Depois de vários dias marcados por temperaturas mais agradáveis e períodos de sol em várias regiões do país, o mau tempo deverá regressar a Portugal este domingo, 24 de maio, com previsão de aguaceiros, trovoadas e possibilidade de granizo em algumas zonas do Norte e Centro. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os fenómenos mais intensos deverão ocorrer sobretudo no interior e em áreas montanhosas durante a tarde.
A instabilidade atmosférica deverá afetar principalmente as regiões Norte e Centro, onde são esperados períodos de céu muito nublado e aguaceiros dispersos que, localmente, poderão assumir maior intensidade. O IPMA alerta ainda para a possibilidade de trovoada e queda de granizo em Portugal continental, sobretudo nas zonas do interior e nas terras altas.
Apesar da previsão de chuva, o Sul deverá escapar aos maiores efeitos da instabilidade. De acordo com o instituto, o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado nesta região ao longo do dia.
Interior Norte e Centro sob maior risco
As previsões apontam para uma maior probabilidade de fenómenos mais severos nas regiões montanhosas e no interior Norte e Centro, especialmente durante a tarde de domingo. O vento deverá soprar em geral fraco do quadrante leste, tornando-se temporariamente moderado de oeste durante a tarde.
Nas terras altas, o vento poderá atingir rajadas até 40 km/h até meio da manhã e novamente no final do dia.
De acordo com a mesma fonte, está também prevista a formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro, o que poderá dificultar temporariamente a visibilidade em algumas zonas costeiras.
Açores com chuva e céu encoberto
Nos Açores, o cenário será marcado por céu muito nublado e períodos de chuva fraca ou chuvisco, sobretudo no Grupo Ocidental. As previsões indicam ainda condições favoráveis à formação de neblinas.
No Grupo Central, a chuva deverá intensificar-se a partir da tarde, passando a aguaceiros durante a noite. Já no Grupo Oriental, são esperados aguaceiros fracos mais frequentes durante a madrugada e manhã.
O vento deverá soprar fraco a moderado de sul em praticamente todo o arquipélago.
Madeira mantém tempo estável
Ao contrário do continente e dos Açores, a Madeira deverá continuar com tempo mais estável este domingo. A previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado de nordeste.
Segundo a fonte acima citada, espera-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima nas terras altas da região autónoma.
Mar mais agitado nos Açores
Quanto ao estado do mar, o IPMA prevê ondulação entre 1 e 2 metros nos Açores, com o mar a tornar-se gradualmente mais cavado no Grupo Ocidental.
No Grupo Central, as ondas deverão soprar inicialmente de oeste, rodando depois para noroeste. Já no Grupo Oriental, a ondulação deverá manter-se mais moderada, com ondas próximas de 1 metro.
Leia também: Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas















