Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem à beira da água. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A canícula começa esta quarta-feira, 15 de julho, em Portugal e marca, em termos estatísticos, o período mais quente e seco do ano. Habitualmente, estende-se até 15 de agosto, embora os episódios de calor intenso possam ocorrer antes ou depois deste intervalo, como tem acontecido em vários verões recentes.

De acordo com a Meteored, o termo tem origem no latim canis e está associado à constelação Canis Maior, onde se encontra Sírius, estrela tradicionalmente ligada ao calor mais forte do ano. Em Espanha, há até um antigo ditado que diz que “de Virgem a Virgem, o calor aperta com força”, numa referência ao período entre 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, e 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção.

Primeiros dias serão mais frescos do que o habitual

Apesar de a canícula estar associada ao calor intenso, os primeiros dias deste período deverão ser relativamente frescos em Portugal continental. Segundo a Meteored, as temperaturas não deverão sofrer grandes variações até 18 de julho, mantendo-se em geral abaixo da média climatológica para este mês ou próximas dos valores normais em algumas regiões.

O contraste será maior quando comparado com o leste da Península Ibérica, onde várias zonas de Espanha poderão registar temperaturas superiores a 40 ºC e, pontualmente, valores próximos dos 45 ºC. Em Portugal, a influência marítima deverá continuar a dominar, mantendo um ambiente mais fresco de origem atlântica pelo menos até sábado, 18 de julho.

Esta diferença entre os dois lados da Península mostra como a circulação atmosférica pode produzir cenários muito distintos em poucos quilómetros. Enquanto parte de Espanha enfrenta calor extremo, Portugal deverá manter, nos primeiros dias da canícula, temperaturas mais moderadas, sobretudo no litoral.

Calor pode subir entre 19 e 24 de julho

A partir de domingo, 19 de julho, os modelos meteorológicos apontam para a possível instalação de uma “crista atlântica” na região euro-atlântica. Este padrão corresponde a um bloqueio de altas pressões sobre o Atlântico Norte, estendendo-se para sul e influenciando o estado do tempo em vários países europeus, incluindo Portugal.

Em território continental, este cenário tende a favorecer tempo seco, estável e a presença da habitual nortada no litoral. Ainda assim, a distribuição das temperaturas dependerá da interação entre várias massas de ar. A Meteored refere que os cenários atuais apontam para uma crista atlântica reforçada, uma bolsa de ar frio isolada em altitude a oeste de Portugal continental e a entrada de uma massa de ar muito quente e seco vinda do Norte de África.

Se esta configuração se confirmar, as temperaturas deverão subir de forma significativa entre 19 e 24 de julho, sobretudo nas regiões do interior. O calor poderá ser mais sentido no Nordeste Transmontano, Alto Douro, Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo, zonas do Ribatejo, vale do Tejo e vale do Guadiana.

Nestas regiões, poderão registar-se máximas entre 35 e 40 ºC. No litoral, também se espera uma subida da temperatura, mas a influência moderadora do oceano deverá manter valores mais amenos. Assim, o contraste entre litoral e interior continuará a ser uma das marcas do estado do tempo nos próximos dias.

Para já, não há sinal claro de onda de calor

Apesar da subida prevista para a próxima semana, a Meteored sublinha que os mapas não indicam, para já, a ocorrência de uma onda de calor em Portugal. Para que esse fenómeno seja classificado, é necessário que se cumpram critérios de duração, intensidade e extensão espacial que, neste momento, ainda não parecem estar reunidos.

Na semana de 20 a 26 de julho, o modelo ECMWF antecipa temperaturas entre um e três graus acima da média em Portugal continental. Na Madeira, a anomalia deverá rondar um grau positivo, enquanto nos Açores é prevista uma anomalia térmica negativa de cerca de um grau.

A tendência para as semanas seguintes, entre 27 de julho e 15 de agosto, continua a envolver elevada incerteza. Em meteorologia, previsões com prazos superiores a sete dias devem ser lidas mais como tendências do que como certezas. Ainda assim, os modelos apontam para a continuidade de temperaturas acima da média, embora com anomalias moderadas e tendência para diminuir à medida que a canícula avança.

Precipitação deverá continuar escassa

Quanto à chuva, a tendência não aponta para alterações muito marcadas. Julho e agosto são, por natureza, meses de pouca precipitação em Portugal, e os mapas semanais do ECMWF indicam valores próximos da média para esta altura do ano.

Ainda assim, a Meteored assinala que podem surgir anomalias ligeiramente positivas em algumas zonas e em algumas semanas da canícula. Esse cenário poderá estar associado à passagem de superfícies frontais ou à formação de bolsas de ar frio isoladas em altitude, capazes de enfraquecer temporariamente o domínio das altas pressões.

Na prática, isso significa que poderão ocorrer episódios localizados de precipitação fraca e irregular, embora o padrão dominante continue a ser de tempo seco e estável. Para já, o essencial a reter é que a canícula começa com temperaturas moderadas em Portugal, mas poderá trazer uma subida mais clara do calor a partir de 19 de julho, sobretudo no interior.

Leia também: Prepare-se para um domingo quente: calor aperta e termómetros no Algarve roçam os 40 ºC nesta zona

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 22:11 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia Europa

Reformado vê Segurança Social cobrar-lhe 46.837,14€ por trabalhar na agricultura enquanto recebia pensão de velhice: tribunal não ‘perdoou’

16:50 26 Agosto, 2026 15:35 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segurança Social espanhola exigiu devolução dos valores de pensão pagos a este reformado que tinha a exploração agrícola em nome da mulher

Algarve Nacional Política

Eduardo Teixeira passa a coordenar autarcas do Chega e Rui Cristina integra comissão

18:40 26 Agosto, 2026 17:48 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente da Câmara de Albufeira, Rui Cristina, integra a comissão nacional de autarcas do Chega, agora coordenada por Eduardo Teixeira

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Casa ocupada ilegalmente
Economia Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 22:49 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de casa com 'okupas' em França contra vontade do proprietário

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 22:11 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Reformado vê Segurança Social cobrar-lhe 46.837,14€ por trabalhar na agricultura enquanto recebia pensão de velhice: tribunal não ‘perdoou’

16:50 26 Agosto, 2026 15:35 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segurança Social espanhola exigiu devolução dos valores de pensão pagos a este reformado que tinha a exploração agrícola em nome da mulher

Algarve, Nacional, Política

Eduardo Teixeira passa a coordenar autarcas do Chega e Rui Cristina integra comissão

18:40 26 Agosto, 2026 17:48 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente da Câmara de Albufeira, Rui Cristina, integra a comissão nacional de autarcas do Chega, agora coordenada por Eduardo Teixeira

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Casa ocupada ilegalmente
Economia, Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 22:49 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de casa com 'okupas' em França contra vontade do proprietário

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Últimas Notícias

  • “Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato
    “Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato
  • Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
    Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
  • Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
    Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
  • Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
    Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
  • Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira
    Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira

Opinião

  • Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
    Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
  • Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
    Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento