Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Madrugada foi gelada e ainda não acabou: frio “de rachar” continua em Portugal e estas serão as noites mais frias antes da chegada do calor

Depois de uma madrugada fria, Portugal ainda terá noites frescas antes da viragem no tempo: saiba quando será o período mais frio

10:26 16 Maio, 2026 10:51 16 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A madrugada deste sábado, 16 de maio, foi marcada por temperaturas baixas em várias zonas do interior Norte e Centro, num episódio de frio tardio para a época. Ainda assim, o frio não desaparece já: as próximas noites e madrugadas deverão continuar frescas em várias regiões de Portugal continental, antes de uma mudança mais clara do estado do tempo a partir de terça-feira.

De acordo com a Meteored, uma massa de ar polar marítima tem condicionado o tempo nesta reta final da semana, provocando uma descida mais evidente das temperaturas mínimas e intensificando o vento do quadrante Norte. Os efeitos foram mais sentidos no interior, onde a menor influência do Atlântico favorece noites mais frias e amplitudes térmicas mais marcadas.

O frio ainda não acabou

Depois da madrugada fria deste sábado, o período mais sensível volta a concentrar-se durante as próximas madrugadas, sobretudo entre o final da noite e o início da manhã.

Em termos práticos, as horas mais frias deverão ocorrer entre as 04:00 e as 07:00 de domingo e, em algumas zonas, também durante a madrugada de segunda-feira. Os valores mais baixos deverão continuar a sentir-se no interior Norte e Centro, sobretudo nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu.

Segundo a Meteored, Bragança e Guarda estiveram entre as capitais distritais mais frias deste episódio, com mínimas em torno dos 4 ºC na madrugada deste sábado. Na Serra da Estrela, alguns pontos aproximaram-se de 0 ºC ou ficaram mesmo abaixo desse patamar.

Interior Norte e Centro na linha da frente

O frio será mais notório nas zonas interiores, onde o arrefecimento noturno é geralmente mais acentuado.

A Meteored destaca que a presença de ar frio em altitude, combinada com céu mais limpo e fortalecimento das altas pressões, continuará a favorecer madrugadas frescas. Mesmo que as temperaturas máximas recuperem durante o dia, as noites poderão manter valores baixos para esta fase de maio.

Este contraste será especialmente sentido em cidades como Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, onde a diferença entre a manhã e a tarde deverá ser expressiva.

Dias mais estáveis, mas ainda frescos

Este sábado deverá ser mais estável à superfície, com céu pouco nublado ou limpo em grande parte do continente. Ainda assim, a manhã começou fresca e com possibilidade de bancos de nevoeiro no interior Centro, sobretudo numa faixa entre Coimbra e Fundão.

A melhoria do estado do tempo não significa, por enquanto, regresso imediato do calor. As temperaturas máximas deverão subir ligeiramente em algumas regiões, mas continuarão abaixo ou próximas do que seria normal para a época.

Nortada agrava a sensação térmica

Além das temperaturas baixas durante a noite, o vento também continuará a influenciar a sensação térmica.

A Meteored aponta para uma nova fase de nortada durante a tarde deste sábado, mais intensa na faixa litoral entre Viana do Castelo e Lisboa, onde poderão ocorrer rajadas até 55 km/h. Mesmo com céu mais aberto, este vento poderá manter uma sensação de frescura, sobretudo junto à costa.

Na sexta-feira, a nortada foi mais sentida no Centro-Sul, com rajadas mais fortes nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro, especialmente no Barlavento algarvio.

Frio tardio até segunda-feira

O padrão fresco para a época deverá manter-se até segunda-feira, 18 de maio.

De acordo com os mapas de anomalia térmica referidos pela Meteored, tanto as temperaturas diurnas como as noturnas deverão continuar abaixo da média climatológica em várias regiões do continente. O reforço das altas pressões ajudará a estabilizar o tempo, mas também favorecerá noites frias devido ao arrefecimento noturno.

Este episódio enquadra-se no período popularmente associado aos “Santos do Gelo”, expressão usada para descrever descidas de temperatura em meados de maio.

Calor africano pode chegar a partir de terça-feira

A mudança mais significativa deverá começar a partir de terça-feira, 19 de maio.

A Meteored antecipa uma alteração gradual do padrão meteorológico, com tempo seco e bastante mais quente para a época. A subida em latitude de uma massa de ar tropical continental, quente e seca, proveniente de África, poderá provocar um contraste térmico acentuado em poucos dias.

Depois de madrugadas frias e máximas ainda contidas, Portugal continental poderá passar para um cenário de calor mais marcado, sobretudo no interior, no vale do Tejo, no Alentejo e no Algarve.

Leia também: Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Algarve Saúde

Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro

18:44 2 Julho, 2026 18:48 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ensino Clínico I decorreu em contexto comunitário, com enfoque na população sénior de Faro e na realidade insular da Culatra

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 09:37 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que prestam auxílio aos mais necessitados”

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Algarve, Saúde

Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro

18:44 2 Julho, 2026 18:48 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ensino Clínico I decorreu em contexto comunitário, com enfoque na população sénior de Faro e na realidade insular da Culatra

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 09:37 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que prestam auxílio aos mais necessitados”

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal