As Bibliotecas sejam elas públicas ou escolares são sempre uma mais valia para anossa sociedade e acrescentam valor às nossas vidas, desde que sejamos capazes de tirar o melhor partido do que elas nos podem oferecer.
Em tempos de pandemia foi necessário fazer reajustes para poder reabrir as Bibliotecas e aos poucos fomos assistindo à sua abertura de portas, com mais ou menos restrições, mas disponibilizando de forma cautelosa, e sempre em segurança, os vários serviços. A pandemia agudizou ainda mais as diferenças sociais, ao mesmo tempo, que diminuiu o poder de compra de muitas famílias, por isso é fundamental relembrar a todos o papel das Bibliotecas e os serviços gratuitos oferecidos pelas mesmas.
As bibliotecas prestam vários serviços, a destacar o serviço de empréstimo domiciliário que continua a ser bastante procurado, cujo período de quarentena em relação aos documentos é respeitado pelos utilizadores que também se adaptaram às novas regras de funcionamento dos serviços.
Se nos primeiros meses deste confinamento os Clubes de Leitura/Comunidades de Leitores sofreram uma paragem forçada, aos poucos retomaram a sua atividade via online,mais uma vez ultrapassando as dificuldades dos novos tempos.
Por outro lado, as horas do conto, até ao momento presenciais, foram também elas reinventadas e as Bibliotecas passaram a partilhá-las, e continuam a fazê-lo, nas suas redes sociais, assim como sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em família.
A presença em linha diária nas redes sociais, leva aos leitores sugestões de leitura, leitura de poesia e dá a conhecer ainda mais o fundo documental diversificado que compõe as nossas Bibliotecas
As atividades presenciais, como por exemplo as apresentações de livros, também acontecem em algumas bibliotecas algarvias respeitando as regras de segurança, que a maioria dos utilizadores já conhece, e com menos lugares sentados, de forma a garantir o distanciamento.
Num tempo em que as máscaras se tornaram essenciais nas nossas vidas, façamos com que os livros se tornem ainda mais amigos e fundamentais em todas as horas.
Ana Viegas
(Biblioteca Municipal de Lagoa – [email protected])