Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vento forte no litoral de Portugal. Crédito: Foto AI
Vento forte no litoral de Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempestade Marta traz vento de ‘levar tudo à frente’ e chuva intensa a Portugal nesta data: rajadas até 150 km/h nestas regiões

Com a chegada da Tempestade Marta, várias regiões estão em alerta para ventos fortes e chuva persistente. Autoridades recomendam precaução

09:00 7 Fevereiro, 2026 16:37 6 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aproximação da tempestade Marta está a gerar forte preocupação devido ao risco de vento extremo e precipitação intensa em várias regiões de Portugal continental, numa situação que poderá ser a mais severa desde a depressão Kristin.

De acordo com as previsões mais recentes do portal especializado em meteorologia Luso Meteo, a tempestade Marta poderá ser mais intensa do que inicialmente esperado, com rajadas bem acima dos 100 quilómetros por hora em algumas zonas e uma pressão mínima central inferior a 990 hPa. Está ainda em análise a possibilidade de formação de um fenómeno conhecido como stingjet, associado a tempestades particularmente violentas.

As condições atmosféricas não são idênticas às que estiveram na origem da depressão Kristin, mas continuam a ser favoráveis a uma intensificação rápida.

Mesmo que não atinja os critérios técnicos de ciclogénese explosiva, a tempestade Marta poderá registar uma descida de 12 hPa em 12 horas, ou mesmo superior a 10 hPa em apenas seis horas durante a madrugada de sábado, o que representa um cavamento muito significativo.

Incerteza nos modelos meteorológicos

Os modelos apresentam cenários distintos quanto à trajetória e intensidade do sistema. Alguns apontam para uma passagem mais a sul, com pressão central mais elevada, enquanto outros admitem uma rota mais a norte, com pressão mais baixa.

Esta última hipótese aumenta o risco de formação do chamado stingjet, visível em algumas simulações, nomeadamente no modelo ICON-EU. Trata-se de um detalhe crucial, pois pequenas alterações na trajetória poderão traduzir-se em diferenças relevantes na intensidade do vento sentido à superfície, de acordo com a mesma fonte.

Risco elevado de vento no litoral

Apesar da incerteza, os meteorologistas consideram que esta poderá ser, depois da Kristin, a situação mais intensa em termos de vento. Ainda assim, tudo indica que não deverá atingir os mesmos níveis extremos. O litoral entre Braga e Lisboa, incluindo a faixa até Setúbal, deverá manter-se sob especial vigilância. No pior cenário, as rajadas máximas poderão atingir valores entre 140 e 150 quilómetros por hora, sobretudo caso se confirme a formação de um fenómeno mais severo.

Mesmo num cenário menos extremo, prevê-se vento muito forte no Centro e Sul, com elevada probabilidade de rajadas superiores a 100 quilómetros por hora, incluindo na Área Metropolitana de Lisboa. Existe risco de danos estruturais, queda de árvores e perturbações em infraestruturas.

Horas mais críticas no Sul e possível agravamento à tarde

O pico do vento nas regiões mais a sul deverá ocorrer entre as 7 e as 12 horas de sábado, com especial incidência nos distritos de Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro. Durante uma a duas horas, o vento médio poderá superar os 60 quilómetros por hora no litoral, com rajadas ocasionalmente superiores a 100, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Caso se desenvolva um fenómeno mais severo, dependente ainda da evolução da perturbação, o período mais crítico poderá estender-se à tarde, entre as 14 e as 20 horas, afetando sobretudo o Norte e Centro do país.

O stingjet, fenómeno raro associado a tempestades muito intensas, recebe este nome pela forma semelhante à cauda de um escorpião nas imagens de satélite. Consiste numa corrente de ar que desce rapidamente dentro da tempestade, originando ventos muito fortes e localizados à superfície. Apesar de ter curta duração, pode provocar danos significativos, como já se verificou em episódios anteriores.

A cerca de 24 horas da eventual ocorrência, e com vários modelos a sugerirem essa possibilidade, as autoridades recomendam precaução e preparação atempada.

Chuva intensa e subida dos caudais

Para além do vento, a precipitação também merece atenção. Está prevista chuva mais intensa a sul do Mondego entre as 6 e as 12 horas, com especial incidência nos distritos de Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Faro.

Esta situação poderá contribuir para a subida dos caudais dos rios Tejo, Sado e Guadiana. Mais a norte também deverá chover com intensidade, e durante a tarde a precipitação tende a deslocar-se para as montanhas espanholas, onde poderá ocorrer sob a forma de neve, influenciando posteriormente o caudal do Tejo. Os totais acumulados previstos variam consoante o modelo, mas apontam para valores entre 35 e 60 litros por metro quadrado em 12 horas no Centro e Sul, e entre 15 e 30 litros por metro quadrado no Norte.

Risco de cheias e deslizamentos

Para além do risco de cheias, poderão ocorrer enxurradas, inundações em zonas urbanas vulneráveis e derrocadas, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa durante a manhã. Existe ainda possibilidade da tempestade Marta trazer movimentos de massa e deslizamentos de terras em áreas mais sensíveis, particularmente onde os solos já se encontram saturados, refere ainda a Luso Meteo.

Perante o grau de incerteza ainda presente nas previsões, as autoridades apelam à adoção de medidas preventivas e ao acompanhamento regular das informações oficiais, numa altura em que qualquer alteração na trajetória poderá fazer a diferença na intensidade dos impactos.

Leia também: Adeus mau tempo: chuva e vento vão ‘largar’ Portugal a partir desta data

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Algarve Animais Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Algarve Cultura

Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira

18:00 1 Outubro, 2026 17:50 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Três jovens foram distinguidos no concurso "Tavira pelos teus olhos", que desafiou os participantes a mostrar o concelho através de diferentes perspetivas

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Aula de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus ‘cunhas’: escolas de condução querem mudar os exames para tirar a carta

18:30 30 Setembro, 2026 14:53 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os exames para tirar a carta de condução podem vir a ser mais controlados se avançar uma proposta defendida pelas escolas de condução

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Algarve, Animais, Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Algarve, Cultura

Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira

18:00 1 Outubro, 2026 17:50 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Três jovens foram distinguidos no concurso "Tavira pelos teus olhos", que desafiou os participantes a mostrar o concelho através de diferentes perspetivas

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Aula de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus ‘cunhas’: escolas de condução querem mudar os exames para tirar a carta

18:30 30 Setembro, 2026 14:53 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os exames para tirar a carta de condução podem vir a ser mais controlados se avançar uma proposta defendida pelas escolas de condução

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento