Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘histórico’ chega neste dia a Portugal: depressão fria pode levar neve a estas regiões onde já não se via há anos

Uma depressão fria vai marcar o tempo nos próximos dias e os modelos admitem neve em regiões pouco habituais

14:20 19 Dezembro, 2025 00:08 20 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de dias marcados por chuva persistente, o tempo em Portugal prepara-se para uma viragem significativa à entrada do inverno ‘astronómico’, com frio e neve. As mais recentes projeções dos modelos numéricos apontam para um episódio de frio intenso, associado a uma depressão fria, que poderá trazer neve não apenas às serras mais elevadas, mas também a locais onde o fenómeno é cada vez mais raro nesta altura do ano.

De acordo com o Luso Meteo, site especializado em meteorologia, a configuração atmosférica prevista para os dias 20 e 21 de dezembro é típica de um verdadeiro episódio invernal, com ar polar a descer de latitude, vento forte, aguaceiros frequentes e temperaturas em altitude suficientemente baixas para permitir queda de neve a cotas pouco usuais, sobretudo no Norte e Centro do país.

Frio marca o arranque do inverno astronómico

O inverno astronómico começa oficialmente a 21 de dezembro e, desta vez, parece querer cumprir o guião à risca. Segundo a mesma fonte, uma massa de ar com temperaturas próximas dos menos dois graus aos 850 hPa deverá instalar-se sobre o território continental, criando condições favoráveis à neve sempre que a precipitação coincidir com os períodos mais frios.

Embora ainda existam diferenças entre modelos quanto à distribuição da precipitação, o consenso é claro quanto à descida acentuada das temperaturas. O frio será generalizado, com especial impacto durante a noite e madrugada, aumentando o risco de gelo em várias regiões do interior.

Onde poderá nevar neste fim de semana

As previsões apontam para neve garantida em todas as serras acima dos mil metros de altitude em Portugal, com acumulações significativas sobretudo entre a madrugada e a manhã de domingo. De acordo com o Luso Meteo, nesse período a cota de neve poderá variar entre os 600 metros no Norte e os 800 a 1000 metros no Centro.

A Serra da Estrela deverá voltar a ser um dos pontos mais afetados, com possibilidade de acumulações adicionais entre 15 e 30 centímetros, somando-se ao manto já existente. Outras áreas montanhosas acima dos 1200 metros poderão registar valores semelhantes, reforçando um cenário pouco comum para meados de dezembro nos últimos anos.

Mais a sul, existe também a possibilidade de queda de neve em cotas próximas dos 900 metros, incluindo a Fóia, em Monchique, embora neste caso a incerteza seja maior e dependente da intensidade da precipitação.

As surpresas podem surgir a altitudes mais baixas

É no Norte que se concentram as maiores expectativas de surpresa. Segundo as últimas atualizações, localidades situadas entre os 400 e os 500 metros de altitude poderão observar neve ou graupel durante aguaceiros mais intensos. Locais como a Penha, em Guimarães, o Sameiro, em Braga, ou o Monte Farinha, em Mondim de Basto, surgem entre os mais referidos.

A publicação especializada admite ainda que, em cenários muito pontuais, poderão cair flocos a altitudes entre os 200 e os 400 metros em distritos como Viana do Castelo, Braga, Porto ou Vila Real. Cidades como Vila Real ou localidades como Fafe não estão fora do radar, embora a acumulação seja considerada pouco provável.

Natal frio, mas ainda sem garantia de neve em Portugal

Olhando mais à frente, para o período natalício, o frio deverá manter-se. O Luso Meteo explica que os modelos sugerem a persistência de um padrão de bloqueio, com o anticiclone posicionado a norte da Europa, permitindo a continuação da entrada de ar frio continental.

Algumas simulações chegam a indicar cotas de neve próximas do nível do mar, lembrando episódios raros como o de 2006. No entanto, a ausência de precipitação significativa nos cenários atuais reduz a probabilidade de um Natal branco.

Ainda assim, existe uma margem de incerteza, com cerca de 30 por cento de probabilidade de ocorrer precipitação que, combinada com o frio, poderia gerar surpresas em locais onde não neva há décadas.

Um episódio a acompanhar de perto

A meteorologia é dinâmica e as previsões continuarão a ser ajustadas nos próximos dias. Para já, tudo indica que este fim de semana poderá marcar um dos episódios invernais mais interessantes dos últimos anos, sobretudo pelo potencial de neve fora das áreas habituais.

Como sublinha o Luso Meteo, mesmo que nem todos os cenários mais extremos se confirmem, o frio intenso está praticamente garantido. Para quem aprecia o inverno no seu estado mais puro, os próximos dias prometem ser dignos de atenção, e talvez tragam de volta, ainda que por breves momentos, o tão aguardado elemento branco.

Leia também: “Grande depressão fria” a caminho de Portugal: frio ‘de rachar’ e chuva forte a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve Cultura

Arte e dança cruzam-se numa noite dupla no Teatro das Figuras

07:15 16 Julho, 2026 06:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro das Figuras recebe cerca de 40 obras de arte contemporânea e o espetáculo comemorativo dos 21 anos da Splash Dance Crew

Algarve Animais

Cães e gatos resgatados procuram uma nova família no Tavira Plaza

08:15 16 Julho, 2026 08:18 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação decorre no sábado, entre as 10:00 e as 17:00, e pretende promover a adoção responsável e angariar fundos para a ARA

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Desporto Mundo

Argentina vira jogo e deixa adeptos ingleses em lágrimas em Albufeira

07:30 16 Julho, 2026 08:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inglaterra esteve em vantagem até aos minutos finais, mas a Argentina virou o resultado e silenciou centenas de adeptos em Albufeira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Cultura Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve, Cultura

Arte e dança cruzam-se numa noite dupla no Teatro das Figuras

07:15 16 Julho, 2026 06:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro das Figuras recebe cerca de 40 obras de arte contemporânea e o espetáculo comemorativo dos 21 anos da Splash Dance Crew

Algarve, Animais

Cães e gatos resgatados procuram uma nova família no Tavira Plaza

08:15 16 Julho, 2026 08:18 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação decorre no sábado, entre as 10:00 e as 17:00, e pretende promover a adoção responsável e angariar fundos para a ARA

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Desporto, Mundo

Argentina vira jogo e deixa adeptos ingleses em lágrimas em Albufeira

07:30 16 Julho, 2026 08:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inglaterra esteve em vantagem até aos minutos finais, mas a Argentina virou o resultado e silenciou centenas de adeptos em Albufeira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião, Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Cultura, Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Últimas Notícias

  • Cães e gatos resgatados procuram uma nova família no Tavira Plaza
    Cães e gatos resgatados procuram uma nova família no Tavira Plaza
  • Forum Algarve é paragem oficial da Concentração de Motos de Faro
    Forum Algarve é paragem oficial da Concentração de Motos de Faro
  • Argentina vira jogo e deixa adeptos ingleses em lágrimas em Albufeira
    Argentina vira jogo e deixa adeptos ingleses em lágrimas em Albufeira
  • Arte e dança cruzam-se numa noite dupla no Teatro das Figuras
    Arte e dança cruzam-se numa noite dupla no Teatro das Figuras
  • Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias
    Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal