço meu filho.
25/12/2007 – Natal, natalidade, nascimento, o nascimento de uma criança, o nascimento de um filho, o meu amor por ti aumenta de dia para dia, os teus pais amam-te muito e são as pessoas neste mundo que te querem melhor. Só quando também tiveres um filho e cuidares dele é que perceberás esse grande amor de que te falo. Feliz natal meu querido filho.
05/02/2008 – Nasceste para seres feliz, nunca te esqueças disso, para seres muito feliz. Em criança e na adolescência, nós, os teus pais é óbvio que temos muita responsabilidade nisso, mas depois em adulto és tu que tens que saber procurar, encontrar e ser feliz, mas penso que não vais ter muitas dificuldades em sentir-te feliz onde quer que estejas e com quer que estejas, pois penso que tens uma enorme vantagem e um enorme trunfo, tens-me a mim sempre disponível e feliz para te ver feliz. Vamos rir muito, tenho a certeza. Hoje fomos à praia de manhã onde brincaste com a areia, o balde, as conchas e apanhaste um solinho que te faz bem, ontem também fomos. Neste Carnaval mascaraste-te de elefante, imagina, comprei-te um fato quentinho, ficas muito engraçado. Na sexta passada fomos ver o desfile das crianças na Avenida dos Descobrimentos. Vamos rir muito.
09/07/2008 – Ontem à noite deste espetáculo na rua quando passavas diante dos bares começavas a dançar ao som da música, foi hilariante.
13/11/2008 – Queres saber como estás pequenote? Bem. Estás a crescer, estás muito alto e robusto, estás forte, estás lindo. Por vezes sorrimos os dois e o mundo sorri connosco.
18/04/2009 – Olá meu pequenino, queres saber como és? És muito curioso, gostas de mexer em tudo, de experimentar tudo, és muito irrequieto, não paras um segundo, estás sempre em movimento de um lado para o outro, és muito rezingão, estás sempre a pedir mais coisas, a exigir mais coisas, queres fazer tudo o que nós fazemos, se vou lavar os dentes, também queres, se vou comer algo, também queres, se vou a algum lado, também queres, é óbvio que estas coisas são próprias da idade. Acima de tudo és muito disponível, muito prestável, muito irrequieto, cheio de energia e cheio de vida. Fizeste com que a minha vida também ficasse cheia de energia positiva e de amor.
21/05/2009 – Meu querido filho, oxalá tenhas a possibilidade de ler este diário e que depois tenhas a sabedoria de o interpretar de forma a que percebas que vais ter um entendimento diferente de cada vez que o leres. Isso é a maturidade. O que te digo, é que, quando um dia, precisares de confiar apenas numa pessoa, e essa pessoa és tu mesmo, terás de partir para a resolução de um qualquer momento de acordo com o orgulho que tens em ti mesmo como pessoa, e por isso mesmo deves ao longo da tua vida cultivar uma ética muito própria que passa por teres uma atitude de nunca prejudicar ninguém, seja pessoa ou animal, e ao mesmo tempo nunca te prejudicares a ti próprio, essa é a verdadeira sabedoria da vida.
21/07/2011 – Está a chegar ao fim este caderno que tanto tentou te dar a compreender o que fizemos nestes cinco anos, agora já tens a memória para te lembrares de tudo o que acontece. A vida tem coisas geniais, sublimes, devemos ser sempre gratos por tudo, espero poder te dizer muitas coisas por palavras ditas quando cresceres. O importante é gostares de ti próprio, não ligar à opinião que os outros têm sobre ti, o que interessa é manteres-te firme no valor mais importante de todos, que é o amor, e também a família, os amigos, o bom humor, a alegria, os sorrisos. Estarei sempre por perto para te apoiar, mesmo se não estiver presente. Meu querido, meu bom amigo, adoro-te e amo-te e a tua mãe também te adora e te ama, vê lá meu bom sortudo. Beijinhos, Beijinhos, Beijinhos.