Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Moradia moderna. Crédito: Foto AI
Moradia moderna. Crédito: Foto AI
Europa, Nacional

Vizinhos fazem queixa de proprietário por construir cave sem licença na sua moradia de 1,5 milhões de euros: município ‘ordena’ demolição da casa

O proprietário da moradia, avaliada em 1,44 milhões de euros, vê-se obrigado pela autarquia de Brighton & Hove, no Reino Unido, a demolir a mesma por não haver consentimento de planeamento

19:45 26 Janeiro, 2026 19:18 26 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Construir uma casa num terreno próprio pode parecer um projeto simples à partida, mas basta um detalhe fora do licenciamento para tudo virar um problema caro e difícil de resolver, sobretudo quando há queixas e fiscalização apertada. É esse o risco real associado a obras feitas sem as autorizações exigidas. Foi o que aconteceu em Hove, no condado de East Sussex, no Reino Unido, onde as autoridades locais ordenaram a demolição de uma moradia moderna avaliada em cerca de 1,44 milhões de euros, após uma disputa prolongada com vizinhos e com a autarquia.

Um projeto de luxo que acabou em conflito

A moradia foi construída em 2021 por Michael Deller, de 41 anos, no jardim de um terreno vizinho que tinha comprado por cerca de 747 mil euros. O projeto previa uma moradia de dois pisos com quatro quartos e três casas de banho, acabamentos de alto nível, jardim privado e várias comodidades modernas.

A obra ficou concluída em 2022, mas o caso nunca deixou de levantar contestação na zona, tanto pelo impacto visual como pelo que viria a ser descoberto no licenciamento.

O pormenor que mudou tudo: uma cave não autorizada

Segundo o jornal britânico The Sun, Deller tinha pedido autorização para construir a casa, mas apresentou depois um pedido adicional para incluir uma cave, pensada para ter uma sala de cinema e ginásio, um quarto extra e áreas de arrumos.

Esse pedido para a cave foi recusado pelo município de Brighton and Hove. Ainda assim, a construção avançou e a moradia acabou por ser feita com essa área subterrânea, o que colocou a obra em desconformidade com o que tinha sido aprovado.

Queixas dos vizinhos e choque com a estética do bairro

Depois da construção, vários moradores manifestaram desagrado, defendendo que a nova moradia, com linhas modernas e presença dominante, destoava do conjunto de casas tradicionais da zona.

Um dos vizinhos chegou a classificar a obra como “uma exploração grotesca do terreno” e lamentou que tivessem de a ver “todos os dias, para o resto das nossas vidas”. Outro residente referiu que via o edifício “completamente branco a partir do nosso jardim, todos os dias”, sublinhando que não encaixava na envolvente arborizada, de acordo com a mesma fonte.

Decisão do município e ordem de demolição

Após analisar as reclamações e rever o processo urbanístico, o município concluiu que a casa não respeitava o que tinha sido autorizado, por incluir uma cave sem licença, e emitiu um aviso de execução urbanística que obriga à demolição total do edifício.

Entretanto, o proprietário avançou com um novo pedido de planeamento para tentar regularizar a situação e adaptar a construção ao que tinha sido inicialmente permitido. No processo, disse ter sido avisado de que a cave implicaria o pagamento de uma taxa de infraestrutura comunitária na ordem dos 46.100 euros, mas prosseguiu sem garantir previamente a autorização.

A casa está à venda, mas com um processo pendente

Enquanto o caso não fica resolvido, a moradia foi colocada à venda em portais imobiliários. O anúncio destaca o design contemporâneo, a distribuição aberta e os detalhes de luxo, mas refere igualmente que o piso inferior está sujeito a execução urbanística, ou seja, existe um procedimento legal em curso que pode culminar na demolição, de acordo com o The Sun.

Enquadramento em Portugal: o que a lei permite e quando pode haver demolição

Em Portugal, situações como esta estão enquadradas pelo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 555/99, que estabelece regras claras para obras feitas sem licença ou em desconformidade com o que foi autorizado.

A lei prevê que qualquer pessoa pode denunciar uma infração urbanística às autoridades competentes, incluindo vizinhos afetados, desde que a denúncia não seja anónima, conforme estabelece o artigo 101.º-A do RJUE. Ou seja, uma queixa formal pode desencadear averiguações e atuação para repor a legalidade.

Quando se verifica a existência de uma obra sem controlo prévio, sem licença ou em desacordo com o projeto aprovado, a autarquia tem o dever legal de atuar para repor a legalidade urbanística, nos termos do artigo 102.º do RJUE. Essa atuação pode assumir várias formas, dependendo da gravidade da infração. Se a obra ainda estiver em curso, o presidente da câmara pode ordenar o embargo imediato, obrigando à suspensão dos trabalhos, ao abrigo do artigo 102.º-B, sendo os efeitos do embargo imediatos, como determina o artigo 103.º. O desrespeito por esta ordem pode ter consequências penais.

Possibilidade de adaptar a construção às regras urbanísticas

Caso exista a possibilidade de a construção ser adaptada às regras urbanísticas em vigor, a lei permite que o proprietário seja notificado para tentar a legalização da obra, nos termos do artigo 102.º-A do RJUE, mediante apresentação de projetos corrigidos e pagamento das taxas devidas.

No entanto, quando a obra não é legalizável ou não pode ser corrigida para ficar conforme, a câmara municipal pode ordenar a demolição total ou parcial da construção e a reposição do terreno, nos termos do artigo 106.º do RJUE. Antes dessa decisão, o proprietário tem direito a audição prévia por 15 dias, em conformidade com o próprio RJUE.

Se a ordem de demolição não for cumprida voluntariamente, a autarquia pode avançar para a execução coerciva, tomando posse administrativa do imóvel para executar a demolição por conta do infrator, conforme previsto no artigo 107.º do RJUE, ficando todas as despesas a cargo do proprietário, nos termos do artigo 108.º.

Regime de contraordenações

Para além disso, o RJUE prevê um regime de contraordenações. Executar obras sem licença, desrespeitar embargos ou ordens administrativas pode dar origem a coimas elevadas, previstas no artigo 98.º, bem como a sanções acessórias, como a interdição de exercício de profissão ou atividade conexa com a infração, ao abrigo do artigo 99.º.

Em situações mais graves, o incumprimento de ordens legítimas da câmara municipal, como um embargo ou uma ordem de demolição, pode ainda configurar crime de desobediência, nos termos do artigo 100.º do RJUE, em articulação com o artigo 348.º do Código Penal.

Este enquadramento legal mostra que, tal como no caso ocorrido no Reino Unido, também em Portugal uma obra feita fora do licenciamento aprovado pode culminar, em último recurso, na demolição do imóvel, mesmo que se trate de uma casa de elevado valor.

Leia também: Agricultor arrisca multa de 288 mil euros e pena de prisão por cultivar variedade desta fruta sem pagar ‘direitos de autor’

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Ensino Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Ensino, Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Últimas Notícias

  • Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
    Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
  • Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
    Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
    Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento