Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nem inverno nem primavera: bom tempo ‘vai embora’ e vem uma frente fria que traz ‘gelo’ a Portugal e estas serão as regiões afetadas

A semana vai ser marcada por instabilidade do tempo em Portugal, com a entrada de uma frente fria e descida das temperaturas

20:20 10 Março, 2026 20:19 10 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O estado do tempo em Portugal continua marcado por mudanças rápidas e contrastes térmicos significativos, típicos da transição entre o inverno e a primavera. Nos próximos dias, o país deverá passar por um período de tempo mais estável e ameno, mas essa situação não deverá durar muito, já que uma nova frente fria poderá atravessar o território e provocar nova descida das temperaturas, chuva e até neve nas montanhas mais altas.

A meteorologia tem mostrado uma grande variabilidade nos últimos dias, com diferenças bastante acentuadas entre períodos de tempo relativamente quente e episódios de frio e precipitação. Em certos momentos registam-se temperaturas próximas dos 20 °C e céu praticamente limpo, enquanto noutros o ambiente volta a tornar-se mais frio e instável, com chuva e vento.

Este comportamento é relativamente comum no início da primavera, mas este ano as oscilações têm sido particularmente evidentes, com mudanças que ocorrem num curto espaço de tempo, de acordo com o portal especializado em meteorologia Luso Meteo.

Depois de um período mais frio e instável, a previsão indica que o território continental deverá atravessar alguns dias de tempo mais estável e com temperaturas agradáveis. A quarta-feira deverá apresentar um ambiente mais ameno e soalheiro em várias regiões do país, criando uma sensação claramente primaveril em muitos pontos do território. Este cenário deverá manter-se na quinta-feira, com sol, temperaturas relativamente suaves e condições favoráveis a um dia meteorologicamente tranquilo.

Mudança rápida do tempo na sexta-feira

A estabilidade prevista para o início da semana deverá, no entanto, ser interrompida com a aproximação de uma frente fria que poderá atravessar Portugal continental na sexta-feira. Esta mudança deverá provocar uma descida rápida das temperaturas, sobretudo nas regiões do Norte, onde o ar mais frio deverá fazer-se sentir com maior intensidade. Ao mesmo tempo, espera-se o regresso da precipitação a várias regiões do país.

A passagem desta frente poderá abrir caminho à entrada de ar mais frio durante boa parte do fim de semana. A descida térmica deverá sentir-se especialmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, criando um ambiente novamente mais próximo do inverno em algumas regiões, de acordo com a mesma fonte.

Neve possível nas montanhas mais altas

Com a descida das temperaturas e a presença de precipitação, existe também a possibilidade de ocorrência de neve nas montanhas mais altas do território continental, sobretudo ao final do dia de sexta-feira. Este cenário poderá repetir-se nas zonas montanhosas onde as temperaturas se mantêm suficientemente baixas para permitir a queda de neve.

O vento também deverá intensificar-se nas terras altas e em áreas mais expostas, contribuindo para acentuar a sensação de frio. Apesar disso, não são esperados fenómenos meteorológicos particularmente severos associados a esta situação.

Anticiclone dos Açores ajuda a estabilizar a atmosfera

Apesar destas oscilações no estado do tempo, a situação atmosférica atual apresenta um elemento considerado positivo pelos meteorologistas. O fluxo atlântico mais ativo encontra-se deslocado para latitudes mais a norte, enquanto o anticiclone dos Açores se encontra relativamente próximo da sua posição mais habitual.

Este posicionamento contribui para afastar as depressões mais intensas do território português, reduzindo o risco de episódios prolongados de chuva intensa, tempestades ou cheias como os que foram registados anteriormente. Ainda assim, a evolução atmosférica a médio prazo continua incerta e poderá sofrer alterações nos próximos dias.

Evolução do tempo continua incerta

As previsões atuais indicam que até cerca de 17 de março não deverão ocorrer alterações meteorológicas muito relevantes. No entanto, alguns modelos meteorológicos apontam para a possibilidade de uma nova incursão de ar frio no arquipélago dos Açores por volta dessa altura.

Posteriormente poderá desenvolver-se uma depressão que, dependendo da sua evolução, poderá influenciar também o estado do tempo em Portugal continental e na Madeira, de acordo com a Luso Meteo. Ainda assim, os meteorologistas sublinham que é cedo para definir com precisão esse cenário, sendo necessário acompanhar as atualizações das previsões nos próximos dias.

Leia também: Frio volta em força: ar polar chega nesta data e ‘promete’ gelar Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Médicas portuguesas que morreram em Formentera num acidente de moto estariam a circular em contramão

11:00 23 Julho, 2026 10:48 23 Julho, 2026 | João Luís

Autoridades espanholas investigam as circunstâncias do acidente que vitimou duas jovens portuguesas, de 31 e 32 anos, nas ilhas Baleares

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Nacional Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Algarve

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagos a caminho do hospital

10:15 23 Julho, 2026 10:19 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalho de parto evoluiu durante o transporte e obrigou dois bombeiros a realizarem o nascimento dentro da ambulância

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Médicas portuguesas que morreram em Formentera num acidente de moto estariam a circular em contramão

11:00 23 Julho, 2026 10:48 23 Julho, 2026 | João Luís

Autoridades espanholas investigam as circunstâncias do acidente que vitimou duas jovens portuguesas, de 31 e 32 anos, nas ilhas Baleares

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Nacional, Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Algarve

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagos a caminho do hospital

10:15 23 Julho, 2026 10:19 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalho de parto evoluiu durante o transporte e obrigou dois bombeiros a realizarem o nascimento dentro da ambulância

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Últimas Notícias

  • Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para agosto
    Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para agosto
  • Exposição ao ar livre percorre a história da pesca em Portimão
    Exposição ao ar livre percorre a história da pesca em Portimão
  • Rendimento Social de Inserção cai esta quinta-feira na conta: veja o valor máximo que se pode receber deste apoio
    Rendimento Social de Inserção cai esta quinta-feira na conta: veja o valor máximo que se pode receber deste apoio
  • Espaço da Queda do Vigário encerrado esta quinta-feira para limpezas
    Espaço da Queda do Vigário encerrado esta quinta-feira para limpezas
  • D.A.M.A e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique
    D.A.M.A e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

Opinião

  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento