Nos Países Baixos, o ano de 2033 já está a ser alvo de disputa cultural. Várias cidades holandesas, incluindo Haia*, Nijmegen** e Groningen***, expressaram a sua intenção de se candidatarem ao cobiçado título de Capital Europeia da Cultura. A honra, que apenas surge uma vez a cada quinze anos, representa uma oportunidade única para destacar o património cultural e dinamizar a comunidade.
Haia avança na corrida
Haia parece estar na liderança, com a sua candidatura já bem estruturada. A iniciativa partiu dos criadores culturais da cidade e recebeu o apoio da Câmara Municipal. A cidade criou uma página online para recolher ideias, e encontra-se agora a elaborar um manifesto cultural, que servirá de base para a decisão municipal no próximo ano sobre a apresentação da candidatura oficial.
Aposta cultural de Nijmegen
Também empenhada na competição, a cidade de Nijmegen está a dar os primeiros passos com o apoio de organizações culturais, sociais e do município. Sob o lema “Cidade Velha, Espírito Jovem”, Nijmegen defende que a cultura é fundamental para enfrentar os desafios sociais, como a habitação e a coesão social.
Groningen entra na disputa
A mais recente a entrar na corrida é Groningen, onde alguns partidos políticos apresentaram uma moção para que a autarquia explore a possibilidade de se candidatar. A cidade, conhecida pela sua rica herança histórica e cultural, está a ponderar a sua participação, ainda que de forma preliminar.
O legado de Zwolle e Leeuwarden
A notícia refere ainda que a cidade de Zwolle**** manifestou a sua intenção de concorrer há três anos, mas o seu processo parece estar parado. Em 2016, a cidade holandesa de Leeuwarden foi a última a deter este título, deixando um legado cultural significativo na região. O processo de candidatura para 2033 continuará nos próximos anos, com as cidades a apresentarem as suas propostas detalhadas à Comissão Europeia em 2027 e o anúncio da cidade vencedora previsto para 2029.
Edição e adaptação com IA de João Palmeiro com ECOCNews/Serafino Paternoster.

*Haia, sede do governo e das instituições nacionais dos Países Baixos tem 500.000 habitantes e fica no sul deste pais.
**Nijmegen, cidade com 160.000 habitantes fica na fronteira com a Alemanha e é considerada a mais antiga cidade dos Países Baixos com mais de 2000 anos de fundação.
***Groningen, cidade universitária no norte dos Países Baixos com 244.000 habitantes, os estudantes constituem 25% da população o que a torna a cidade mais jovem do pais.
****Zwolle, conhecida como a Veneza verde, tem 120.000 habitantes e situa se no leste do pais.
Leia também: Oulu 2026 prepara-se para transformar o Norte da Finlândia em palco cultural da Europa | Por João Palmeiro