Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoadas fortes: o mau tempo está a chegar e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

Depois de uma semana marcada pelo calor fora de época, algo está prestes a alterar o ritmo do tempo em Portugal continental. A explicação começa em altitude e promete efeitos à superfície

06:30 23 Abril, 2026 22:00 23 Abril, 2026 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Após vários dias dominados por temperaturas invulgarmente elevadas para a época do ano, o estado do tempo em Portugal continental prepara-se para uma viragem significativa já a partir desta quinta-feira. A partir deste dia e até ao fim de semana, a atmosfera deverá tornar-se mais instável, com a previsão de aguaceiros e trovoadas que poderão ser localmente intensos em várias regiões do país.

De acordo com o Meteored, site especializado em metereologia, alteração do padrão atmosférico começou a desenhar-se na quarta-feira, com o enfraquecimento da influência de uma vasta depressão atlântica situada a oeste da Península Ibérica.

Este sistema foi, nos últimos dias, responsável por um fluxo persistente de sul que transportou uma massa de ar tropical continental, quente, seca e carregada de poeiras do Saara, contribuindo para valores de temperatura claramente acima da média climatológica de abril.

Com o seu afastamento progressivo, o ar quente dá lugar a uma massa de ar mais fresca de origem atlântica, permitindo uma descida gradual das temperaturas para valores mais próximos do normal.

Um sistema em altura pode mudar tudo

Desde a passada quarta-feira e esta quinta-feira deverá formar-se um cavado polar a oeste da Península Ibérica. Ao separar-se da circulação geral da atmosfera, este sistema poderá evoluir para uma depressão isolada em altitude, vulgarmente designada por gota fria. Este tipo de configuração é conhecido pelo seu comportamento errático e pela dificuldade acrescida na previsão da sua trajetória e intensidade.

De acordo com a mesma fonte esta possível depressão em altitude criará condições favoráveis ao aumento significativo da instabilidade atmosférica. A presença de ar mais frio em altitude, combinada com aquecimento diurno à superfície, deverá potenciar o desenvolvimento de nuvens convectivas, responsáveis por aguaceiros e trovoadas.

Os primeiros sinais desta instabilidade deverão traduzir-se em aguaceiros dispersos, mais prováveis durante a tarde e noite no interior Norte e Centro. Estes episódios poderão ser acompanhados de trovoada e não se exclui que sejam localmente fortes, sobretudo em zonas de relevo.

Sexta e sábado com trovoadas mais frequentes

Na sexta-feira, a instabilidade poderá manifestar-se desde as primeiras horas do dia, sobretudo no interior Norte e Centro. Ao longo do dia, os aguaceiros deverão tornar-se mais frequentes e atingir também o Alto Alentejo, mantendo o potencial para trovoadas pontualmente intensas.

O cenário mais ativo está, contudo, reservado para sábado. Nesse dia, os aguaceiros e trovoadas deverão ganhar maior expressão durante a tarde, afetando em particular os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, com possibilidade de extensão a Évora, Beja e ao sotavento algarvio. Para além da precipitação, existe ainda a possibilidade de queda de granizo e de rajadas fortes de vento associadas às células convectivas mais vigorosas.

Segundo a mesma fonte, a precipitação convectiva deverá ser mais frequente no interior Norte e Centro, no Alentejo e na metade oriental do distrito de Faro. A presença de poeiras em suspensão poderá ainda favorecer episódios de chuva de lama em alguns locais.

Para domingo, a incerteza mantém-se elevada. Ainda assim, os modelos de previsão começam a sugerir que a instabilidade poderá persistir, com novos aguaceiros e trovoadas a desenvolverem-se durante a tarde em zonas do interior Norte e Centro, refere o Meteored.

Leia também: “Chuva de lama” vai continuar a ‘invadir’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Algarve Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Algarve, Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Últimas Notícias

  • Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
    Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
  • Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
    Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
  • Museu Municipal de Tavira promove visita guiada  a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
    Museu Municipal de Tavira promove visita guiada a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
  • “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
    “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
  • Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização
    Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento