A 15ª Conferência Culture Next terá lugar na cidade de Bielsko-Biała, de 15 a 17 de outubro, sob o tema “Cultura e Bem-Estar”.
A Rede Culture Next** (CN), juntamente com o Urban Culture Institute – City of Weaves***, sediará a segunda Conferência CN de 2025 sob o tema “Cultura e Bem-Estar”.
Representantes de 50 cidades europeias se reunirão em Bielsko-Biała na quinta-feira, 16 de outubro, e na sexta-feira, 17 de outubro, para um momento de reflexão e conexão – ambos cercados pela cidade e pela floresta das montanhas Beskidy.
Bielsko-Biała (em alemão Bielitz) é uma cidade da Polónia, na Voivodia da Silésia, com 171 277 habitantes, segundo os censos de 2017.
A cidade de Bielsko-Biała foi criada a 1 de janeiro de 1951, quando as cidades vizinhas de Bielsko e Biała foram unificadas. Bielsko, que durante séculos pertenceu ao ducado de Cieszyn, foi fundada em 1312. A partir de 1457, o rio Biała passou a ser a fronteira entre a Silésia e a Pequena Polónia. A primeira pertencia à Áustria, enquanto que a segunda pertencia à Polónia.
Em 1723, na outra margem do rio, nasceu a cidade de Biała. Em 1772, Biała foi anexada pela Áustria.
Já no século XX, em 1918, as duas cidades passaram a fazer parte da Polónia renascida, apesar de uma grande parte da sua população ser de origem germânica.
Durante a segunda guerra mundial, a cidade foi anexada pelo Terceiro Reich e a sua população judaica foi enviada para Auschwitz. Após a sua libertação pelo exército vermelho em 1945, a população de origem germânica foi expulsa.
Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

*Cidade polaca candidata a Capital Europeia da Cultura 2029
**A Culture Next é uma associação de cidades europeus candidatas a Capital Europeia da Cultura, independentemente do resultado da candidatura. Constituem uma rede de apoio a continuação dos projetos culturais das cidades. Aveiro, Braga, Faro e Oeiras são cidades portuguesas membros da Culture Next.
***O Instituto de Cultura Urbana – Cidade de Weaves, fundado em 2024 em Bielsko-Biała como parte de sua candidatura à Capital Europeia da Cultura 2029, é um centro cultural que conecta setores público e privado, ONGs e artistas. Com foco na Cultura e Saúde, Arte em Espaços Públicos, Capacidade do Setor Cultural e Literacia Mediática, fomenta colaborações internacionais e promove soluções culturais para a saúde à escala nacional.
Leia também: Évora 2027, impulso político e cooperação europeia solidificam a preparação da Capital Europeia da Cultura
















