Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião, Política

Análise político-sociológica aos resultados de eleições | Por Ludgero Faleiro

‘Infelizmente, as assimetrias sociais são notórias e o mau exemplo começa logo a ser dado a partir de cima pelos próprios governantes e deputados’ | Opinião de Ludgero Faleiro

10:15 6 Agosto, 2024 10:19 6 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ocorreram algumas alterações significativas de âmbito político-sociológico, nas últimas eleições autárquicas, legislativas em Portugal e até mesmo para as europeias no ano de 2024, face aos resultados obtidos que eram até então habituais. Dever-se-ia fazer uma reflexão séria, acerca deste acontecimento.

LUDGERO FALEIRO
Pós-graduado em SHST; Técnico Superior nível 6 em SHST com CAP; Licenciado em História e Ciências Sociais; Gestão e Administração de Escolas (curso no Instituto Superior de Educação e Trabalho (ex-ISET); Outras; Pedagogo; Historiador; Cidadão pró-activo; “Animal Político” naturalmente, como dizia Aristóteles

Que leitura poder-se-á fazer da notada alteração que ocorreu, relativa aos resultados eleitorais dos partidos considerados do arco das governações em Portugal e mesmo para o parlamento europeu, relativamente, à ascensão da extrema-direita?

***

1. Começo por analisar algumas situações ocorridas no nosso país, conducentes ao surgimento da Democracia com o golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 e, também, com o movimento militar de 25 de Novembro de 1975.

A mudança de regime político em Portugal partiu da acção das nossas forças armadas, tendo por base uma insatisfação, emergente das condições profissionais dos então oficiais de carreira e, por conseguinte, culminando com o movimento militar, baseado nos interesses dessa corporação.

É evidente que perante a dita revolta militar, o povo, também, ele insatisfeito com a acção do regime do Estado Novo e as dificuldades económico-sociais, entre outras que passava, acabou por se juntar ao golpe de Estado no 25 Abril de 1974, que terminou em sucesso, sem ter havido, praticamente, derramamento de sangue – a Revolução dos Cravos.

Fotos DR

Após um percurso agitado e confuso de crise governativa, no pós-25 de Abril de 1974, outra movimentação militar ocorreu em 25 de Novembro de 1975, vindo dar a estabilidade ou solidez à necessária democracia, culminando na promulgação da Constituição da República a 25 de Abril de 1976.

2. Foi constituída uma Democracia de Representação para o nosso país e o povo ficou convicto de que a mesma iria satisfazer o desejo geral dos portugueses.

Infelizmente, no meu particular entendimento e até hoje, este tipo de democracia tem desviado ou desvirtuado o seu rumo, relativamente ao expectante acerca de um aperfeiçoamento e construção progressiva da democracia e, isto, por falta de Participação eficaz dos cidadãos em decisões
importantes das governações.

Ao longo do tempo o povo depositou a sua inteira confiança, através do seu voto nos actos eleitorais e por sufrágio universal, nos chamados partidos do arco de governação, sobretudo, no PS e PSD.

Contudo, estes dois partidos políticos mais parecem pensar em servir-se do sistema do que servi-lo, devidamente…

Aliás, seria esperado que o Socialismo Democrático ou a Social Democracia, sendo representados por partidos moderados do centro esquerda e centro direita (não utópicos), trabalhariam no sentido da aproximação de classes mas o que se tem verificado até hoje é que na acção, tal não tenha ainda acontecido, convenientemente.

Infelizmente, as assimetrias sociais são notórias e o mau exemplo começa logo a ser dado a partir de cima pelos próprios governantes e deputados.

Primeiro, no partir e repartir dos “Bolos Orçamentais do Estado” pelos governos, tem sido tirada por eles a sua boa fatia com a anuência e aprovação da AR, criando uma diferenciação acentuada em relação aos demais trabalhadores portugueses, tanto nos salários como nos diversos subsídios e outros privilégios.

As reações não se fizeram esperar no tempo por efeito de vários factores em que a extrema-direita veio aproveitar o momento certo, denunciando e prometendo ao eleitorado tudo vir a recompor e a fazer.

A região do Algarve foi aquela mais significativa, onde o partido CHEGA, conotado com a extrema-direita, se tem feito notar.

3. Houve várias situações que deram origem às novas reacções políticas dos algarvios, nomeadamente:

– o Algarve tem-se debatido com o aumento da sua população, sobretudo, com a fixação exponencial de estrangeiros reformados e imigrantes, na procura de melhores condições de vida;

– o preço das casas pela procura/oferta tem aumentado, bem como a insuficiência de habitações de carácter social, o turismo igualmente afluido em maior número, o nível de vida a subir, significativamente, as condições de acesso ao emprego pela concorrência de mão de obra barata tem vindo a dificultar a vida aos algarvios e estes não têm conseguido acompanhar todas estas mudanças e movimentos;

– os jovens qualificados, e não só, não conseguem emprego estável e bem remunerado para fazerem face ao custo de vida e outras necessidades, a não ser ligados ao turismo, restauração e serviços mas que são na maioria sazonais e precários;

– o setor produtivo carece de maior implementação no Algarve para serem gerados mais postos de trabalho diferenciados.

– os serviços de saúde nesta região são conhecidos como sendo já insuficientes para as necessidades da população do Algarve, que desde há anos vem “reclamando” por um novo hospital público central e melhoramentos, também, a serem efetuados nos respectivos centros de saúde dos concelhos, relativamente, sobretudo, aos serviços de urgência 24 horas, a acrescentar ainda a falta de profissionais nesta área.

– a situação na Agricultura e Pescas, que são dois sectores fundamentais económicos, tem sido descurada pelos vários governos;

– as mudanças climatéricas tem condicionado muito do nosso desenvolvimento económico com a falta de água nas barragens;

– não têm sido construídos reservatórios de abertura e fecho automático, junto às ribeiras de maior caudal em bons momentos pluviais (inverno), evitando assim cheias prejudiciais nas zonas ribeirinhas de algumas das localidades e como reserva de água para tempos de seca;

– a água da Foupana deveria ser melhor aproveitada para reforço às barragens de Odeleite e Beliche, no Sotavento algarvio;

– a ligação ao Pomarão (no Guadiana) a estas barragens seria de suma importância, mas até hoje nada disto aconteceu;

– as perdas de água nas condutas de distribuição, carecem de manutenção e algumas substituídas:

– o preço da água doméstica é elevado, tendo ainda em conta o custo acrescido na facturação da água com a inclusão do saneamento básico e resíduos sólidos – uma medida não compreendida e quiçá irracional do ponto de vista dos consumidores;

– diz-se haver falta de água para abastecimento doméstico e regas mas no entanto correm, livremente, para o mar, milhares ou milhões de hectolitros de água que jorram de muitas fontes existentes no Algarve mas os diversos interesses das empresas cobradoras e exploradoras, parece querer ignorar tudo isto.

4. Muitos projetos e promessas políticas para minimizar a falta de água no Algarve têm sido apresentados em momentos eleitorais pelos diversos partidos políticos, uns mais e outros menos.

O que é certo é que pouco ou nada tem sido feito nesse sentido, a não ser o grande aumento rápido de culturas intensivas e campos de golfe para rega.

Em conclusão: Por todo o descontentamento, desânimo e reação ao governo de então, a extrema-direita conseguiu mobilizar muita gente, obtendo um bom resultado eleitoral e que deveria gerar uma grande reflexão, nomeadamente, por parte do PS e PSD como primeiras forças políticas no nosso país.

Leia também: Por uma autonomia política e administrativa do Algarve | Por Ludgero Faleiro

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
    “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
  • Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
    Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
  • Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
    Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
  • Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio
    Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio
  • IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
    IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
  • Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
    Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal