Inspirado no título do livro Agosto Azul do escritor nascido em Portimão e ex-Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, a Biblioteca Municipal de Portimão vem organizando desde 2021 o encontro literário Verão Azul, convidando escritores e críticos para, em conversas emparelhadas, apresentarem livros, falarem de autores e partilharem leituras entre si e com o público veraneante num jardim da cidade.
Com esta iniciativa, que acontece no ambiente particularmente desafiante de um jardim, o Município de Portimão, através da Biblioteca Municipal, visa, através dos livros e da palavra daqueles que os escrevem, proporcionar o contacto direto com os leitores e, simultaneamente, o usufruto do Jardim 1º de Dezembro, valorizando-o como espaço público de sociabilidade e de convivialidade com sentido na dinâmica cidade.
Desde a primeira edição, que contou com a participação de Lídia Jorge, Nuno Júdice, João de Melo, Afonso Cruz, João Pinto Coelho, Sandro William Junqueira, Ondjaki e Luís Filipe Castro Mendes, a ambição foi tornar esta experiência de convivialidade literária num evento festivo regular incluído no calendário nacional de certames literários com reconhecimento dos autores, editores e do público em geral.
A segunda edição, realizada no ano passado, ano em que se celebrou o centenário do nascimento de José Saramago, teve a curadoria de Carlos Vaz Marques, e contou a participação de Valter Hugo Mãe, Bruno Vieira Amaral e Afonso Reis Cabral, escritores galardoados com o Prémio José Saramago, que, por sua vez, convidaram para a conversa João Pedro Vala, Frederico Pedreira e Manuel Jorge Marmelo. O ciclo encerrou com o encontro entre Violante Saramago, filha de José Saramago, e Miguel Gonçalves Mendes, autor do filme José e Pilar.
A terceira edição do Verão Azul, que acontecerá em julho próximo, será dedicada à poesia, celebrando os centenários do nascimento de Mário Cesariny, Mário Henrique-Leiria, Eugénio de Andrade e Natália Correia, em quatro conversas entre especialistas de cada um dos poetas, intercaladas com leituras de poemas.
Com esta iniciativa fora de portas, a Biblioteca Municipal de Portimão volta a marcar o Verão cultural de Portimão e do Algarve, contribuindo, simultaneamente, para a travessia do espaço público urbano, para a promoção do livro e da leitura e para o desenvolvimento de uma cultura de proximidade.
João Ventura
(Biblioteca Municipal de Portimão)