Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depressão Francis em Portugal: chuva ‘a potes’ e rajadas de vento de 80 km/h nestas regiões e este será o dia da semana mais ‘agreste’

Em Portugal, a depressão Francis vai marcar os primeiros dias do ano, com chuva intensa, vento forte e rajadas que podem chegar aos 80 km/h

06:00 2 Janeiro, 2026 18:32 1 Janeiro, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A entrada em 2026 fica marcada pela passagem da depressão Francis, que vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental durante os primeiros dias do ano, com chuva persistente, vento forte e agitação marítima, sobretudo nas regiões do Centro e do Sul.

Portugal continental começa o novo ano sob a influência direta deste sistema de baixas pressões, responsável por uma sucessão de frentes que prometem vários dias de instabilidade.

O cenário deverá manter-se até domingo, com uma melhoria gradual apenas no final do fim de semana, à medida que a depressão se afasta para leste.

Ano Novo começa instável, sobretudo a sul

A quinta-feira, 1 de janeiro, feriado de Ano Novo, arranca com tempo instável em várias regiões do país, com maior incidência no Alentejo e no Algarve. De acordo com o IPMA, os avisos meteorológicos em vigor neste dia concentram-se precisamente no Algarve, relacionados com precipitação, vento e agitação marítima, enquanto o Norte permanece, para já, sem avisos ativos.

Ainda assim, a chuva deverá fazer-se sentir em diferentes pontos do território, com períodos de precipitação moderada, em especial nas regiões a sul do Tejo.

As temperaturas máximas situam-se entre os 13 e 15 graus no Norte, 14 a 16 graus no Centro e 15 a 18 graus no Sul. Já as mínimas variam entre os 6 e 10 graus no Norte e Centro e entre os 9 e 12 graus no Sul.

Sexta-feira será o dia mais adverso do episódio

Na sexta-feira, 2 de janeiro, a depressão Francis intensifica-se e o seu impacto torna-se mais expressivo. Segundo a mesma fonte, passam a vigorar avisos meteorológicos para grande parte do Centro e do Sul, associados não só à precipitação, mas também ao vento e à agitação marítima, mantendo-se o Norte relativamente menos exposto.

A madrugada será particularmente ventosa, com rajadas fortes ao longo do litoral, que poderão atingir os 80 km/h em zonas costeiras expostas e nas terras altas. O vento deverá soprar de forma persistente, contribuindo para um agravamento da sensação de desconforto térmico.

Sábado mantém cenário cinzento e húmido

O sábado, dia 3, deverá prolongar o ambiente cinzento e húmido em praticamente todo o país. A depressão Francis continuará a influenciar o território, garantindo chuva de norte a sul, ainda que, em geral, com menor intensidade do que na sexta-feira.

Segundo a análise do Meteored, site especializado em meteorologia, o solo já bastante saturado após vários episódios de precipitação poderá dificultar a drenagem, sobretudo em zonas urbanas mais vulneráveis e em áreas ribeirinhas, aumentando o risco de acumulações localizadas de água.

Acumulados elevados no Sul do país

Os modelos meteorológicos apontam para um arranque de 2026 marcado por acumulados de precipitação significativos. Entre o dia 1 e a noite de domingo, 4 de janeiro, o Algarve deverá ser a região mais fustigada pela chuva.

De acordo com projeções divulgadas pelo Meteored, os acumulados poderão ultrapassar os 90 milímetros em menos de quatro dias no Sul do país, um valor elevado para um curto espaço de tempo.

Este cenário exige atenção redobrada, sobretudo quanto à possibilidade de inundações rápidas em meio urbano e ao aumento do caudal de ribeiras e linhas de água.

Domingo traz sinais de melhoria gradual

No domingo, 4 de janeiro, os efeitos da depressão Francis começam finalmente a dar sinais de enfraquecimento. Durante a manhã ainda poderão ocorrer aguaceiros dispersos, mas será a partir da tarde que se espera uma melhoria progressiva das condições meteorológicas.

Segundo a mesma publicação especializada, o surgimento de abertas e a diminuição da precipitação deverão marcar o final deste episódio, abrindo caminho a um início de semana com tempo mais estável, ainda que sob vigilância devido à persistência de solos encharcados em várias regiões do país.

Leia também: Frio ‘histórico’: janeiro arranca com entradas polares e noites geladas em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Economia Europa Europe Direct Algarve Opinião Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Economia, Europa, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
  • Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
    Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
  • Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
    Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
  • Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
    Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento