Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

09:30 8 Maio, 2026 15:11 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A instabilidade meteorológica vai continuar a marcar o estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias, com a aproximação de uma depressão fria, que deverá trazer várias frentes associadas, com chuva, vento e possibilidade de trovoadas em diferentes regiões do país.

Segundo a Meteored, o episódio deverá começar a ganhar expressão a partir desta sexta-feira, 8 de maio, e prolongar-se pelo menos até segunda-feira, dia 11. Em causa está uma depressão fria bem organizada, situada a oeste, que deverá transportar ar instável e muita humidade em direção ao território continental.

Esta sexta-feira marca o início da mudança

A primeira fase de instabilidade começou durante a madrugada desta sexta-feira, com precipitação pré-frontal a entrar pelo litoral, começando pela região de Lisboa e avançando depois para o interior Norte e Centro ao longo da manhã. A chuva deverá ser generalizada, mas ainda com intensidade irregular e menos forte do que nos dias seguintes.

Ao longo do dia, são esperados períodos de chuva mais organizada, alternando com fases de precipitação mais fraca ou residual. O vento também deverá intensificar-se e o estado do mar poderá agravar-se, num cenário já típico da aproximação de sistemas frontais atlânticos.

Sábado pode ser o primeiro dia mais ativo

A madrugada de sábado, dia 9, deverá trazer uma frente mais estruturada, com uma banda de precipitação mais extensa e com maior probabilidade de chuva forte. Esta vaga deverá afetar praticamente todo o território continental, com chuva contínua durante várias horas em zonas como o Algarve, o sudoeste alentejano e a região de Lisboa.

Durante a tarde, a precipitação deverá deslocar-se com maior expressão para o Norte e Centro. Em áreas costeiras de Coimbra e Aveiro, os valores horários poderão aproximar-se dos 8 mm/h, sinal de chuva moderada a forte em alguns períodos.

O vento será outro fator a acompanhar. O IPMA classifica o vento como forte quando sopra entre 35 e 55 km/h, e como muito forte quando ultrapassa os 55 km/h, pelo que as rajadas previstas neste episódio poderão ser sentidas de forma mais significativa em zonas expostas.

Domingo e segunda mantêm chuva no radar de Portugal

O domingo, dia 10, deverá continuar instável, com chuva fraca a moderada ao longo de grande parte do dia em várias zonas do país. A precipitação poderá não ser tão intensa como no sábado, mas deverá ser persistente, contribuindo para o aumento dos acumulados totais.

Há também possibilidade de trovoadas, sobretudo entre Coimbra e Porto, associadas a ar instável presente na massa de ar que acompanhará a depressão. Estas trovoadas deverão ocorrer de forma pontual, mas podem tornar alguns aguaceiros mais intensos.

Na segunda-feira, dia 11, uma nova frente mais ativa deverá atravessar Portugal continental, reforçando novamente a precipitação. A chuva deverá voltar a ser generalizada, com períodos de maior intensidade sobretudo no litoral e na região Centro, de acordo com a Meteored.

Acumulados podem ultrapassar os 90 mm

No final deste episódio, os acumulados de chuva poderão ser significativos em vários distritos, sobretudo nas regiões mais expostas à passagem das frentes. Segundo os modelos citados pela mesma fonte, o distrito de Castelo Branco surge em destaque, com possibilidade de acumulados superiores a 90 mm.

Ainda assim, por se tratar de uma previsão sujeita a ajustes, a distribuição da chuva, a intensidade do vento e a ocorrência de trovoadas podem mudar nos próximos dias. Pequenas alterações na trajetória da depressão poderão fazer diferença, sobretudo no litoral, nas zonas montanhosas e nas regiões mais expostas ao Atlântico.

Leia também: Vem aí frio ‘de rachar’ e chuva em força: ar polar chega a Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Teste com “Cheguei Chegando” e “André Aventuras” gera polémica no Politécnico de Setúbal: já há resposta da instituição

12:22 20 Junho, 2026 12:22 20 Junho, 2026 | João Luís

Um enunciado de avaliação do Instituto Politécnico de Setúbal começou a circular nas redes sociais e gerou críticas. A instituição já reagiu

Algarve Nacional Política

PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional

12:56 20 Junho, 2026 12:56 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Antigo presidente da Câmara de Faro e jovem dirigente da JSD de Lagoa estiveram entre as figuras evocadas no Congresso social-democrata

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão recebe certificação ambiental de três estrelas antes do regresso da Fórmula 1

09:50 20 Junho, 2026 21:49 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Antes do regresso da Fórmula 1 ao Algarve, o Autódromo Internacional do Algarve recebeu uma distinção rara da FIA

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve Nacional Saúde

Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial

13:21 20 Junho, 2026 13:22 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Tecnologia de fisioterapia remota com recurso à inteligência artificial vai ser disponibilizada em todos os hospitais e centros de saúde públicos do país

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

“Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve

19:30 19 Junho, 2026 16:34 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Moradores e comerciantes queixam-se dos prejuízos e dos desvios, enquanto a obra na estrada deverá avançar em julho

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Nacional

Teste com “Cheguei Chegando” e “André Aventuras” gera polémica no Politécnico de Setúbal: já há resposta da instituição

12:22 20 Junho, 2026 12:22 20 Junho, 2026 | João Luís

Um enunciado de avaliação do Instituto Politécnico de Setúbal começou a circular nas redes sociais e gerou críticas. A instituição já reagiu

Algarve, Nacional, Política

PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional

12:56 20 Junho, 2026 12:56 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Antigo presidente da Câmara de Faro e jovem dirigente da JSD de Lagoa estiveram entre as figuras evocadas no Congresso social-democrata

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão recebe certificação ambiental de três estrelas antes do regresso da Fórmula 1

09:50 20 Junho, 2026 21:49 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Antes do regresso da Fórmula 1 ao Algarve, o Autódromo Internacional do Algarve recebeu uma distinção rara da FIA

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve, Nacional, Saúde

Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial

13:21 20 Junho, 2026 13:22 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Tecnologia de fisioterapia remota com recurso à inteligência artificial vai ser disponibilizada em todos os hospitais e centros de saúde públicos do país

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

“Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve

19:30 19 Junho, 2026 16:34 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Moradores e comerciantes queixam-se dos prejuízos e dos desvios, enquanto a obra na estrada deverá avançar em julho

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Últimas Notícias

  • Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial
    Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial
  • Quer vender a sua segunda casa sem pagar mais-valias? Saiba como o fazer e poupar milhares de euros
    Quer vender a sua segunda casa sem pagar mais-valias? Saiba como o fazer e poupar milhares de euros
  • PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional
    PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional
  • Teste com “Cheguei Chegando” e “André Aventuras” gera polémica no Politécnico de Setúbal: já há resposta da instituição
    Teste com “Cheguei Chegando” e “André Aventuras” gera polémica no Politécnico de Setúbal: já há resposta da instituição
  • Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo
    Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

Opinião

  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal