O Avô Rui. O Senhor do Café é um livro infanto-juvenil com texto de Mariana Jones e ilustração de Joana Gancho, publicado pela D. Quixote. Esta novidade traça o percurso de vida do senhor Rui desde os tempos em que era apenas o menino Rui, e já dizia que ia ser grande, até se tornar no senhor comendador.
Apresenta-se como uma história contada aos mais novos, na hora de chamar os primos e amigos para ouvir uma história. O livro tem de facto um pendor narrativo, em que a Marta, quem conta este conto, é pontualmente interrompida pelas exclamações dos mais pequenos. A história de vida do avô Rui discorre inicialmente com pendor narrativo, ao mesmo tempo que traça em pinceladas gerais um Portugal de antigamente, quando a vida era pobre, a escola separava meninas e meninos, tempos de falta de liberdade nos dois lados da fronteira, e em que se arriscava a vida no contrabando. Traça-se uma cronologia breve, de forma simples, para que os mais novos percebam os acontecimentos e as datas-chave desta biografia. As ilustrações são muito giras e originais, como recortes, cheios de vida e cor, que sobressaem das páginas.
Quando se chega ao final, a narração e a sucessão cronológica cedem espaço a uma prosa mais encomiástica, que volta atrás e reforça aspectos desta personalidade que se quer aqui acarinhar, pelo legado que deixou e pela obra geralmente voltada para o outro, para a comunidade.
Esta é uma breve biografia essencial sobre a vida de um grande homem que nasceu em Campo Maior, que foi avô, pai, filho, empregador, empreendedor, conhecido enquanto fundador de uma das mais importantes marcas portuguesas, a Delta Cafés, mas também pela dedicação e altruísmo.
Mariana Jones nasceu no Porto, em novembro de 1984. É licenciada em Educação Social, com Pós-graduação em Direção Comercial e Vendas. Comercial no Grupo Nabeiro – Delta Cafés. Autora do movimento @depernasparaoar. Mãe de duas. Madrinha de quatro.
Joana Gancho é licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem vindo a divulgar a sua obra em diversas exposições, como “crise? Qual crise?” – exposição individual– Trema – Arte Contemporânea, Lisboa (2010), “Em construção” – Galeria Municipal D. Dinis, Estremoz (2009), “Histórias da Cidade” – exposição individual – Galeria Trema, Lisboa (2008). Este é o seu primeiro livro para a infância.
Leia também: Leitura da Semana: Todos Contam, de Kristin Roskifte | Por Paulo Serra