A decisão de criar uma Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), em Portugal, teve impacto no Algarve, assim como noutras regiões do país, possibilitando a todos os municípios oferecerem às suas populações serviços únicos. Todos podem entrar nas bibliotecas e usufruir do que lhes é disponibilizado, tendo sempre em vista as necessidades de toda a população.
As bibliotecas, tradicionalmente, são espaços privilegiados da leitura e muitas atividades se organizam nesta área tão relevante para o lazer, a aquisição de conhecimentos e a investigação, que acontecem dentro dos seus edifícios e fora deles, como nos hospitais, residências seniores, prisões, praias, etc. As bibliotecas alargam os seus serviços com a organização de conferências sobre diferentes temáticas, colaboram com associações e instituições, locais, nacionais, e outras.
Na nossa região, a criação da BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve, que a 7 de dezembro celebra 5 anos da assinatura de um protocolo pelas autarquias da região, a Comunidade Intermunicipal do Algarve/AMAL, a Universidade do Algarve e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, tem proporcionado uma maior dinâmica, mais diálogo, projetos conjuntos e colaboração entre as várias bibliotecas.
Uma das prioridades iniciais foi a concertação de procedimentos quanto ao empréstimo domiciliário e entre bibliotecas (EIB), a criação de métodos de trabalho que se baseiam na cooperação e rentabilização de esforços e recursos e, através dos canais de comunicação, divulgar as bibliotecas junto da comunidade. A cooperação entre todas as bibliotecas da região tem-se refletido nos serviços e atividades oferecidos aos residentes e visitantes do Algarve:
– Bibliotecas abertas para todos em igualdade de condições;
– Empréstimos no local ou o Empréstimo Interbibliotecas (permite solicitar a qualquer biblioteca um documento que não existe na que lhe está mais próxima;
– Acesso à edição digital de mais de 7000 títulos de jornais e revistas publicados internacionalmente, através da plataforma PressReader, disponível gratuitamente em todas as bibliotecas da rede;
– Publicação mensal de notícias na edição digital do Postal do Algarve e divulgação de atividades na página Facebook (Bibliotecas do Algarve)
– Atividades diversas que acontecem de forma coordenada em todas as bibliotecas: Noite na biblioteca, comemorações do Dia da RNBP, Dia internacional do livro infantil, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Feira da Serra exposições temáticas, Top leituras – com base nas obras emprestadas por todas as bibliotecas, semana do Acesso Aberto, Dieta Mediterrânica, etc.
– Estudos sobre as bibliotecas do Algarve, apresentados em Encontros e Congressos e publicados em livros e revistas.
Outros projetos estão a ser preparados como é o caso do Inquérito de satisfação aos utilizadores, neste momento em execução em todas as bibliotecas da rede, e outros em parceria com diversas instituições.
Siga a BIBAL nas redes sociais!
Visite a Biblioteca mais próxima e aproveite o que esta tem para oferecer!
Maria Margarida Vargues
Biblioteca da Universidade do Algarve)
Cláudia Matos
(Biblioteca Municipal António Ramos Rosa- Faro)
Leia também: A história da Biblioteca Municipal de Lagoa: 40 anos a ler | Por Clara Andrade