Estimados Leitores, no dia 24 de junho celebra-se o Dia de São João Baptista, tal efeméride faz com que em Vários Municípios Portugueses seja Feriado Municipal, como é o caso na Nossa Bela Cidade de Tavira que tem como Dia da Cidade o Dia de São João Baptista, assim a Crónica Espiritual deste mês irá versar sobre a Vida desse Profeta, que em tantas localidades deste nosso Algarve e Portugal é Celebrado.
Comecemos por entender a simbologia do Nome deste espírito de Luz, o nome de João tem como significado “Agraciado por Deus” e Baptista tem como significado “aquele que emerge”, assim concluímos que o nome de João Baptista tem por simbologia espiritual “aquele que batiza com a graça de Deus “. Assim, após entendermos o significado do Nome deste Espírito de Luz, vamos então analisar, estudar aquela que foi a sua História e Missão de Espiritual no nosso planeta Terra.

Médium, tarólogo, orientador mediúnico,
popularmente conhecido pelo “Santo do Algarve”
Podemos entender esta sua existência sobre a terra, como a mais vibrante esperança da vinda do Salvador, entregando-se sempre pela verdade e defendendo a verdade independentemente das opressões do seu tempo
João Baptista teve por pais, Zacarias e Isabel, Zacarias era sacerdote no templo, Isabel era prima de Maria mãe de Jesus, logo, João e Jesus seriam primos. Isabel era estéril e Deus na velhice de Isabel concedendo-lhe a graça de ser mãe, apesar da sua avançada idade, Deus opera assim esse prodígio e faz com Isabel desta forma possa vir a ser a mãe desde profeta que celebramos.
– Diferenças e Semelhança entre o nascimento de João e de Jesus:
* Em João o nascimento é anunciado a seu pai Zacarias em Jesus o nascimento é anunciado a sua mãe Maria.
* Isabel era estéril e Deus realiza à Graça desta o deixar de o ser e assim e de forma natural concebe um filho.
* No Nascimento de Jesus, eleva-se a Virgindade de Maria, sendo a virgindade de Maria desenvolvida pelos espíritos de luz, como facto de Maria nunca ter encarnado na Terra e aquando do espírito de Maria se encontrava no plano espiritual antes de encarnar era já um espírito virgem, perfeito, virgem de pecado ou de maldade era virgem em atos e pensamentos como continuar a ser virgem em atos e pensamentos e ações, contudo em relação à sua prima Isabel, esta já teria reencarnado sobre a terra antes, noutras reencarnações, portanto Isabel e Maria são espíritos com um grau de evolução distintos.
**Uma semelhança é que tanto no anunciamento a Zacarias do nascimento de João Baptista como no caso do anunciamento a Maria santíssima do nascimento de Jesus, o porta-voz desta boa Nova em ambos os casos é o anjo Gabriel.
– O Dia do Nascimento de João Baptista:
O nascimento é celebrado a 24 de junho, é uma data simbólica, uma vez que se adotou simbolicamente também a data do nascimento de Jesus para o dia de 24 de dezembro, como João era mais velho 6 meses, daí a data 24 de junho. Não é uma data concreta mas sim simbólica pois o nascimento de João Baptista foi fixado pela data simbólica que representa o dia do nascimento de Jesus.
João nasce no solstício de verão, anunciando a alegria da vinda do Messias, assim como o verão traz a alegria às nossas vidas, por sua vez, no caso de Jesus fixa-se o seu nascimento para o solstício de inverno tendo uma representatividade simbólica de que Jesus é a LUZ que abre caminhos e Alumia entre as trevas, trevas essas que são as escuridão associada ao inverno e Jesus com a sua Luz vem dissipar essas trevas da ignorância.
– Vida e Missão de João Baptista:
A missão de João, já havia sido profetizada séculos antes deste nascer, pelo profeta Isaías, dizendo este: “A voz que clama no deserto, preparar os caminhos de senhor, endireitai as suas veredas”. Com esta passagem já o profeta Isaías profetiza o que haveria de ser então a missão de João.
João tinha assim como missão anunciar a vinda do Salvador seu primo Jesus e pregar para que ocorresse a conversão dos pecadores para que estes se pudessem arrepender da maldade humana que havia neles e uma vez o arrependimento consumado, depois pela graça do batismo pudessem esses Homens e Mulheres nascer de novo e receber Cristo com a Alma “limpa”, deixando a vida velha de maldade para trás e abraçando a vida nova de paz e amor ao próximo.
Um facto curioso na vida de João Baptista e de Jesus é o facto de Jesus pedir a João Baptista seu primo para que este o batize, Jesus não necessitava de ser batizado, mas para nos dar o exemplo, Jesus como nosso maior mestre e exemplo positivo que existiu para que pudéssemos entender o sentido da vida, assim Jesus solicita o baptismo para dar exemplo a todos, para que deixassem essa vida velha, de pecados, ódios, traições e mentiras para trás e abraçando o Amor que guia a Deus Pai.
E assim foi a missão do João perdoar os pecados e batizando, após existir arrependimento pessoal de cada um, alertando os Homens e Mulheres do seu tempo para a Chegada do reino de Deus, esse reino do qual seria arauto e exemplo o seu primo Jesus, um reino de Paz, de justiça, de fraternidade, de amor e caridade um reino onde a mentira não tem presença e a verdade sempre vence.
Morte, o Despreendimento Espiritual de João Baptista:
João Baptista é mandado degolar por Salomé, e a cabeça de João Baptista é servida numa bandeja, pois o Rei Herodes mantinha um caso amoroso com a sua cunhada, o que era considerados serem amantes, e João Baptista que presava pela retidão, manifestou-se publicamente contra essa união e desta forma Salomé atende ao pedido de sua mãe, que não havia gostado de ouvir as palavras contra a sua união com o rei, como desejo pede a decapitação de João Baptista.
A Morte física, ou seja o Despreendimento Espiritual de João Baptista, celebra-se a 29 de agosto, a que a esse dia se dá popularmente o nome no Algarve, do dia de São João de Degola, pelo facto de São João Baptista ter sido degolado.
Como conclusão da Missão espiritual de vida terrena de João Baptista, podemos entender esta sua existência sobre a terra, como a mais vibrante esperança da vinda do Salvador, entregando-se sempre pela verdade e defendendo a verdade, independentemente das opressões do seu tempo, São João Baptista é sem dúvida um farol de Coragem e de Esperança para todos nós.
Um santo e abençoado mês de junho e um Feliz Dia da Cidade de Tavira, Dia de São João. Do Algarve para o Mundo um Irmão na Fé.
Leia também: Espiritualidade em Crónica: Dia da Espiga – Quinta-feira de Ascensão | Por João Correia Tarólogo
