Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
RITA LUCAS, Nutricionista | Foto DR
Gastronomia, Nacional, Opinião

A diversidade de um Natal vegetariano! | Por Rita Lucas

“Um Natal vegetariano não precisa de ser um desafio, mas sim uma celebração diferente, saborosa e, acima de tudo, possível”

07:30 13 Dezembro, 2025 18:08 5 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Natal é geralmente associado a um momento de reencontro familiar, à partilha de mesa e receitas tradicionais que passam de geração em geração. É uma época de celebração e de abundância, em que os pratos típicos – o bacalhau, o peru ou o cabrito – costumam ser os protagonistas. No entanto, com o número crescente de pessoas que seguem um padrão alimentar vegetariano, seja por motivos éticos, ambientais ou de saúde, surge uma nova questão: será possível ter um Natal vegetariano sem perder a magia, o sabor e o espírito da tradição? 

A boa notícia é que sim! É perfeitamente possível viver um Natal vegetariano e desfrutar de uma refeição festiva, colorida e cheia de sabor. “Sobreviver” ao Natal sem os pratos habituais é mais simples do que parece! Basta um pouco de criatividade e vontade de experimentar. Adaptar receitas e explorar ingredientes novos pode ser uma experiência divertida, e até uma forma de descobrir combinações inesperadas que agradam a todos. 

Do ponto de vista nutricional, um Natal vegetariano pode ser equilibrado e completo, desde que haja atenção à variedade dos alimentos. As leguminosas são um alimento excecional e fácil de combinar com outras fontes de proteína vegetal (como tofu, seitan ou tempeh), com os cereais integrais, sementes e oleaginosas, e garante o aporte adequado de proteínas, gorduras saudáveis e micronutrientes essenciais. Por exemplo, o grão-de-bico, as lentilhas ou o feijão podem transformar-se em pratos principais cheios de textura e sabor — desde um assado de lentilhas com frutos secos, até um empadão de grão e legumes assados, ou ainda um húmus com beterraba ou aromatizado com pimento assado para entrada. 

Os acompanhamentos também merecem destaque: legumes assados com ervas aromáticas, puré de batata-doce ou couve-flor, saladas com fruta e frutos secos, couve cozida ou salteada, são opções que não faltam para dar cor e variedade à mesa.  

Quanto às sobremesas, as receitas clássicas como o arroz-doce, a aletria, as azevias ou as filhós podem ser facilmente adaptadas com bebidas vegetais e alternativas sem produtos de origem animal, sem se perder o sabor familiar. 

Mais do que uma moda, um Natal vegetariano pode ser uma oportunidade para diversificar. Experimentar novas combinações, valorizar os alimentos sazonais e descobrir novas texturas e sabores, que é algo que beneficia todos, vegetarianos ou não. Mesmo quem prefere manter o prato tradicional pode incluir opções vegetarianas na ceia, tornando-a mais inclusiva e equilibrada. 

O segredo está em encarar a mudança com leveza e curiosidade. Nenhuma tradição é perdida ao adaptar-se, pelo contrário! Criam-se memórias, novos sabores e talvez até novas tradições. O verdadeiro espírito do Natal está em partilhar, e isso inclui partilhar a mesa com respeito pelas escolhas de cada um. 

Um Natal vegetariano não precisa de ser um desafio, mas sim uma celebração diferente, saborosa e, acima de tudo, possível. 

Leia também: Funcionária despedida por não superar período de experiência: empresa obrigada a pagar 20.000€ de indemnização

Casal de idosos.
Economia Nacional

Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma

12:01 13 Janeiro, 2026 12:00 13 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Um requisito essencial pode impedir alguns pensionistas de receber a reforma. Saiba o que precisa cumprir para garantir o seu direito

Algarve Cultura

Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80

11:51 13 Janeiro, 2026 11:53 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido na Rádio Universitária do Algarve, o projeto tornou-se uma marca de referência com as Festas da Rua 80

Algarve Saúde

Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve

11:41 13 Janeiro, 2026 11:32 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca aprovação em Conselho de Ministros como passo decisivo para uma infraestrutura há muito reivindicada pelo Algarve

Repórter em preparação para um direto televisivo. Crédito: Freepik AI
Nacional

“Dei cabo da minha carreira”: imprevisto em direto deixou famoso repórter da TVI sem um dente

09:30 13 Janeiro, 2026 21:36 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um imprevisto em direto deixou um repórter da TVI sem um dente e marcou um momento insólito da televisão portuguesa

Algarve Política

Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros

12:11 13 Janeiro, 2026 12:11 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca habitação, água, ambiente e espaço público como prioridades para este ano

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

O tempo agravou e o temporal chegou: alerta amarelo indica que o mau tempo não vai ‘poupar’ estes distritos

06:00 13 Janeiro, 2026 21:23 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa, vento forte e possibilidade de neve levam à ativação de alerta amarelo em 17 distritos, segundo o IPMA

Ensino Opinião

A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo

07:30 13 Janeiro, 2026 19:10 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja tempo de a energia reivindicativa ser canalizada para aquilo que realmente importa: resolver a crise profunda do ensino em Portugal"

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno rigoroso ‘ganha força’: saiba quando e onde vão ser os ‘piores’ dias da semana

06:00 12 Janeiro, 2026 11:21 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Com o afastamento do anticiclone e a reorganização do Atlântico, o frio regressa e o Inverno volta a marcar presença, com mudanças no estado do tempo em Portugal ao longo da semana

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto Europa

Condutor foi apanhado 57 km/h acima do limite e pagou um ‘balúrdio’: conheça o valor da multa mais cara de sempre

15:20 12 Janeiro, 2026 19:12 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um condutor foi apanhado em excesso de velocidade na Suiça e acabou por pagar uma multa recorde devido às leis locais

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

06:30 11 Janeiro, 2026 15:37 9 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana que começa a 12 de janeiro traz vários avisos de cortes e perturbações no abastecimento de água, com operações longas

Dois homens a trabalhar numa peixaria. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Idoso arrisca perder a reforma e multa de 19.000 euros por ter ajudado o primo na peixaria: tribunal não teve dúvidas

18:00 12 Janeiro, 2026 15:50 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Pensionista italiano arriscou-se a perder parte da reforma e a pagar 19.000 euros por algumas horas de trabalho numa peixaria familiar

Mulher a realizar uma troca numa loja. Crédito: Freepik AI
Economia Lifestyle

A sua troca foi recusada? Conheça os casos em que a loja é obrigada a aceitar

16:00 11 Janeiro, 2026 16:59 9 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as recusas de troca são legais. Saiba quais os prazos, os direitos do consumidor e os casos em que pode pedir reembolso

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Europa

“Sinto-me bem e sou feliz no que faço”: médico obrigado a reformar-se aos 65 anos quer continuar a trabalhar por “realização pessoal”

20:40 12 Janeiro, 2026 20:26 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Obrigado a aposentar-se aos 65 anos, este médico reformado espanhol diz ter saudades de exercer a profissão que o fazia feliz

Algarve Desporto

Algarve em destaque na 51.ª Exposição Nacional de Columbofilia

07:40 12 Janeiro, 2026 07:39 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Representação algarvia vence títulos e alcança lugares de topo na 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

3 peixes e uma tábua. Crédito: Freepik
Saúde

Alerta de especialista: antes de consumir este peixe muito popular em Portugal deve fazer isto para tirar os parasitas

17:30 12 Janeiro, 2026 23:32 11 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um pescador expôs o local exato onde os parasitas se alojam num dos peixes mais consumidos em Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Burlaram-me em 200.000€”: homem de 66 anos apaixonou-se por mulher que não existe e entregou todas as suas poupanças

12:40 12 Janeiro, 2026 11:25 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Homem de 66 anos foi vítima de burla com inteligência artificial, tendo transferido 200.000 euros a uma pessoa que acreditava existir

Casal de idosos.
Economia, Nacional

Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma

12:01 13 Janeiro, 2026 12:00 13 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Um requisito essencial pode impedir alguns pensionistas de receber a reforma. Saiba o que precisa cumprir para garantir o seu direito

Algarve, Cultura

Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80

11:51 13 Janeiro, 2026 11:53 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido na Rádio Universitária do Algarve, o projeto tornou-se uma marca de referência com as Festas da Rua 80

Algarve, Saúde

Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve

11:41 13 Janeiro, 2026 11:32 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca aprovação em Conselho de Ministros como passo decisivo para uma infraestrutura há muito reivindicada pelo Algarve

Repórter em preparação para um direto televisivo. Crédito: Freepik AI
Nacional

“Dei cabo da minha carreira”: imprevisto em direto deixou famoso repórter da TVI sem um dente

09:30 13 Janeiro, 2026 21:36 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um imprevisto em direto deixou um repórter da TVI sem um dente e marcou um momento insólito da televisão portuguesa

Algarve, Política

Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros

12:11 13 Janeiro, 2026 12:11 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca habitação, água, ambiente e espaço público como prioridades para este ano

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

O tempo agravou e o temporal chegou: alerta amarelo indica que o mau tempo não vai ‘poupar’ estes distritos

06:00 13 Janeiro, 2026 21:23 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa, vento forte e possibilidade de neve levam à ativação de alerta amarelo em 17 distritos, segundo o IPMA

Ensino, Opinião

A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo

07:30 13 Janeiro, 2026 19:10 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja tempo de a energia reivindicativa ser canalizada para aquilo que realmente importa: resolver a crise profunda do ensino em Portugal"

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno rigoroso ‘ganha força’: saiba quando e onde vão ser os ‘piores’ dias da semana

06:00 12 Janeiro, 2026 11:21 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Com o afastamento do anticiclone e a reorganização do Atlântico, o frio regressa e o Inverno volta a marcar presença, com mudanças no estado do tempo em Portugal ao longo da semana

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto, Europa

Condutor foi apanhado 57 km/h acima do limite e pagou um ‘balúrdio’: conheça o valor da multa mais cara de sempre

15:20 12 Janeiro, 2026 19:12 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um condutor foi apanhado em excesso de velocidade na Suiça e acabou por pagar uma multa recorde devido às leis locais

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

06:30 11 Janeiro, 2026 15:37 9 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana que começa a 12 de janeiro traz vários avisos de cortes e perturbações no abastecimento de água, com operações longas

Dois homens a trabalhar numa peixaria. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Idoso arrisca perder a reforma e multa de 19.000 euros por ter ajudado o primo na peixaria: tribunal não teve dúvidas

18:00 12 Janeiro, 2026 15:50 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Pensionista italiano arriscou-se a perder parte da reforma e a pagar 19.000 euros por algumas horas de trabalho numa peixaria familiar

Mulher a realizar uma troca numa loja. Crédito: Freepik AI
Economia, Lifestyle

A sua troca foi recusada? Conheça os casos em que a loja é obrigada a aceitar

16:00 11 Janeiro, 2026 16:59 9 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as recusas de troca são legais. Saiba quais os prazos, os direitos do consumidor e os casos em que pode pedir reembolso

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Europa

“Sinto-me bem e sou feliz no que faço”: médico obrigado a reformar-se aos 65 anos quer continuar a trabalhar por “realização pessoal”

20:40 12 Janeiro, 2026 20:26 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Obrigado a aposentar-se aos 65 anos, este médico reformado espanhol diz ter saudades de exercer a profissão que o fazia feliz

Algarve, Desporto

Algarve em destaque na 51.ª Exposição Nacional de Columbofilia

07:40 12 Janeiro, 2026 07:39 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Representação algarvia vence títulos e alcança lugares de topo na 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

3 peixes e uma tábua. Crédito: Freepik
Saúde

Alerta de especialista: antes de consumir este peixe muito popular em Portugal deve fazer isto para tirar os parasitas

17:30 12 Janeiro, 2026 23:32 11 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um pescador expôs o local exato onde os parasitas se alojam num dos peixes mais consumidos em Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Burlaram-me em 200.000€”: homem de 66 anos apaixonou-se por mulher que não existe e entregou todas as suas poupanças

12:40 12 Janeiro, 2026 11:25 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Homem de 66 anos foi vítima de burla com inteligência artificial, tendo transferido 200.000 euros a uma pessoa que acreditava existir

Últimas Notícias

  • Jackpot de 64 milhões no Euromilhões: descubra os números que mais saíram em 16 anos de sorteios
    Jackpot de 64 milhões no Euromilhões: descubra os números que mais saíram em 16 anos de sorteios
  • Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros
    Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros
  • Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma
    Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma
  • Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80
    Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80
  • Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve
    Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve
  • Se tiver esta carta de condução só a pode apresentar em papel: formato digital não é válido
    Se tiver esta carta de condução só a pode apresentar em papel: formato digital não é válido

Opinião

  • A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo
    A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo
  • Venezuela possui as maiores reservas de petróleo, cerca de 18% de todas as reservas do mundo
    Venezuela possui as maiores reservas de petróleo, cerca de 18% de todas as reservas do mundo
  • O Direito Internacional e a elasticidade dos fortes | Por Luís Ganhão
    O Direito Internacional e a elasticidade dos fortes | Por Luís Ganhão
  • Exercícios práticos para o despertar | Por Joaquim Caeiro
    Exercícios práticos para o despertar | Por Joaquim Caeiro
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Novas regras na carta de condução na UE: espanhóis preparam nova ‘idade mínima’ para conduzir que pode chegar a Portugal
    Novas regras na carta de condução na UE: espanhóis preparam nova ‘idade mínima’ para conduzir que pode chegar a Portugal
  • UE quer modernizar regras laborais para “empregos de qualidade”: saiba que trabalhadores e empresas podem ser afetados
    UE quer modernizar regras laborais para “empregos de qualidade”: saiba que trabalhadores e empresas podem ser afetados
  • Pode perder a carta de condução sem saber: esta regra da União Europeia apanha os condutores mais desatentos desprevenidos
    Pode perder a carta de condução sem saber: esta regra da União Europeia apanha os condutores mais desatentos desprevenidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal