Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo / D.R.
Nacional, Opinião

O Elo do Amor – Diário a um filho (Ao meu grande companheiro e amigo filhotinho) | Por Miguel Xavier Sequeira

Excertos de um diário escrito pelo professor Miguel Xavier Sequeira durante cinco anos

11:51 23 Dezembro, 2022 11:54 23 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Miguel Xavier Sequeira
Professor de Educação Física

08/07/2006 – 7:15 – Aguardo ansiosamente a tua chegada neste novo mundo meu querido filho, no bloco de partos do Hospital Distrital do Barlavento Algarvio. A tua mãe começou a ter contrações às 3:15 da manhã e acordou-me às 4 da manhã. Acordei sobressaltado, mas a tua mãe sossegou-me e calmamente nos despachámos e fomos com a brisa até ao local que te fez nascer. Podes ter a certeza que farei tudo o que estiver ao meu alcance para seres muito feliz.

09/07/2006 – 7:00 – Acordei a pensar em ti, preocupado com a tua saúde. É que sabes, ter um filho é um misto de felicidade com preocupação, algo que penso que vai-nos acompanhar para o resto da vida. Ficamos muito felizes, mas por outro lado aumenta-nos o sentido de responsabilidade e é normal sentirmos preocupação pelo simples facto de querermos que tudo corra bem. Um dia escrevi que nunca saberia qual seria o meu poema preferido, agora já sei meu poema de vida, meu filho, meu amor. Vou despachar-me para ir ver-te ao hospital e filmar o teu primeiro banho. Um dia espero que passes por isto também e dessa forma compreenderás melhor. Estas linhas são para te dar amor e carinho. És um espalha amor, emanas amor por todos os lados.

14/07/2006 – 17:35 – Existe um elo de ligação entre nós os dois que consiste no seguinte pressuposto: Eu dei-te vida a ti e tu deste-me vida a mim.

17/07/2006 – Trouxeste contigo uma imensa luz que iluminou esta casa e as nossas vidas de uma forma celestial.

07/08/2006 – “Toada de Portalegre” de José Régio, dito por João Villaret. Tens que ouvir um dia meu filho, é deslumbrante, uma das coisas mais magníficas que se podem ouvir. Sabes como termina? “Como se um filho me nascera”. Ter um filho é transcendental, deve ser dos momentos mais eufóricos que temos para viver, espero que um dia gozes bem esse feito, grita, chora, canta, porque esse momento não volta mais, é único.

26/10/2006 – Quero que tenhas a sabedoria de compreender a vida e que saibas buscar a felicidade, vou fazer tudo para te transmitir o que acho essencial para tu saberes viver, saberes ser feliz. Nunca te esqueças do humor.

12/11/2006 – Ontem comeste papa pela primeira vez. Comeste-a muito bem, sem qualquer dificuldade. Estás um verdadeiro amor.

25/11/2006 – Vejo-te a andar pelo teu próprio pé , a caminhares para mim, vejo-te na praia com o baldinho e a pá, a brincar com as pistas de carrinhos, a viajares connosco, vejo-te com amigos, com a tua namorada, vejo-te um homem feito, um amigo, um grande companheiro. Vejo-te com prosa fácil e sucesso distinto, vejo-te não sei porquê, na música, vejo-te sorridente, feliz, vejo-te de amor.

08/01/2007 – Fazes hoje seis meses. Parabéns. Meio ano de vida. Meio ano a vivermos juntos, com alegria por estares tão bem. Estás cada vez mais engraçado porque agora começas a ter manifestações de alegria, ou seja, a interagires mais, como por exemplo, quando abrimos a porta da rua, tu já percebes o que vai acontecer e ficas todo contente. É um privilégio ver-te a desbravar o mundo.

25/01/2007 – O objetivo principal da vida é ter muitos momentos felizes, é isso que quero que tu tenhas, muitos momentos desses, mágicos. Não a vale a pena estar a especificá-los, tu saberás depois quais são. Nunca te traias a ti próprio, nunca faças mal a ninguém, porque é lógico que se o fizeres, estarás a fazer mal a ti próprio, mantém- te sempre digno. E já tens um grande trunfo para alcançares esse desiderato, tens um pai companheiro, olha que muitos não tiveram essa sorte. O maior trunfo para se ter sucesso na vida é a inteligência emocional, o saber relacionar-se com os outros, saber cativar os outros, ser simpático, ser considerado sem ser preciso fazer por isso. Começas bem, pelos teus pais és muito considerado, depois terás tempo para aprenderes como seres considerado pelos outros, é muito simples, considera sempre muito os outros, faz com que sejam teus amigos, que fiquem do teu lado, conquista-os, ri com eles, brinca com eles, comunica e verás que tudo é doce e simples. Todas as fases da vida têm o seu encanto, existem valores que são intocáveis, a verdade, a fidelidade, a amizade, a solidariedade e a humildade ( Escrevo contigo a olhares para mim, a quereres brincadeira ). Fizeste birra porque querias brincar com o caderno (onde escrevo isto), olha que engraçado.

04/03/2007 – Anteontem foste pela primeira vez a Lisboa, fomos na sexta ao final da tarde, ficámos no hotel Zenit na 5 de Outubro e viemos no sábado depois de almoço. Foi muito giro, passeámos na baixa, pelo Terreiro do Paço, Rossio, Rua do Carmo, café Brasileira, tirámos fotografias muito boas, ao lado da estátua do Fernando Pessoa, também em frente ao café Nicola, nos monumentos das praças, enfim, foi um passeio muito giro, a tia Tatu também foi connosco. Sabes Xani, o mais difícil na educação de uma criança é prepará-la para enfrentar as pessoas, boas e más, que ela vai encontrar ao longo da vida. O melhor da vida é viajar, passear, mas trabalhar numa coisa que se tem prazer também é muito bom. Mas penso que vais ter a vida facilitada, pois tens dois verdadeiros amigos do teu lado.

