Depois de vários dias marcados por calor intenso, Portugal continental entra agora numa fase de mudança no estado do tempo. Até sexta-feira, dia 26, uma depressão situada a oeste do território deverá trazer chuva, trovoada, possibilidade de granizo, rajadas de vento e uma descida das temperaturas.
De acordo com a Meteored, a instabilidade será sentida de forma gradual, começando por algumas regiões do Norte e Centro. Até ao final de sexta-feira, algumas zonas do litoral Norte e Centro poderão acumular perto de 40 a 50 milímetros de precipitação.
Granizo e rajadas de vento também entram na previsão
A instabilidade prevista resulta da formação de células convectivas, um processo comum em episódios de trovoada. Em termos simples, o ar quente e húmido sobe rapidamente dentro das nuvens, enquanto o ar mais frio desce de forma brusca. Este movimento pode gerar descargas elétricas frequentes, rajadas fortes de vento e, em alguns casos, queda de granizo. Por isso, embora nem todos os locais sejam afetados da mesma forma, os fenómenos poderão ser localmente intensos.
As trovoadas deverão deslocar-se para norte, afetando distritos como Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. A Meteored indica que Braga poderá registar episódios particularmente intensos, com valores superiores a 40 raios por quilómetro quadrado numa hora.
Esta quinta-feira traz chuva a mais regiões
Ao longo desta quinta-feira, a precipitação deverá tornar-se mais generalizada. Segundo a Meteored, a chuva poderá abranger praticamente todo o território continental, incluindo Lisboa, Vale do Tejo e o Sul durante a manhã. Esta evolução estará ligada à interação entre a depressão já instalada a oeste da Península Ibérica e uma nova massa de ar frio associada à corrente de jato polar. Essa combinação deverá reforçar a instabilidade atmosférica e manter condições favoráveis à ocorrência de chuva e trovoada em várias regiões.
Apesar de a precipitação poder chegar a uma área mais ampla do país, a intensidade deverá variar bastante de local para local. Em alguns pontos, poderão ocorrer apenas períodos de chuva fraca, enquanto noutras zonas os aguaceiros poderão ser mais fortes e acompanhados de trovoada.
Sexta-feira ainda terá chuva, mas com menos trovoada
Na sexta-feira, dia 26, a chuva deverá persistir em algumas regiões, embora os modelos apontem, para já, para uma redução da atividade elétrica. Ou seja, poderá continuar a chover, mas sem trovoadas tão significativas como as previstas entre a noite de quarta-feira e quinta-feira.
As temperaturas deverão manter-se mais contidas, confirmando a interrupção do episódio de calor intenso dos últimos dias. Esta descida térmica será sentida sobretudo quando comparada com os valores elevados registados no início da semana.
Até ao final de sexta-feira, os maiores acumulados de precipitação deverão concentrar-se nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Em algumas zonas do litoral Norte e Centro, os valores poderão aproximar-se dos 40 a 49 milímetros.













