A preparação para Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura continua a ganhar ímpeto, marcada por um forte apoio a nível nacional e um envolvimento crescente em redes de cooperação europeia.
A mais recente novidade é o significativo incentivo vindo do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, cujas palavras reforçaram a importância estratégica do projeto.
O reconhecimento da importância nacional
Durante a conferência “Turismo é Portugal”, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro sublinhou o empenho do Governo no sucesso de Évora 2027. O projeto não é visto apenas como um evento cultural, mas sim como um motor de desenvolvimento para a cidade, para o Alentejo e para Portugal.

“Évora 27 – Capital Europeia da Cultura é um projeto que nós acarinhamos, um projeto no qual estamos absolutamente empenhados em desenvolver e em alcançar com todo o sucesso porque é, também, através da promoção da nossa Cultura e do nosso Património que nós podemos fazer diferente e conquistar a margem de progressão que a nossa oferta, como um todo, é capaz de propiciar”, afirmou Luís Montenegro. Este reconhecimento ao mais alto nível reforça a confiança e a colaboração necessárias para a concretização do projeto.
A Presidente da Associação Évora 2027, Maria do Céu Ramos, também participou no evento, integrando o painel sobre “Alentejo: Turismo, Cultura e Competitividade”. No seu discurso, Ramos destacou que ser Capital Europeia da Cultura é uma oportunidadehistórica para a cidade e o Alentejo, servindo como uma plataforma de projeção internacional, capaz de dinamizar a economia e reforçar a identidade cultural da região.
A colaboração europeia em foco
Paralelamente ao apoio nacional, Évora 2027 tem solidificado a sua posição na esfera europeia através de projetos de transferência de conhecimento. A Associação Évora 2027 está ativamente envolvida no projeto ECOC Echo – Maximising the impact of the European Capitals of Culture beyond the spotlight year, no âmbito do Programa Interreg Europe.
O projeto ECOC Echo é crucial para maximizar o legado das Capitais Europeias da Cultura (ECoC) a longo prazo, focando-se na coesão social, desenvolvimento económico e diversidade cultural nas cidades e regiões circundantes. A iniciativa reúne stakeholders de Capitais Europeias da Cultura passadas, presentes e futuras, como Tartu 2024, Leeuwarden 2018, Novi Sad 2022, Veszprém 2023, Chemnitz 2025, Oulu 2026, Liepāja 2027, Évora 2027 e Bourges 2028.
A agenda incluiu a participação no primeiro Seminário de Transferência de Conhecimento ECOC Echo, em Veszprém, Hungria, onde o foco foi a partilha de boas práticas e estratégias de legado, com um olhar atento para o programa Veszprém-Balaton 2023. Os objetivos passam por promover a troca ativa de conhecimento sobre pilares essenciais como programação cultural, infraestrutura, finanças e impacto, e por fortalecer a cooperação europeia.
Em Portugal, a Associação Évora 2027 já organizou um encontro com stakeholders de toda a região do Alentejo para apresentar o projeto ECOC Echo, sublinhando que Évora 2027 é um projeto sub-regional e uma oportunidade coletiva para valorizar e projetar o Alentejo no futuro da Europa. A iniciativa visa reforçar o papel e as capacidades dos stakeholders regionais enquanto amplificadores do legado da Capital Europeia da Cultura.

As referências chave
A atividade recente de Évora 2027 destaca-se pelas seguintes três referências essenciais:
- O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que reforçou o compromisso do Governo com Évora 2027 como motor de desenvolvimento nacional.
- A Presidente da Associação Évora 2027, Maria do Céu Ramos, que posicionou o evento como uma oportunidade histórica para o Alentejo e uma plataforma de projeção internacional.
- O projeto ECOC Echo e a participação no seminário em Veszprém, que sublinham o foco na cooperação europeia e na sustentabilidade do legado para Évora e o Alentejo.
Edição e adaptação de João Palmeiro com Evora27.

Leia também: Café e o potencial de valor agregado na África: um olhar estratégico para Portugal | Por João Palmeiro
