16/10/2007 – Alexandre, meu querido, tenho tanto para te dizer, por enquanto só te posso escrever. Nada é fácil nesta vida, é feita de altos e baixos como sabes, mas se tivermos uma amizade forte do nosso pai e da nossa mãe tudo se torna mais fácil. Existem tantos filmes que quero que vejas, tantas séries, tantas músicas que quero que oiças, tantos livros que quero que leias, tantos poemas que quero que declames para mim. Um dia hás-de perceber as coisas muito melhor e vais sempre percebendo melhor, por agora quero que gozes muito bem a tua infância com muitas brincadeiras e muita felicidade. Um abraço meu filho.

25/12/2007 – Natal, natalidade, nascimento, o nascimento de uma criança, o nascimento de um filho, o meu amor por ti aumenta de dia para dia, os teus pais amam-te muito e são as pessoas neste mundo que te querem melhor. Só quando também tiveres um filho e cuidares dele é que perceberás esse grande amor de que te falo. Feliz natal meu querido filho.

05/02/2008 – Nasceste para seres feliz, nunca te esqueças disso, para seres muito feliz. Em criança e na adolescência, nós, os teus pais é óbvio que temos muita responsabilidade nisso, mas depois em adulto és tu que tens que saber procurar, encontrar e ser feliz, mas penso que não vais ter muitas dificuldades em sentir-te feliz onde quer que estejas e com quer que estejas, pois penso que tens uma enorme vantagem e um enorme trunfo, tens-me a mim sempre disponível e feliz para te ver feliz. Vamos rir muito, tenho a certeza. Hoje fomos à praia de manhã onde brincaste com a areia, o balde, as conchas e apanhaste um solinho que te faz bem, ontem também fomos. Neste Carnaval mascaraste-te de elefante, imagina, comprei-te um fato quentinho, ficas muito engraçado. Na sexta passada fomos ver o desfile das crianças na Avenida dos Descobrimentos. Vamos rir muito.

09/07/2008 – Ontem à noite deste espetáculo na rua quando passavas diante dos bares começavas a dançar ao som da música, foi hilariante.

13/11/2008 – Queres saber como estás pequenote? Bem. Estás a crescer, estás muito alto e robusto, estás forte, estás lindo. Por vezes sorrimos os dois e o mundo sorri connosco.

18/04/2009 – Olá meu pequenino, queres saber como és? És muito curioso, gostas de mexer em tudo, de experimentar tudo, és muito irrequieto, não paras um segundo, estás sempre em movimento de um lado para o outro, és muito rezingão, estás sempre a pedir mais coisas, a exigir mais coisas, queres fazer tudo o que nós fazemos, se vou lavar os dentes, também queres, se vou comer algo, também queres, se vou a algum lado, também queres, é óbvio que estas coisas são próprias da idade. Acima de tudo és muito disponível, muito prestável, muito irrequieto, cheio de energia e cheio de vida. Fizeste com que a minha vida também ficasse cheia de energia positiva e de amor.

21/05/2009 – Meu querido filho, oxalá tenhas a possibilidade de ler este diário e que depois tenhas a sabedoria de o interpretar de forma a que percebas que vais ter um entendimento diferente de cada vez que o leres. Isso é a maturidade. O que te digo, é que, quando um dia, precisares de confiar apenas numa pessoa, e essa pessoa és tu mesmo, terás de partir para a resolução de um qualquer momento de acordo com o orgulho que tens em ti mesmo como pessoa, e por isso mesmo deves ao longo da tua vida cultivar uma ética muito própria que passa por teres uma atitude de nunca prejudicar ninguém, seja pessoa ou animal, e ao mesmo tempo nunca te prejudicares a ti próprio, essa é a verdadeira sabedoria da vida.

21/07/2011 – Está a chegar ao fim este caderno que tanto tentou te dar a compreender o que fizemos nestes cinco anos, agora já tens a memória para te lembrares de tudo o que acontece. A vida tem coisas geniais, sublimes, devemos ser sempre gratos por tudo, espero poder te dizer muitas coisas por palavras ditas quando cresceres. O importante é gostares de ti próprio, não ligar à opinião que os outros têm sobre ti, o que interessa é manteres-te firme no valor mais importante de todos, que é o amor, e também a família, os amigos, o bom humor, a alegria, os sorrisos. Estarei sempre por perto para te apoiar, mesmo se não estiver presente. Meu querido, meu bom amigo, adoro-te e amo-te e a tua mãe também te adora e te ama, vê lá meu bom sortudo. Beijinhos, Beijinhos, Beijinhos.

Ténis – 2022 | Por Miguel Xavier Sequeira

           

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto Economia Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Algarve Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Algarve Economia Gastronomia

Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra

16:08 28 Abril, 2026 16:08 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada regressa a Armação de Pêra de 22 a 24 de maio, com inscrições abertas para restaurantes até 4 de maio

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Algarve Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto, Economia, Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Algarve, Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Algarve, Economia, Gastronomia

Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra

16:08 28 Abril, 2026 16:08 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada regressa a Armação de Pêra de 22 a 24 de maio, com inscrições abertas para restaurantes até 4 de maio

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto, Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Algarve, Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Últimas Notícias

  • Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
    Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
  • Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’
    Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’
  • Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro
    Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro
  • MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado
    MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado
  • Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
    Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
  • Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€
    Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal