Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Ensino, Nacional, Opinião

Educação e Ensino. A tendência pedagógica para o mundo digital | Por Ludgero Faleiro

“Pergunta-se: qual vai ser o papel do homem de futuro e que sociedade se pretende construir, se cada vez menos se saberá escrever, ler, memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar, comparar, criar, concluir, etc”

13:18 16 Maio, 2023 16:59 16 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
LUDGERO FALEIRO
* Pós-graduado em SHST; – Técnico Superior nível 6 com CAP; – Licenciado em História e Ciências Sociais; – Gestão e Administração de Escolas (curso no Instituto Superior de Educação e Trabalho, ex-ISET); – Pedagogo; – Cidadão pró-activo e historiador; – Outras…”

1- Preâmbulo

Sim, infelizmente, o mundo vai caminhando para o digital e robótica.

Como é possivel deixar-se o homem entregue à decisão de uma máquina criada, programada, ou manipulada pelo próprio homem de pensamento mais “materialista” do que humano?

Esta é pois uma nova tendência pedagógica a ser praticada no nosso sector de Educação e Ensino mas que não está isolada, a nível internacional.

2- Desenvolvimento

O mundo do grande capital é o grande dominante, perante este e outros tipos de mudanças, que vão surgindo nas sociedades humanas comandadas e controladas.

Repara-se que o que está por trás daquilo que parece inofensivo, é a criação de autênticos “zombies”, controlados e manipulados, através do poder do dinheiro que até domina o poder político, entre outros.

Quanto mais capital houver disponível, tanto melhor para os seus adeptos cheios de “apetite material e monetário”…

Descapitalizam-se algumas das já parcas economias de pessoas e de países para um engrandecimento ao nível económico de alguns em nome individual, ou de grupo cooperativo com tal afinidade (o capital).

Ao grande capital não lhe interessa a questão humana, nem sequer a sua cultura, socialização, bem estar e ser, etc.

O que lhe interessa afinal é gente que não saiba, nem pense mas que apenas trabalhe e cumpra para o dito benefício.

Daí que o “ataque” como estratégia a ser feito, comece na célula principal – a Educação e Ensino. Aliás, quem tiver dúvida disso que disperte e analise.

Com determinadas “medidas” que já se aplicam, ou possam ainda a vir a ser implementadas, “poupam-se” quiçá milhões de euros, sobretudo, às grandes empresas do capital, ou mesmo às instituições governamentais e assim, poderem dar-se ao luxo de vir a dispensar professores, funcionários e trabalhadores em geral…

A “máquina” foi inventada para auxiliar o homem nas suas diversas tarefas físicas mas está a ser, infelizmente, usada pelo mesmo para a colocar ao “serviço” de meia dúzia de indivíduos, ou grupos cooperativos que possam desse modo vir a dominar a humanidade…

Foto DR

Ninguém é perfeito sem dúvida neste mundo mas anda-se em permanente luta, a fim de se conquistar os diversos poleiros do PODER.

Então, recorre-se à manipulação de “massas frágeis e distraídas” para a obtenção de fundamentais objectivos.

Na Educação e Ensino já foi criado o novo calendário a iniciar em 2 de maio de 2023, ou por opção das escolas, a escolha do dia 26 de maio para a realização com os novos instrumentos de avaliação – as provas de aferição no ensino (2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade), tendo por base as disciplinas de Educação Artística, Educação Física, Português e Estudo do Meio, Matemática e Estudo do Meio, Tecnologias de Informação e Comunicação, História de Portugal, Geografia de Portugal, Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais.

Foto DR

Haverá as provas finais no 9.º ano (avaliar o desempenho dos alunos no final do ciclo do ensino básico) que contribuem com o peso de 30% da avaliação das disciplinas avaliadas.

As provas nacionais são realizadas para os 11.ºs e 12.ºs anos de escolaridade, e sendo estas de âmbito nacional, servem para conclusão do ensino secundário… As mesmas, não estão a ser aplicadas nos moldes mais adequados e desejáveis, segundo a perspectiva de quem é, verdadeiramente, Pedagogo e que pensa de forma diferente e mais alargada…

O que se pretende ao fim e ao cabo fazer é como que uma espécie de “ensaio”, cujo horizonte será levado até aos 12.º anos de escolaridade e assim eis como que uma preparação para o mundo digital pretendido.

As vertentes de ensino das humanidades, estão com este novo método avaliativo secundarizadas e por conseguinte, os alunos vão deixando cada vez mais para trás, o saber ler, interpretar, escrever e assim, impreparar-se para o seu futuro, inclusivamente, também, para a formação de políticos e governantes que ficarão sem competências, adequadas para o desempenho das suas funções.

Aliás, já se vai notando tais efeitos na nossa sociedade com algumas mudanças ocorridas, no sistema de ensino-aprendizagem…

Pergunta-se: qual vai ser o papel do homem de futuro e que sociedade se pretende construir, se cada vez menos se saberá escrever, ler, memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar, comparar, criar, concluir, etc.

Por onde ficarão as taxionomias, utilizadas no Método do ensino-aprendizagem, nomeadamente, a taxonomia de Boom, a concepção de Hameline que é a síntese das propostas de Mager, Gilbert e Birzea?!

Meus caros amigos sem objectivos nos diversos domínios definidos para a vida, ao nível das aprendizagens cognitivas, psicomotoras, objectivos gerais e específicos, seremos como que um barco sem rumo, perdido no meio do oceano, sem motor, velas ou remos.

Entregarmo-nos ao mundo Digital e da Robótica, sobrevalorizando o papel do Homem em sociedade será o caminharmos, apressadamente, para a sua própria destruição.

Foto DR

Aliás, temos nos nossos dias, o exemplo da evolução da tecnologia da computorização que é parte ligada, inclusivamente, à Robótica, Electrotecnica, Electrónica, Mecanotecnia, etc, uma dependência dos meios de actuais de comunicações, nomeadamente, através dos telemóveis, computador, etc.

* A pandemia da Covid19, também, veio contribuir, nomeadamente, para o refúgio do homem em sua própria casa, através da prática do tele-trabalho, da necessidade de marcacão de consultas médicas, dados informativos e resolução de assuntos indispensáveis, etc.

A falta da presença física no tratamento destas e de outras questões pertinentes surgiu mas, tristemente, arranjou-se ainda maior burocracia e dificuldade para a resolução de determinados problemas que se julgaria vir a acontecer.

As acessibilidades através de aplicações funcionais, não estão adaptadas às urgências e até no cumprimento de datas.

3- Algumas consequências nefastas e perigosas.

O invento da bomba atómica e dos mísseis telegiados de longo alcance com o objectivo da destruição em massa, é um sinal do ponto de chegada ou partida, da irracionalidade humana.

Chegou-se ao “cúmulo” de serem já inventadas máquinas robots para se fazer sexo, ou servir de fetiches.

Bem, para a procriação já não faltará muito e assim será dispensada como proveniente do acto de relação entre homem-mulher, nem sequer é necessário a instituição “família” – uma desumanização acelerada.

4- Conclusões

As máquinas terão sempre as “limitações de resposta às emoções e sentimentos e não têm capacidade para pensar e exprimir emoções, pelo menos, por enquanto”.

Ora isto é “algo” que começa a denotar a falta de ética e moral. É, pois a apontada desumanização em marcha.

Será esta a dialética que se pretende para a história humana – PASSADO-PRESENTE-FUTURO?

Como será estabelecida esta correlação no mundo digital e robótico, eis pois a questão!

Foto DR
“Cooperativismo quiçá alinhado”| Por Ludgero Faleiro
A SECA E A INACÇÃO | Por Ludgero Faleiro
Breve história do 25 de Abril de 1974 | Por Ludgero Faleiro
Em homenagem aos combatentes da guerra do Ultramar (1961-1974) | Por Ludgero Faleiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Neves a festejar o golo.
Desporto Mundo Nacional

Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional

09:20 27 Junho, 2026 14:32 27 Junho, 2026 | João Luís

Resultados da madrugada ajudaram Portugal a garantir o apuramento para os 16 avos do Mundial 2026 antes do jogo com a Colômbia

Algarve Cultura

Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi

10:00 27 Junho, 2026 08:27 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão realiza-se a 2 de julho e tem como convidado Luís Barriga, recém-eleito presidente da Junta de Freguesia

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas

09:40 27 Junho, 2026 09:17 27 Junho, 2026 | João Luís

Prazo para entregar o IRS termina a 30 de junho. Saiba que coimas podem aplicar-se e o que fazer se falhar a data limite

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Algarve Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

João Neves a festejar o golo.
Desporto, Mundo, Nacional

Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional

09:20 27 Junho, 2026 14:32 27 Junho, 2026 | João Luís

Resultados da madrugada ajudaram Portugal a garantir o apuramento para os 16 avos do Mundial 2026 antes do jogo com a Colômbia

Algarve, Cultura

Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi

10:00 27 Junho, 2026 08:27 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão realiza-se a 2 de julho e tem como convidado Luís Barriga, recém-eleito presidente da Junta de Freguesia

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas

09:40 27 Junho, 2026 09:17 27 Junho, 2026 | João Luís

Prazo para entregar o IRS termina a 30 de junho. Saiba que coimas podem aplicar-se e o que fazer se falhar a data limite

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Algarve, Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Últimas Notícias

  • Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão
    Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão
  • Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta
    Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta
  • Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi
    Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi
  • Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas
    Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas
  • Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional
    Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal