Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto DR
Ciência, Opinião, Sociedade

Esta noite há uma super-lua para ver | Por Fernando J.G. Pinheiro

Já o pico de atividade da chuva de estrelas Delta-Aquáridas ocorrerá na madrugada de 28 de julho

18:08 3 Julho, 2023 18:17 3 Julho, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A conjunção superior de Mercúrio (posicionamento deste planeta para lá do Sol) sinaliza a primeira madrugada deste mês. Neste mesmo dia deu-se o instante de maior aproximação aparente (apulso) entre os planetas Vénus e Marte. Estes astros foram vistos a oeste ao anoitecer desse dia ao mesmo que a Lua surgirá sudeste à junto à constelação do Escorpião.

Neste mesmo dia comemorou-se o 30º aniversário das primeiras observações do cometa Shoemaker–Levy 9 pelo telescópio espacial Hubble. Este foi um cometa que se havia fragmentado aquando da uma passagem demasiado próxima a Júpiter no ano anterior, e em cujo planeta iria colidir um ano depois, sendo a primeira colisão com um planeta do sistema solar (que não a Terra) que observamos.

FERNANDO J.G. PINHEIRO
Astrónomo, investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra

Dia 3 ira ocorrer a Lua cheia. Visto esta efeméride acontecer lugar um dia e meio antes da chegada da Lua ao seu perigeu) ponto da órbita mais próximo da Terra) a Lua parecer-nos-á um pouco maior do que é habitual: é a famosa super-lua cheia

Pelas 20 horas de dia 6 a Terra chega ao seu afélio, o ponto da sua órbita mais afastado do Sol (distando 1.0167 unidades astronómicas). Mas como nesta altura do ano o nosso hemisfério se encontra voltado na direção do Sol, acaba por receber mais radiação solar do que aquando da sua maior aproximação ao Sol.

Céu a sudoeste ao início da noite de dia 3. Igualmente é visível a posição dos planetas Mercúrio Vénus e Marte e da Lua na noite de dia 20, e desta última na noite de dia 25

Cinco horas após esta efeméride a Lua irá nascer junto ao planeta Saturno o qual, por estes dias, se encontra na constelação do Aquário.

Neste mesmo dia 7 perfazem 20 anos do lançamento do rover  Mars Explorer Rover-B (também conhecido por Opportunity) pela NASA a partir da sua base do Cabo Canaveral. Durante 14 anos e 4 messes esta missão ajudou-nos a conhecer melhor o planeta Marte.

Um dia depois será o 90º aniversário da publicação na revista Nature da descoberta de ondas rádio emanadas da direção do centro da nossa galáxia por Karl Jansky . Por este e outros trabalhos neste domínio Jansky é chamado de pai da radioastronomia, motivo pelo qual existe uma unidade de fluxo de radiação rádio por unidade de superfície com o seu nome (o jansky) assim como uma cratera no bordo oriental da Lua.

Céu a sudoeste ao início madrugada de dia 26, com o radiante da chuva de meteoros Delta Aquáridas. Igualmente é visível a posição da Lua na madrugada de dia 10.
(imagens adaptadas de Stellarium)

O quarto minguante dar-se-á na madrugada de dia 10. Neste mesmo dia dar-se-á a maior aproximação de Marte a régulo o coração da constelação do Leão. Duas madrugadas depois iremos assistir ao nascimento da Lua junto ao planeta Júpiter.

Dia 17 terá lugar a Lua Nova. Motivo pelo qual só voltaremos a ver o nosso satélite natural ao final da tarde de dia 19, quando esta se estiver a pôr ao lado de Mercúrio,

O quarto crescente irá coincidir com a última terça-feira do mês. Dois dias depois dar-se-á a maior aproximação entre os planetas Mercúrio e Vénus.

Durante a segunda metade do mês surgirão algumas estrelas cadentes parecerão provir da vizinhança da estrela delta da constelação do Aquário. Estes meteoros farão parte da chuva de estrelas Delta-Aquáridas, cujo pico de atividade decorre na madrugada de dia 28. Infelizmente mesmo em condições de observação ideais, este pico nunca chega a superar a vintena de meteoros por hora.

Boas observações!

Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho

Últimas

  • Descubra como solicitar o passaporte português e os custos associados ao pedido
    Descubra como solicitar o passaporte português e os custos associados ao pedido
  • Escritora de Boliqueime, Lídia Jorge vence Prémio Eduardo Lourenço 2023
    Escritora de Boliqueime, Lídia Jorge vence Prémio Eduardo Lourenço 2023
  • Não gosta de ter de lidar com público no trabalho? Estas profissões são ideais para si
    Não gosta de ter de lidar com público no trabalho? Estas profissões são ideais para si
  • Embarcação turística ficou encalhada e sem motor na Gruta de Benagil [vídeo]
    Embarcação turística ficou encalhada e sem motor na Gruta de Benagil [vídeo]
  • Portimão adere à caminhada de sensibilização para o cancro da mama. Saiba como participar
    Portimão adere à caminhada de sensibilização para o cancro da mama. Saiba como participar

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve