Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: mau tempo a caminho de Portugal nesta data e nesta região vai chover torrencialmente

Próximos dias serão de instabilidade em Portugal, especialmente nesta região onde há aviso amarelo para chuva persistente e forte

14:00 4 Maio, 2026 02:19 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O início de maio continua a mostrar um tempo pouco estável em várias zonas de Portugal, com nuvens, chuva e temperaturas que ficam longe da sensação mais habitual de primavera. A previsão para terça-feira, 5 de maio, mantém esse padrão, embora com diferenças importantes entre o continente, os Açores e a Madeira. Esta última região é a que exige mais atenção, de acordo com os meteorologistas.

Em Portugal continental, o portal especializado em meteorologia Luso Meteo prevê uma diminuição da nebulosidade a partir do meio da tarde, mas ainda com chuva, sobretudo nas regiões do Norte e Centro. A temperatura deverá registar uma pequena descida, reforçando a sensação de tempo fresco para esta altura do ano.

Norte e Centro com maior probabilidade de chuva

A precipitação deverá surgir sobretudo sob a forma de aguaceiros, não sendo esperada chuva contínua durante todo o dia. As regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela deverão ser as mais expostas, enquanto mais a sul são esperadas abertas e alguns períodos com sol.

Mesmo nas zonas com melhor tempo, as temperaturas não deverão subir muito. Em Lisboa, a previsão aponta para valores próximos dos 19 ºC durante a tarde, enquanto no Porto os termómetros deverão ficar em torno dos 18 ºC. No Algarve, Faro poderá chegar aos 21 ºC, sendo uma das zonas com ambiente mais ameno.

Vento aumenta o desconforto térmico

O vento deverá ser mais fraco durante a manhã, mas poderá ganhar intensidade ao longo da tarde, sobretudo nas zonas mais expostas do litoral e das terras altas. Esta mudança deverá contribuir para uma sensação térmica menos confortável, mesmo em locais onde a chuva não seja significativa.

A noite também deverá ser fresca, em especial no interior Norte e Centro, onde as mínimas podem descer para valores pouco habituais para maio. Em locais mais abrigados, poderá mesmo formar-se alguma geada, sobretudo nas primeiras horas do dia.

Açores com tempo mais estável

Nos Açores, a previsão é mais favorável. O arquipélago deverá ter um dia mais estável, com períodos de céu pouco nublado e sem sinais relevantes de precipitação. Em Ponta Delgada, as temperaturas deverão variar sobretudo entre os 13 ºC e os 18 ºC, com nebulosidade variável ao longo do dia, de acordo com a mesma fonte.

O vento deverá manter-se fraco a moderado, sem alterações significativas nas temperaturas. No mar, a ondulação deverá continuar relativamente calma, com valores próximos de 1 a 2 metros e temperatura da água em torno dos 17 ºC.

Madeira com aviso amarelo para chuva

A Madeira é a região que exige maior atenção. O IPMA colocou a costa norte, as regiões montanhosas, a costa sul e o Porto Santo sob aviso amarelo de precipitação entre as 03h00 e as 21h00 UTC de terça-feira, devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte.

No Funchal, a previsão aponta para aumento da nebulosidade e aguaceiros ao longo do dia, sobretudo a partir da tarde. As temperaturas deverão rondar os 18 ºC a 20 ºC, mas a chuva prevista poderá tornar o dia mais instável e menos convidativo a atividades no exterior.

Semana pode agravar a instabilidade

Para já, de acordo com o Luso Meteo, a chuva no continente deverá ser irregular e mais concentrada no Norte e Centro. Ainda assim, a tendência aponta para a manutenção de um padrão instável, com possibilidade de nova depressão atlântica no final da semana, caso se confirme a interação entre ar frio e ar marítimo.

Leia também: Vem aí chuva ‘forte’ e descida das temperaturas: ar frio vai ‘invadir’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Nacional

Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso

10:35 12 Julho, 2026 10:37 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Acusação apontava para 472 mil euros em prestações indevidas, mas a demora da Justiça extinguiu o processo; o MP considera a decisão ilegal

Algarve Edição Papel Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Nacional

Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso

10:35 12 Julho, 2026 10:37 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Acusação apontava para 472 mil euros em prestações indevidas, mas a demora da Justiça extinguiu o processo; o MP considera a decisão ilegal

Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
    Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
  • Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
    Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
  • “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
    “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
  • Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
    Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal