Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem com frio. Crédito: Freepik AI
Homem com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Natal chega com reviravolta no tempo e um frio de ‘cortar’: madrugadas vão gelar e estas regiões vão ‘tremer’ de frio

O frio vai apertar nas próximas madrugadas até ao Natal, com uma descida das temperaturas em várias regiões

06:00 22 Dezembro, 2025 03:29 22 Dezembro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A semana arranca, esta segunda-feira, com o país ainda sob influência de tempo invernoso: chuva/aguaceiros em especial no Norte e Centro, mar agitado na costa ocidental e risco de neve nas serras. A partir de terça-feira, a tendência é de melhoria e, na Consoada e no dia de Natal, o cenário mais provável é de tempo seco e soalheiro, com madrugadas frias e possibilidade de geada no interior. 

Esta segunda-feira, deverá manter-se com períodos de céu muito nublado e ocorrência de precipitação em várias zonas, ainda que com maior expressão no litoral e nas regiões a Norte do Tejo. O vento e a sensação térmica de frio continuam a ser um fator relevante, sobretudo em áreas expostas e terras altas.

No mar, o IPMA mantém aviso para agitação marítima em vários distritos do litoral, com ondulação de noroeste na ordem dos 4 a 5 metros, situação que se prolonga até à madrugada de terça-feira, 23, em vários troços da costa ocidental. A recomendação é de prudência junto a molhes, arribas e zonas costeiras mais expostas. 

Nas terras altas, há sinal para neve na manhã de segunda-feira em distritos do Norte (como Viana do Castelo e Vila Real), com queda acima de 800/1000 metros, e também para a Serra da Estrela (Guarda) durante a tarde, acima de 1200 metros, podendo acumular na Torre. Em cenários destes, aumenta o risco de gelo e de condicionamentos pontuais na circulação em estradas de montanha. 

Avisos do IPMA: neve nas serras e mar agitado ainda condicionam esta segunda-feira

Quanto ao litoral, os avisos de agitação marítima abrangem, entre outros, distritos como Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal (com períodos e intensidades variáveis), mantendo-se a recomendação de evitar a aproximação à rebentação e a zonas de risco. A situação pode também refletir-se em condicionamentos localizados na atividade marítima. 

No interior e serras do Norte e Centro, o ponto crítico é a combinação de ar frio e precipitação, que favorece a queda de neve nas cotas mais elevadas e a formação de gelo, sobretudo ao início do dia e durante a noite. Para quem planeia deslocações por áreas montanhosas, é prudente antecipar rotas e acompanhar a atualização dos avisos. 

Em paralelo, a tendência geral é de temperaturas abaixo do normal para a época em Portugal continental no período alargado divulgado pelo IPMA, o que reforça a probabilidade de madrugadas frias e geadas no interior nos próximos dias. A diferença entre litoral e interior deverá manter-se bem marcada. 

A viragem para tempo mais seco: terça-feira abre caminho para uma Consoada tranquila

Na terça-feira, a precipitação tende a perder força e a abrir espaço a períodos de melhoria, com mais abertas e o regresso do sol em várias regiões. Esta transição não significa “calor”: a normalização será sobretudo na estabilidade, mantendo-se o frio típico de inverno, sobretudo de manhã cedo.

Para quarta-feira (Consoada), os sinais apontam para um dia amplamente seco e com céu pouco nublado ou limpo em grande parte do território, favorecendo deslocações e preparativos sem o “ruído” da chuva e do vento. Em cidades de referência, a previsão sugere máximas moderadas, mas com frio noturno a manter-se perto do Natal.

No dia 25, a tendência mantém-se: sol e tempo geralmente calmo, com maior probabilidade de geada no interior e nas zonas mais elevadas. Na Guarda, por exemplo, a previsão aponta para mínima negativa, um cenário compatível com manhãs muito frias no interior Norte e Centro. 

O que esperar nas viagens e nas ceias: atenção ao gelo e ao mar, depois ao frio matinal

Para quem vai viajar, o maior risco até terça-feira é a combinação de chuva/aguaceiros, vento e possibilidade de gelo em estradas de maior altitude, além de neve pontual nas serras indicadas pelos avisos. Já no litoral, o foco deve estar no mar agitado: evitar zonas de rebentação e não subestimar a ondulação, mesmo quando “parece” controlada. 

A boa notícia é que, com a estabilização na Consoada e no dia de Natal, o principal desconforto deverá ser mesmo o frio das madrugadas e manhãs, sobretudo no interior. Em termos práticos: camadas de roupa, atenção a pisos escorregadios ao amanhecer e, para quem sai cedo, mais tempo de margem na estrada. 

O IPMA lembra que avisos e previsões podem ser atualizados à medida que os modelos afinam o cenário, pelo que a recomendação é acompanhar as revisões ao longo do dia, especialmente se tiver planos em zonas serranas ou junto ao mar. Ainda assim, para já, o desenho geral mantém-se: semana começa instável e termina com um Natal mais calmo e luminoso.

Leia também: Frio ‘histórico’ chega neste dia a Portugal: depressão fria pode levar neve a estas regiões onde já não se via há anos

Condutor ao volante com telemóvel em alta-voz. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa

12:30 22 Outubro, 2026 14:07 21 Outubro, 2026

Usar o alta-voz durante a condução é permitido em determinadas condições. Saiba quando existe infração e quais as coimas

Algarve Cultura

Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer

12:20 22 Outubro, 2026 12:27 22 Outubro, 2026

Descobertas arqueológicas em Bensafrim revelam uma antiga escrita ainda por decifrar. Projeto Rotas Rurais quer valorizar este património de Lagos

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Relógio a marcar 1:00. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Hora muda no domingo: veja como pode afetar o sono e o que fazer para se adaptar

10:00 22 Outubro, 2026 09:46 22 Outubro, 2026

Relógios recuam uma hora a 25 de outubro. Saiba como o organismo reage ao horário de inverno e que hábitos podem facilitar a adaptação

Algarve

Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água

11:30 22 Outubro, 2026 11:45 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve recebeu mais de 50 engenheiros numa visita à futura estação de dessalinização, destinada a reforçar a segurança hídrica da região

Algarve Cultura

Música e dança indiana juntam três artistas em espetáculo no Ginásio Clube de Faro

09:30 22 Outubro, 2026 09:16 22 Outubro, 2026

A cantora Medha Basu atua no Ginásio Clube de Faro, sábado, num espetáculo que reúne música, dança e instrumentos tradicionais da Índia

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco alega negligência após uma burla? Tribunal europeu esclarece que tem de haver reembolso imediato

11:00 22 Outubro, 2026 14:38 21 Outubro, 2026

Decisão abrange operações não autorizadas e impede a recusa só por alegada negligência. O banco pode reclamar o dinheiro posteriormente

Condutor ao volante com telemóvel em alta-voz. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa

12:30 22 Outubro, 2026 14:07 21 Outubro, 2026

Usar o alta-voz durante a condução é permitido em determinadas condições. Saiba quando existe infração e quais as coimas

Algarve, Cultura

Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer

12:20 22 Outubro, 2026 12:27 22 Outubro, 2026

Descobertas arqueológicas em Bensafrim revelam uma antiga escrita ainda por decifrar. Projeto Rotas Rurais quer valorizar este património de Lagos

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Relógio a marcar 1:00. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Hora muda no domingo: veja como pode afetar o sono e o que fazer para se adaptar

10:00 22 Outubro, 2026 09:46 22 Outubro, 2026

Relógios recuam uma hora a 25 de outubro. Saiba como o organismo reage ao horário de inverno e que hábitos podem facilitar a adaptação

Algarve

Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água

11:30 22 Outubro, 2026 11:45 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve recebeu mais de 50 engenheiros numa visita à futura estação de dessalinização, destinada a reforçar a segurança hídrica da região

Algarve, Cultura

Música e dança indiana juntam três artistas em espetáculo no Ginásio Clube de Faro

09:30 22 Outubro, 2026 09:16 22 Outubro, 2026

A cantora Medha Basu atua no Ginásio Clube de Faro, sábado, num espetáculo que reúne música, dança e instrumentos tradicionais da Índia

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco alega negligência após uma burla? Tribunal europeu esclarece que tem de haver reembolso imediato

11:00 22 Outubro, 2026 14:38 21 Outubro, 2026

Decisão abrange operações não autorizadas e impede a recusa só por alegada negligência. O banco pode reclamar o dinheiro posteriormente

Últimas Notícias

  • Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa
    Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa
  • Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer
    Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer
  • Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água
    Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água
  • Banco alega negligência após uma burla? Tribunal europeu esclarece que tem de haver reembolso imediato
    Banco alega negligência após uma burla? Tribunal europeu esclarece que tem de haver reembolso imediato
  • Raquel Tavares regressa ao fado com concerto no Teatro Municipal de Tavira
    Raquel Tavares regressa ao fado com concerto no Teatro Municipal de Tavira

Opinião

  • Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel
    Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel
  • Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende
    Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende
  • Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão
    Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal