Amor é…, de Sophie Beer, publicado pela Lilliput, com tradução de Raquel Dutra Lopes, conjuga ilustrações divertidas e ternurentas, cheias de cor, alegria, ritmo, com afirmações simples que se limitam a sugestionar as ínfimas manifestações do amor. Desde fazer um bolo numa data especial a afugentar os monstros ou dar um beijo de boa-noite, este álbum mostra-nos como o amor se pode demonstrar em ínfimos gestos do quotidiano: pai e filha numa festa de chá ou uma família inteira, numa tenda improvisada, a ler mais uma história, já cheios de sono…
As ilustrações focam-se sobretudo na vida famíliar (o título original do livro é, aliás, Love makes a Family), e são pertinentemente inclusivas, evidenciando como o conceito de lar hoje deve ser entendido para além do género, etnia ou religião, e abrange todos, independentemente de terem um só pai ou uma só mãe, mãe e pai, dois pais, e duas mães.
Em suma, a mensagem é a de que todas as famílias são diferentes, mas todas elas são feitas a partir de um mesmo ingrediente: o amor.
Sophie Beer licenciou-se em Direito e também em Indústrias Criativas, com distinção, na Queensland University of Technology.
Desligou-se da lei e agora trabalha principalmente com ilustração infantil e outros assuntos editoriais. É autora de outro álbum publicado em Portugal pela Lilliput, sobre questões ambientais, intitulado Mudar Começa por Nós.
Leia também: Um Ocidente Sequestrado Ou a Tragédia da Europa Central, de Milan Kundera | Por Paulo Serra