Amigos, livro de estreia da ilustradora romena Daniela Sosa, publicado pela Lilliput (Penguin Kids), com tradução de Lara Xavier, é um álbum sobre a maior riqueza que nós podemos ter na vida.
Este álbum infantil, para crianças e adultos, ilustra-nos, num texto simples, lapidar, quase poético, como, pela vida fora, iremos encontrar muitos amigos e cada amizade será completamente diferente e única. Mesmo quando nos sentimos sós, é sempre uma questão de tempo até aparecer um amigo, ou dois, ou três.
Algumas amizades duram apenas alguns momentos, mesmo que essa recordação fique suspensa no tempo. Outras amizades conhecemos desde sempre ou vão acompanhar-nos para todo o sempre. Algumas amizades começam com palavas. Outras terminam.
Este livro introduz o conceito de amizade e as várias formas como esta se manifesta ao longo da nossa vida – e nem os amigos imaginários são esquecidos –, bem como a vasta gama de sentimentos que a amizade faz irromper em nós, da alegria à inveja.
As ilustrações são belíssimas, ternurentas, e mesmo sem texto podem dizer muito, como, perto do fim, vemos atravessar as páginas um pequeno avião de papel com uma mensagem de esperança.
Daniela Sosa é uma talentosa ilustradora que veio da Roménia para estudar Ilustração do Livro Infantil em Cambridge. Pouco depois, começou a trabalhar com algumas das maiores editoras infantojuvenis.
Leia também: Leitura da Semana: Gustavo – O Fantasma Tímido, de Flavia Z. Drago | Por Paulo Serra