Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio intenso e ventos fortes vão marcar presença em Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

Durante o fim de semana, haverá variação do estado do tempo em Portugal, com um dia mais frio e outro com as subida das temperaturas

17:00 13 Março, 2026 17:59 13 Março, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O estado do tempo em Portugal durante o fim de semana de 14 e 15 de março deverá trazer um contraste marcado entre os dois dias, com sábado mais frio, nublado e instável, e domingo a apresentar uma melhoria gradual, com mais sol e temperaturas em subida.

No sábado, o tempo deverá manter características semelhantes às registadas esta sexta-feira, com muitas nuvens, possibilidade de chuva fraca em várias regiões e vento moderado. As temperaturas deverão manter-se baixas para a época, sobretudo nas regiões Centro e Sul, de acordo com o portal especializado em meteorologia Luso Meteo.

Sábado com nuvens, chuva fraca e vento

Para Portugal continental, prevê-se céu geralmente muito nublado, sobretudo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Nas regiões do Sul poderão ocorrer algumas abertas ao longo do dia. São esperados períodos de chuva ou aguaceiros fracos nas regiões a norte daquele sistema montanhoso, sobretudo até ao final da tarde. Nas zonas de maior altitude, a precipitação poderá ocorrer sob a forma de neve acima dos 1200 a 1400 metros.

O vento deverá soprar moderado de noroeste, com velocidades entre 20 e 35 km/h, podendo tornar-se por vezes forte nas terras altas e no litoral, com rajadas que podem atingir cerca de 55 km/h. As temperaturas deverão descer ligeiramente nas regiões Centro e Sul, enquanto no Norte se prevêem poucas alterações depois da descida já sentida no dia anterior.

No mar, a agitação deverá aumentar na costa ocidental, com ondas que podem atingir os 5 metros durante a tarde. Na costa sul do Algarve, as ondas deverão rondar cerca de 1 metro, de acordo com a mesma fonte.

Neve nas zonas mais altas

A entrada de uma massa de ar mais frio em Portugal poderá permitir o regresso da neve à Serra da Estrela. Nas cotas mais elevadas, onde ainda existe alguma acumulação, poderão registar-se novas quedas de neve. Em algumas serras mais altas do Norte também poderá ocorrer precipitação em forma de neve, embora de forma mais pontual e com menor intensidade.

Domingo com melhoria gradual do tempo

No domingo, espera-se uma melhoria progressiva das condições meteorológicas. Durante a manhã poderão persistir períodos de céu muito nublado e formação de nevoeiro ou neblina, sobretudo no Norte e no Interior.

Ao longo da tarde, o sol deverá surgir em várias regiões e as temperaturas máximas deverão subir de forma significativa. Ainda assim, a madrugada poderá ser fria, com possibilidade de formação de geada em alguns locais mais abrigados do Interior Norte e Centro. O vento deverá manter-se fraco a moderado de noroeste.

Açores com tempo estável

Nos Açores, o fim de semana deverá decorrer sem alterações relevantes. Esperam-se períodos de céu nublado alternados com abertas e apenas a possibilidade de aguaceiros fracos e pouco frequentes. O vento deverá soprar geralmente fraco e o estado do mar manter-se relativamente calmo, com ondas entre 2 e 3 metros.

Madeira com vento e possibilidade de aguaceiros

Na Madeira, o vento de nordeste deverá continuar a marcar o estado do tempo, soprando moderado e por vezes mais forte nas zonas montanhosas e nas encostas voltadas a norte. O céu deverá apresentar períodos de maior nebulosidade, com possibilidade de aguaceiros fracos, sobretudo nas zonas mais expostas e nas regiões montanhosas, refere ainda o Luso Meteo.

Depois deste período de tempo mais estável previsto para o início da semana, alguns modelos meteorológicos apontam para o possível regresso da instabilidade atmosférica a partir de meados de março.

Leia também: Massa de ar mais frio aproxima-se de Portugal e pode trazer manhãs de inverno: esta vai ser a madrugada mais fria da semana

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Economia

CCDR Algarve apresenta soluções inovadoras com materiais tradicionais da região

12:30 27 Outubro, 2026 15:39 27 Outubro, 2026

Projeto Matéria Adentro explora novas utilizações para materiais como cana, barro, taipa e casca de ostra na construção sustentável e no design

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Nacional

Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”

16:20 26 Outubro, 2026 15:26 26 Outubro, 2026

A limpeza da estátua de D. Pedro IV, no Rossio, terá custado 100 mil euros à Câmara de Lisboa

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Saúde

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 10:34 27 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Economia

CCDR Algarve apresenta soluções inovadoras com materiais tradicionais da região

12:30 27 Outubro, 2026 15:39 27 Outubro, 2026

Projeto Matéria Adentro explora novas utilizações para materiais como cana, barro, taipa e casca de ostra na construção sustentável e no design

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião, Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Nacional

Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”

16:20 26 Outubro, 2026 15:26 26 Outubro, 2026

A limpeza da estátua de D. Pedro IV, no Rossio, terá custado 100 mil euros à Câmara de Lisboa

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Saúde

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 10:34 27 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
  • PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
    PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal