Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

A doença na História – Freira morre de Herpes no séc. XVII

Artigo de José Carlos Vilhena Mesquita publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

16:00 14 Janeiro, 2022 11:25 16 Janeiro, 2022
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Carlos Vilhena Mesquita, professor universitário e historiador 

Uma das doenças mais comuns no ac tua l panorama da saúde mundial é o Herpes, cujas origens se terão perdido por entre as brumas do tempo. No fundo, trata-se de uma doença viral benigna, causada pelo vírus denominado Herpes, na forma simplex 1 e 2, que afecta geralmente as mucosas. As zonas mais sensíveis ao ataque herpético são a boca e o torax, podendo irradiar para a zona genital. Em casos muito raros pode causar graves complicações neurológicas e até mesmo a morte. Sabemos hoje que não tem cura, e pensa-se que mais de metade da humanidade está infectada com o HSV1 e 2. O mais grave é que esta doença da família do sarampo e da varíola, pode atacar em sucessivas recidivas ao longo da nossa vida. O vírus transmite-se por contágio, geralmente na infância, sob a forma de sarampo, ficando inoculado no corpo até que o nosso sistema imunitário baixe a guarda, retornando então sob a forma de pequenos ataques epidérmicos benignos, a que chamamos “sarna” ou “zona”, cujas principais vítimas são as pessoas idosas, os intervencionados, em suma, os mais débeis. Em idades mais avançadas os ataques de herpes não são causados por contágio, mas tão só por abaixamento do nosso sistema de defesa imunitária. 

Não vão longe os tempos em que o Herpes, enquanto doença viral e contagiosa, era muito comum nos quartéis militares, nos presídios, nos prostíbulos, nos conventos e mosteiros, enfim nos locais de maior afluência ou concentração de pessoas, sobretudo onde imperasse a falta de higiene. A sua propagação viabilizava-se por contágio de fluídos corporais, principalmente saliva, suor e sémen, sendo que muitas vezes se associava às doenças sexualmente transmissíveis. A sífilis, a gonorreia e o herpes, foram, no passado, os infectos e purulentos castigos de uma vida depravada. 

A agressividade virulenta do herpes, embora seja intensa e permanente, porque o vírus depois de inoculado nunca se extingue, é raramente letal, a não ser quando degenera para uma encefalite. Neste caso, a multiplicação do vírus no cérebro provoca convulsões e anomalias neurológicas, de que resulta por vezes a morte. 

Os arquivos e a história da patologia 

Ao longo dos últimos trinta anos dediquei-me à investigação arquivística, e nesse afã percorri os principais acervos do país. Mas o Arquivo Nacional da Torre do Tombo foi o meu quartel-general. Uma das secções que mais me apaixonou foi a dos «Manuscritos da Livraria». São um verdadeiro manancial de livros e códices que nunca viram a luz da estampa. Entre eles estão vários, a maioria incompletos, da autoria de Frei Jerónimo de Belém (de que me ocupei no meu livro sobre «O Algarve na Academia da História»), que são de notável interesse para o estudo da vida conventual e eclesiástica no Algarve. 

Claustro sebastianista do Convento de Nª Sª dos Mártires ou da Conceição de Sacavém, cujos azulejos ainda se conservam
na sua original integralidade Fotos D.R.

Aquele erudito religioso escreveu em 1647 uma «Relação Memoravel da Santa Provincia dos Algarves – memorial segundo» na qual a fls. 41vº pode ler-se, acerca do Convento de Nª Sª dos Mártires ou da Conceição de Sacavém (o segundo em importância e notoriedade dentro da Ordem), que a Soror Maria da Coluna, fundadora daquela casa religiosa, tivera uma morte “muy penoza por ter herpes” (1). 

Quando li isto confesso que fiquei estupefacto, porque sempre tive a noção de que o Herpes é doença infectocontagiosa muito transmissível, geralmente pelo contacto intimo. Mas nunca pensei que pudesse ser letal. Assim como também nunca pensei que essa doença pudesse infiltrar-se na vida conventual. Numa casa religiosa onde pouco consentânea com a vida religiosa. 

Infelizmente o Frei Jerónimo não fornece mais explicações sobre a doença daquela insigne religiosa. No entanto, deve ter sofrido de forma dolorosa e intensa, pois noutra obra ao falar daquela ilustre religiosa, acrescentaria que por diversas vezes a doença deixou-a prestes a finalizar o decisivo encontro com Deus: «toda a sua vida foi sempre um contínuo ensaio para a morte, que, como a esperava todas as horas, não perdia tempo em prevenir-lhe os assaltos». (2) 

Uma vítima notável 

Para terminar, acresce dizer que Soror Maria da Coluna, era filha de D. Manoel de Mello, o célebre Prior do Crato, e em vida foi uma das mais famosas religiosas do Convento de Jesus de Setúbal. Faleceu a 1 de Junho de 1614. 

Agora, o que mais me surpreendeu foi saber que o herpes era já uma doença conhecida no séc. XVII, e sobretudo aperceber-me que se desenvolveu nos séculos seguintes de forma rápida e agressiva, causando gravíssimos estragos de saúde na população em geral. Entre as doenças prescritas nas “pautas” usadas pela inspecção de saúde aos navios estrangeiros já constava o herpes como doença contagiosa. Mas de todas a mais temida era o herpes genital, por ser muito comum entre as mulheres públicas (meretrizes) e, por isso, de fácil propagação entre as diversas classes sociais. Alguns médicos no séc. XIX associaram o herpes a várias doenças psiquiátricas ou a estados neuróticos. 

Como é que o Frei Jerónimo de Belém soube, trinta anos depois da morte de Soror Maria da Coluna, que a benemérita religiosa faleceu de Herpes é que eu, muito sinceramente não sou capaz de desvendar. Presumo que a doença, e a sua devastadora memória, permanecesse ainda viva dentro das paredes claustrais, a ponto de ser lembrada e identificada tantos anos depois. Só assim se explica que Frei Jerónimo tivesse escrito de forma tão clara e explícita a causa da morte daquela benemérita religiosa. 

Panorâmica exterior do convento quando serviu de quartel da marinha, desactivado em 2006

Com base na associação do nome Coluna, às colunas do templo de Deus e à cruz que supliciou Cristo, como coluna da Cristandade – o célebre padre Rafael Bluteau, que todos conhecemos como grande lexicólogo da língua portuguesa, escreveu e pregou pessoalmente no Convento da Esperança, a 28 de Janeiro de 1685, “estando o Senhor exposto” um notável panegírico religioso intitulado «Sermão na Profissão de Soror Maria da Coluna, filha do gram Prior do Crato, Manoel de Mello, &c.», que se integra na parte terceira das «Primicias Evangelicas ou Sermoens e Panegyricos do Padre D. Raphael Bluteau…», Paris, por Joaõ Anisson, Director da Impressão Real, MDCXCVIII, pp. 345-364. A leitura deste sermão é muito surpreendente, pela beleza do texto, que não é enfadonho, como acontece com a maioria dos sermões que tenho lido, pois exigem profundos conhecimentos de Teologia e da Santa Escritura. 

Para terminar, acrescento que este antigo convento foi no declinar do século XIX anexado à fazenda nacional aproveitando-o para diversos fins até que no século seguinte foi transformado em quartel militar. O seu último ocupante foi o Batalhão de Adidos do Exército Português, que dali se retirou em 2006. Não sei se ultimamente teve melhor serventia, mas ainda há bem pouco tempo aquele magnífico edifício de seculares pergaminhos históricos, estava votado ao mais confrangedor abandono. 

Resta-me pedir desculpa aos leitores pela extensão deste despretensioso apontamento sobre um episódio da doença na história. 

(1) ANTT, Manuscritos da Livraria, nº 408. 
Aproveito para esclarecer que quem fundou aquele convento foi D. Brites da Costa, mas a sua instituição oficial, e dotação dos meios de sobrevivência, foram assegurados pelo seu marido, Miguel de Moura, ao tempo escrivão da puridade do rei D. Sebastião. A esposa, D. Brites, legou ao Convento de Nª Sª dos Mártires ou da Conceição de Sacavém, por testamento de 15 de Novembro de 1607, os seus mais valiosos bens, deixando as freiras garantidas para o resto dos seus dias. Na sequência da extinção das ordens religiosas e da nacionalização dos bens da Igreja, foi aquela casa religiosa anexada aos bens nacionais por Decreto de 20 de Janeiro de 1877. 

(2) Jerónimo de BELÉM, Crónica Seráfica da Santa Província dos Algarves da Regular Observância do nosso Seráfico Padre S. Francisco. Em que se trata de sua Origem, Progressos e Fundações de seus Conventos, Lisboa, na Oficina de Inácio Rodrigues, 1750- 1758, tomo II, p. 670. 

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico 

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal