Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí um jato polar: bom tempo em Portugal vai ser “sol de pouca dura” e frio deve chegar já neste dia

A próxima semana começa com calor em várias regiões de Portugal continental, mas o tempo muda a partir deste dia

18:00 26 Abril, 2026 17:54 26 Abril, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tempo em Portugal continental deverá mudar ao longo da próxima semana, devido a uma corrente de jato polar mais ondulada sobre o Atlântico Norte e a Europa Ocidental. Segundo a meteorologista Ana Palma, esta configuração vai favorecer uma alternância entre ar mais quente no início da semana e uma fase mais fresca e instável a partir de quarta-feira.

De acordo com a Meteored, entre segunda e terça-feira, Portugal continental ficará sob a influência de uma circulação de sul a sudoeste em altitude, associada a uma depressão localizada a oeste dos Açores. Este padrão deverá transportar ar mais quente para a Península Ibérica.

As temperaturas máximas vão subir de forma acentuada, sobretudo no interior do país. No Alentejo, vale do Tejo e interior Centro, os termómetros poderão atingir entre 26 e 30 °C, enquanto no litoral os valores deverão variar entre 20 e 24 °C.

Mudança chega a meio da semana

A partir de quarta-feira, a ondulação da corrente de jato polar torna-se mais evidente, permitindo a aproximação de um cavado atlântico. Esta alteração deverá reforçar a influência marítima e provocar uma descida clara da temperatura.

No interior, as máximas deverão ficar entre 17 e 22 °C, com valores ligeiramente superiores no Sul. O vento passará a soprar do quadrante oeste e poderá ganhar intensidade durante a tarde.

Com esta mudança, a nebulosidade tende a aumentar e a humidade do ar também deverá subir. Poderão ocorrer aguaceiros fracos a moderados e dispersos, mais prováveis nas regiões a norte do Tejo.

Quinta e sexta com ambiente mais fresco

Entre quinta e sexta-feira, o fluxo de oeste deverá instalar-se de forma mais persistente, consolidando um cenário mais fresco e variável em Portugal continental.

As temperaturas deverão manter-se moderadas, com máximas entre 18 e 22 °C e menor amplitude térmica diária. O céu deverá alternar entre períodos de maior nebulosidade e abertas.

Os aguaceiros poderão continuar a surgir de forma ocasional, sobretudo durante a tarde e nas regiões do Norte e Centro. O vento deverá soprar moderado, por vezes com rajadas no litoral e nas terras altas.

Fim de semana com fluxo de noroeste

Durante o fim de semana, o padrão atmosférico deverá continuar condicionado pela circulação ondulada, com domínio de fluxo de noroeste. As temperaturas não deverão sofrer grandes alterações.

A nebulosidade será variável e a probabilidade de precipitação deverá diminuir, embora ainda possam ocorrer aguaceiros pontuais no Norte.

Esta evolução mostra o impacto de uma corrente de jato polar mais ondulada, que dificulta a manutenção de condições estáveis durante vários dias. Depois de um arranque de semana mais quente, Portugal continental deverá entrar numa fase de maior influência atlântica, com ambiente mais fresco e alguma instabilidade.

Leia também: Chuva a potes e trovoadas vão ‘atacar’ Portugal: o céu não vai dar tréguas nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Últimas Notícias

  • João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
    João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
  • Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
    Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
  • Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
    Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
  • Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
    Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
  • Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
    Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal