Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto DR
Cultura, Opinião

Leitura da Semana: Um Longo Caminho para a Água, de Linda Sue Park | Por Paulo Serra

Esta semana, Paulo Serra propõe a leitura de um bestseller mundial há anos no top do New York Times com mais de 3 milhões de exemplares vendidos

08:02 20 Julho, 2023 08:12 20 Julho, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação
em Artes e Comunicação (CIAC)

Um Longo Caminho para a Água, de Linda Sue Park, publicado pela Editorial Presença, com tradução de Isabel Nunes e Helena Sobral, é um pequeno livro, para todas as idades, que se lê em poucas horas. Bestseller mundial há anos no top do New York Times e com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, não será surpreendente que esta narrativa seja adaptada a filme ou série. 

No Sudão, Nya, uma rapariga de onze anos, caminha todos os dias várias horas para ir buscar água numa vasilha de plástico para a família; fá-lo durante meses seguidos, até que regresse a época das chuvas. Certo dia chegam visitantes, que com uma girafa de ferro começam a perfurar o solo. 

Salva, um rapaz da mesma idade, está na escola quando começam os sons de um tiroteio e vê-se obrigado a fugir, sendo separado da família. Torna-se um dos Meninos Perdidos do seu país, o Sudão, e percorre o continente africano, a pé, ao lado de outros refugiados que não perdem a esperança de reencontrar as suas famílias e de encontrar um lugar seguro, ou mesmo voltar às suas aldeias.  

As duas histórias, contadas em paralelo (e com fonte de letra distinta, demarcando assim formalmente as narrativas), entre 2008 e 1985, respectivamente, acabam por se unir no fim, de forma surpreendente – ou talvez não tanto, dependendo da capacidade de um leitor mais atento. A água, um bem tão quotidiano quanto precioso, surge aqui como sinónimo de vida – quer na história de Nya, quer na de Salva, que se vê obrigado a atravessar o deserto. Paradoxalmente, a água é também uma das principais causas de morte, quando é bebida sem ser tratada. 

A história de Salva é a que ganha maior destaque no livro, e a sucessão de azares, de situações-limite por que passa, é de tal ordem, que chega a parecer forçado. Mas a verdade é que este livro se baseia numa história real. A nota da autora, e do próprio Salva, conta-nos como a narrativa é suportada por uma série de leituras sobre a situação do país e de longas entrevistas com o verdadeiro Salva. 

Numa prosa escorreita e acessível, é uma leitura que se apresenta especialmente destinada aos leitores juvenis, entre os 10 e os 14 anos, mas será certamente prazerosa para qualquer idade. É sobretudo um relato tocante que permite colocarmo-nos na pele dos milhões de refugiados do Sudão e de muitos outros países. 

Linda Sue Park é autora de vários livros para jovens leitores. É fundadora e curadora da Allida Books, uma chancela da HarperCollins, e do site KiBooka, uma iniciativa que visa impulsionar as vozes literárias da diáspora coreana.

Leitura da Semana: Redescobrir o mundo, de Jordi Pigem e Neus Caamaño
O Polaco, de J.M. Coetzee | Por Paulo Serra

Últimas

  • Descubra como solicitar o passaporte português e os custos associados ao pedido
    Descubra como solicitar o passaporte português e os custos associados ao pedido
  • Escritora de Boliqueime, Lídia Jorge vence Prémio Eduardo Lourenço 2023
    Escritora de Boliqueime, Lídia Jorge vence Prémio Eduardo Lourenço 2023
  • Não gosta de ter de lidar com público no trabalho? Estas profissões são ideais para si
    Não gosta de ter de lidar com público no trabalho? Estas profissões são ideais para si
  • Embarcação turística ficou encalhada e sem motor na Gruta de Benagil [vídeo]
    Embarcação turística ficou encalhada e sem motor na Gruta de Benagil [vídeo]
  • Portimão adere à caminhada de sensibilização para o cancro da mama. Saiba como participar
    Portimão adere à caminhada de sensibilização para o cancro da mama. Saiba como participar

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve