Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Ano Novo e a lista de resoluções

FILOSOFIA DIA-A-DIA: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

14:00 14 Janeiro, 2022 11:26 16 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Neves PhD
Consultora Filosófica 

Ao estrear de um novo ano é momento de colocar na balança o ano que passou, avaliando os ganhos e as perdas, as conquistas e as derrotas. É também o momento de estabelecer estratégias e definir objectivos, e assim surgem as famosas listas de resoluções. 

No artigo de Dezembro passado falei do perigo de se desacreditar da introspecção e de como isso pode levar à perda da consciência, entendida como falta de sentido de responsabilidade por aquilo que fazemos, pelas opções que tomamos ou pelas consequências dos nossos actos. A discussão sobre se temos ou não livre arbítrio e suas consequências é vasta e ocupar-nos-á durante vários artigos. Para já vamos considerar que o temos, pois fazer uma lista de resoluções para o novo ano pressupõe que a liberdade existe. 

Na tradição cristã a existência de livre arbítrio é precisamente aquilo que nos distingue dos animais. Estes estão pré-determinados, nós, pelo contrário, temos o poder de exercer a nossa vontade, temos liberdade de escolha. Assim sendo, a nossa lista de ano novo pode conter boas ou más resoluções. Qual é o critério que nos permite avaliá-las? Para considerar que uma resolução é boa, ela terá que ser vantajosa para mim. Contudo, a decisão continuará a ser boa se, apesar de me beneficiar a mim, prejudicar outros? É aqui que a questão da ética se articula com a da liberdade. Ainda dentro do enquadramento cristão, a capacidade de poder tomar boas ou más decisões acarreta consequências: recompensa no primeiro caso, punição no segundo, ambos a executar no dia do Juízo Final. 

Na filosofia budista não existe o dia do juízo final, aquilo que mais se lhe aproxima é o chamado Karma — A Lei de Causa e Efeito. Um provérbio tibetano diz o seguinte: “Se quiser conhecer as suas acções passadas, olhe para as suas circunstâncias presentes. Se quiser conhecer o seu futuro, olhe para suas acções presentes”. Assim entendido Karma consiste numa forma holística de olhar para o funcionamento imparcial da Lei de Causa e Efeito. Karma não tem que ver com julgamentos, recompensas ou punições a executar por uma divindade suprema. Pelo contrário, a Lei do Karma atribui-nos a responsabilidade directamente. Quaisquer acções sejam elas pensamentos, palavras ou actos, acabarão por ter um impacto positivo ou negativo. Cientes de que nada se perde no universo os budistas acreditam que o efeito de uma causa ou acção intencional pode ser imediato ou aparecer numa vida futura. 

No entanto, a experiência quotidiana parece oferecer-nos muitos exemplos de como o vício é melhor recompensado do que a virtude. Sem a ideia de um Juízo Final e da existência de vida após a morte, ou sem a crença na teoria da reencarnação talvez tenhamos poucos motivos para buscar a virtude e a justiça quando elas se afastam do interesse pessoal. Mas será, de facto, assim? 

Proponho que deixemos entre parêntesis as crenças budistas ou cristãs e nos concentremos apenas nesta vida que todos experimentamos. A questão que se coloca é a seguinte: é possível que a felicidade genuína resulte de uma motivação egocêntrica ou, pelo contrário, um comportamento ético parece ser condição sine qua non da felicidade? 

Sobre este trinómio liberdade-moralidade-felicidade pensaram muitos filósofos do oriente ao ocidente, desde a antiguidade aos dias de hoje. Não havendo espaço para os referir a todos trarei aqui algumas das perspectivas que me parecem mais relevantes. 

No Livro IV da República, Platão apresenta os principais aspectos da alma humana que divide em racionais, espirituosos e apetitivos. Todos nós desejamos viver uma boa vida e por isso mesmo uma pessoa sábia luta pela chamada justiça interior, uma condição em que cada parte da alma desempenha o seu papel apropriado: a razão deve ser a guia, a natureza espirituosa deve ser a aliada da razão — exortando-se a fazer o que a razão considera adequado — e as paixões devem submeter-se às determinações da razão. Na ausência daquilo que Platão denomina por justiça interior, o indivíduo é escravizado pelas paixões. Portanto, a liberdade para Platão é uma espécie de autodomínio, alcançada pelo desenvolvimento das virtudes da sabedoria, coragem e temperança, resultando na libertação da tirania dos desejos básicos e na aquisição de uma compreensão mais precisa e na busca resoluta do Bem. 

Aristóteles, embora partilhe com Platão a preocupação de cultivar virtudes, foca-se no papel da escolha em iniciar acções individuais que, com o tempo, resultam em hábitos, para o bem ou para o mal. No Livro III da Ética a Nicómaco, Aristóteles diz que tomamos decisões após deliberar sobre os diferentes meios disponíveis para os nossos fins. A escolha que um indivíduo faz depende, por um lado, do seu estado interno — a percepção das suas circunstâncias e crenças relevantes, desejos e disposições gerais de carácter — e das circunstâncias externas, por outro. Porém, o carácter de uma pessoa molda o modo como ela age. Se escolhermos consistentemente bem (mal), um carácter virtuoso (vicioso) formar-se-á com o tempo. Ser virtuoso ou vicioso está nas nossas mãos! 

Na filosofia budista Karma é também entendido como uma energia de hábito criada por padrões de comportamento repetidos. É difícil livrarmo-nos destas energias de hábito porque tal como numa garrafa de perfume vazia o odor permanece, também os nossos hábitos deixam uma espécie de impressões ou sombras que nos influenciam constantemente. Pode-se dizer que toda a nossa vida é um grande pacote de hábitos que perpetuamos distraidamente. É preciso muita motivação, força de vontade e esforço para desaprender hábitos negativos e treinar em positivos. Bons hábitos conduzem a uma boa vida e vice-versa. 

Sócrates no séc. IV a.C já defendia que a virtude é o meio para alcançar a felicidade — eudaimonia — e, por isso mesmo, exortava os seus contemporâneos a não gastarem mais tempo com a aquisição de bens materiais do que com o aperfeiçoamento das suas almas. Por seu lado Shantideva, o filósofo indiano do séc. VIII, condensa a trágica existência humana deste modo: aqueles que desejam escapar do sofrimento correm na sua direcção; buscando a felicidade, mas sendo ignorantes, destroem as suas causas como se ela fosse um inimigo. Isto deve-se ao facto de a maioria de nós orientar a sua vida por aquilo a que a filosofia budista chama as 8 preocupações mundanas, que se organizam em 4 pares de esperança e medo: querer ganhar e ansiedade de perder; buscar o prazer e fugir da dor; procurar uma boa reputação e receio de uma má reputação; demanda de elogios e apreensão pela falta de reconhecimento. As 8 preocupações mundanas colocam as causas da felicidade na dependência dos outros ou das circunstâncias, portanto, totalmente fora de nós. Esta estratégia é eficaz mas para atingir a infelicidade. 

Afinal em que consistem as boas escolhas? Quais são aquelas que, garantidamente, nos fazem felizes? Ouçamos o que tem a dizer Matthieu Ricard considerado o homem mais feliz do mundo. Este francês de 74 anos, doutorado em biologia molecular e monge budista do mosteiro de Chechen Teennyi Dargyeling no Nepal, numa entrevista dada à BBC em Janeiro de 2021 em que lhe perguntaram qual o segredo da felicidade respondeu simplesmente: “altruísmo e compaixão”. Perante o silêncio e olhar perplexo dos jornalistas Ricard elaborou: “a busca da felicidade egoísta não funciona, é uma situação em que todos perdem. Tornamos a nossa própria vida e a dos outros miserável. Em contrapartida, o altruísmo é uma situação em que todos ganham”. 

Os jornalistas perguntaram então se qualquer um poderia atingir esse estado de liberdade interior que conduz à felicidade. A resposta não se fez esperar: “Claro que sim! Afinal trata-se da nossa própria mente. O nosso controle das condições externas é limitado, efémero e, muitas vezes, ilusório, mas podemos trabalhar com a nossa própria mente enquanto lidamos com ela de manhã até a noite. A nossa mente pode ser nossa melhor amiga ou pior inimiga; é a mente que traduz as circunstâncias externas em felicidade ou infelicidade. Portanto, se pudermos treinar um pouco essa criança mimada que é a mente e dominá-la um pouco, será de grande ajuda para nos libertarmos de nossas tendências habituais e pensamentos automáticos e assim sermos mais felizes”. 

Talvez valha a pena ter isto em conta ao elaborar a lista de resoluções…. 

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected] 

* A autora não escreve segundo o acordo ortográfico 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia Gastronomia Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve Economia Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia, Gastronomia, Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve, Economia, Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal