Haja Paciência, com texto e ilustrações de Gonçalo Viana, publicado pela Orfeu Negro, é um recente título da Colecção Orfeu Mini. Um delicioso álbum infantil que articula uma imaginação exuberante com cenas perfeitamente quotidianas, em que a imagem não se limita a ilustrar o texto, indo muito além do contado. Há páginas que podiam dar um belíssimo filme animado, de uma profunda visão tão poética quanto imaginativa. A prosa é tão irreverente quanto poética, neste livro inteligente que dialoga directamente com os leitores, sejam eles miúdos ou graúdos. Uma história profundamente reflexiva que implica e explicitamente invoca outras tantas histórias nossas conhecidas, apelando à curiosidade dos mais novos e à nossa paciência para contar uma história que os faça pensar demoradamente no que ouvem, lêem e vêem.
Desvendar um livro é como espreitar pelo buraco da fechadura para uma casa. E é assim justamente que começa este livro:
“Quem está aí? Alguém à espreita? Uma visita surpresa?”
Calhou a este pequeno homenzinho o azar de morar num livro de histórias e é na sua porta que estamos a bater, vestidos de pijama.
Sem paciência para continuar a encarnar o Pinóquio ou a Cinderela, cansado de andar “feito marioneta, preso pelas linhas do texto”, esta personagem deixa a nosso cargo aprendermos a contar a nossa própria história. E a descobrir a sua moral.
Gonçalo Viana formou-se em arquitectura. Hoje dedica-se em exclusivo à ilustração. Tem publicado os seus álbuns em Portugal e no estrangeiro.